Trabalhar com vendas demanda familiaridade com as principais plataformas e recursos presentes em sites. Também é importante que o profissional tenha domínio dos recursos que favorecem o contato com os clientes. Você já pensou, por exemplo, em prestar atendimento pelo WhatsApp?
Esse aplicativo de mensagens é bastante popular e pode ser útil nas negociações dos veículos de seu estoque. Como permite o envio rápido de arquivos por texto ou voz, ele favorece a comunicação com o público e garante que todo tipo de dúvida seja resolvida em questão de segundos.
Que tal descobrir maneiras inteligentes de usar essa ferramenta? Fique de olho nas orientações que trouxemos!
É possível fazer atendimento pelo WhatsApp?
Toda pessoa conta com a possibilidade de usar o Whatsapp para negociar automóveis. A ferramenta tem funções práticas que permitem conexões rápidas e de forma direta, pra diversas finalidades.
O aplicativo facilita muito o trabalho do autônomo e dos profissionais que atuam em lojas, locadoras e concessionárias de veículos. Afinal, permite a troca de mensagens a qualquer dia e horário. Também possibilita que espaços físicos, como lojas, locadoras e concessionárias, complementem a comunicação com o público.
O atendimento pelo WhatsApp é intuitivo e pode ser aprendido em pouco tempo. É preciso considerar que boa parte da população já utiliza o app para interagir com os amigos, familiares e outros grupos — como parceiros de trabalho e colegas de faculdade.
Nesse sentido, adotar o recurso pra oferecer atendimento ao cliente passa a ser um processo simples e de baixo custo. É claro que existem funcionalidades próprias pra empresas, asquais envolvem diferenciais importantes pra você ter sucesso nas vendas.
Estamos falando do WhatsApp Business, que é a versão corporativa da ferramenta. Assim como a tradicional, ela é gratuita, mas oferece recursos adicionais pra pequenos negócios. Com essa opção, seu perfil será apresentado como conta comercial, contendo informações importantes.
O WhatsApp Business ajuda quem precisa se comunicar com vários clientes, apresentar seus produtos ou serviços e responder aos questionamentos que surgem durante as compras/contratações. Entre seus principais recursos, podemos destacar:
- exposição de dados úteis pra aumentar a visibilidade da marca;
- etiquetas pra organizar os contatos ou conversas e, assim, agilizar a busca;
- reúso de respostas pra padronizar e acelerar o retorno às perguntas mais comuns;
- criação de catálogos contendo fotos, descrições, preços, links e outros detalhes.
A versão corporativa gera mais credibilidade, tanto por conta dos diferenciais quanto pela opção de expor os selos de verificação ou de confirmação — ambos evitam a temida fraude. São recursos entregues às contas que, após análise da equipe do WhatsApp, demonstraram relevância na área de atuação.
Você pode solicitar uma avaliação para receber os selos com antecedência. O de verificação atesta que a conta pertence a uma marca autêntica e é caracterizado por um ícone verde, localizado ao lado do nome de exibição. Já o de confirmação reforça o número de telefone e tem coloração cinza.
Quais são as vantagens de usar esse aplicativo?
O WhatsApp tem uma variedade de funções e, como qualquer canal digital, registra todos os dados que foram enviados e recebidos. Isso faz com que você tenha informações relevantes pra análise posterior, em forma de mensagens trocadas com os clientes. Assim, é possível prever melhorias, corrigir erros e personalizar cada vez mais o atendimento.
Confira outras vantagens de destaque.
Agilidade no retorno ao cliente
A troca de mensagens via aplicativo é muito mais prática quando comparada a ligações. Sem contar que possibilita que vários clientes entrem em contato com você ao mesmo tempo, o que não seria possível em uma chamada telefônica.
Com mensagens programadas, por exemplo, dá pra entregar uma lista de perguntas a qualquer perfil que fizer contato. Ao solicitar dados como nome e tipo de dúvida, você avança na etapa de compreender o que a pessoa deseja e pode retornar rapidamente.
Vale destacar, ainda, que o app pode ser acessado de duas formas. A mais comum ocorre pelo celular, com um simples clique na tela para abrir a ferramenta. Também é possível usar uma extensão da conta em um navegador de computador, chamada versão web. Em ambos os casos, o retorno ao cliente é rápido e eficaz.
Aumento da satisfação
O consumidor brasileiro está habituado ao uso de ferramentas digitais pra comprar o que precisa. Mesmo quando tem a necessidade de fazer uma negociação presencial, é comum que recorra às plataformas online para fazer o primeiro contato.
Para qualquer perfil, é muito bom poder tirar dúvidas sobre determinado bem ou mercadoria antes de sair de casa. Assim, é esperado que as pessoas queiram contar com a agilidade do atendimento pelo WhatsApp pra ter todas as suas perguntas respondidas.
Clientes e vendedores conseguem usar essa ferramenta 24h. Isso gera comodidade e traz a segurança de saber que todo problema poderá ser resolvido em pouco tempo. Como resultado, ambas as partes ficam mais satisfeitas com a interação.
Aproximação com o cliente
As pessoas ficam mais à vontade quando podem trocar ideias em espaços informais. Como manipulam o WhatsApp no cotidiano, é normal que priorizem esse canal para perguntar sobre produtos, pedir orçamentos ou questionar condições de pagamento.
Sendo assim, o app pode humanizar a conversa e motivar os clientes a cumprirem todas as etapas da jornada de compra. Essa proximidade estimula novos contatos pra negociação e, dependendo da qualidade da experiência, pode gerar valiosas indicações.
Como atender da melhor forma?
Ficou claro que todo vendedor pode fazer atendimento pelo WhatsApp para ganhar dinheiro e crescer no mercado. Porém, como toda prática tem suas melhores estratégias, recomendamos que você pesquise sobre o assunto antes de iniciar seu trabalho pelo app.
A primeira dica é apostar no WhatsApp Business pra contar com todos os diferencias que essa versão traz às empresas e negócios. Depois, aproveite as seguintes maneiras de usar o aplicativo.
1. Fornecer dados básicos
A versão comercial permite a inclusão de vários detalhes sobre o funcionamento do seu negócio. Não deixe de fazer isso pra transmitir confiança ao cliente, mostrando que há um profissional por trás do perfil.
Preencha a conta com o máximo de dados relevantes, como endereço (se houver ponto físico), site, e-mail, área de atuação e horário de atendimento. Por mais que a ferramenta possibilite o envio de mensagens a qualquer dia e horário, é crucial deixar claro em quais momentos você estará, de fato, atuando.
2. Aproveitar as mensagens automáticas
O WhatsApp para empresas possibilita a configuração de recados que serão enviados aos clientes naqueles períodos em que você estiver ausente. São mensagens criadas a partir de palavras-chave específicas, tendo como base as dúvidas recorrentes dos consumidores.
É importante programar esses avisos com chatbots, pra não deixar o público na mão. Assim, quando não houver ninguém disponível pra responder, a pessoa receberá avisos automáticos contendo saudações ou explicações sobre o horário de atendimento.
3. Personalizar a interação com cada cliente
O atendimento pelo WhatsApp precisa se adequar ao perfil de quem entra em contato. Para que isso ocorra, você deve analisar os dados de cada cliente e, se possível, investir em uma conversa inicial pra obter pistas sobre suas preferências.
O processo fica ainda mais fácil quando a personalização envolve grupos que já compraram algo. Nesse caso, basta analisar o histórico de mensagens e tirar proveito das informações enviadas recentemente. Pergunte, por exemplo, o que a pessoa achou do produto pra mostrar que se preocupa com a experiência dela.
4. Categorize as conversas
Entre tantos recursos interessantes, o WhatsApp para empresas traz uma espécie de marcação que permite classificar as conversas. São as famosas tags, utilizadas por muitos vendedores pra organizar detalhes dos clientes e suas jornadas de compra.
Você pode adotar essas ferramentas se quiser melhorar a análise dos grupos que entram em contato. Elas facilitam a identificação das mensagens porque categorizam as interações geradas, tornando seu dia a dia mais produtivo.
São muitas funcionalidades pra explorar nesse aplicativo. Em todo caso, procure equilibrar a quantidade de mensagens para não tornar a experiência invasiva. Quer aprender mais sobre atendimento ao cliente para vendedores de carros e muito mais? Que tal começar já? Faça a sua inscrição no OLX Ensina! É gratuito, é online e é preparado pela OLX, quem mais vende carros no Brasil!
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