Vale a pena trabalhar como autônomo? Leia e entenda

Conheça as principais vantagens de trabalhar por conta própria

trabalhar como autônomo

Não é segredo que o mercado de trabalho formal — aquele da carteira assinada — não vive seu melhor momento. Em especial, com a pandemia, a taxa de desemprego subiu, o que fez com que muitas pessoas buscassem saber se trabalhar como autônomo é algo que compensa.

Contudo, essa alternativa não serve apenas para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Afinal, empreender sozinho pode trazer diversos benefícios a quem escolhe esse caminho.

Em um primeiro momento, a ideia de “largar tudo” e vender automóveis, por exemplo, pode assustar. Isso porque ela exige alguns conhecimentos de gestão, marketing digital e, em alguns casos, experiência em vendas. Porém, com dedicação e estudo, é mais que possível prosperar nessa área de forma autônoma.

Quer aprofundar os conhecimentos no tema? Acompanhe este conteúdo!

Como funciona trabalhar como autônomo?

O Brasil tem mais de 24 milhões de pessoas que trabalham por conta própria. Desse número, infelizmente, muitos estão na informalidade. No entanto, isso não é necessário. Inclusive, boa parte do motivo por trás desse fato é justificado pelo baixo acesso ao conhecimento em relação às opções de formalização.

Na prática, quando falamos em formalização da pessoa que trabalha como autônoma, estamos falando em abrir uma empresa em um dos regimes disponíveis no Brasil e ter um CNPJ. Ao fazer isso, além de ser enquadrado na formalidade, o profissional ainda acessa facilidades. Algumas delas incluem:

  • emissão de notas fiscais;
  • abertura de contas pessoa jurídica em diversos bancos;
  • empréstimos;
  • pagamento de tributos mensais fixos.
  • acesso a direitos de PJ, em geral.

Além disso, quem está em busca de saber como trabalhar como autônomo pode se aventurar em diferentes nichos, se assim desejar. Após abrir sua empresa, é possível atuar em diversas frentes, o que permite ao profissional trabalhar com o que gosta e com o que acredita que lhe trará o maior retorno.

Nesse sentido, é bastante viável investir na venda de carros. Eles são uma paixão nacional e, quando vendidos por meio de um planejamento estratégico, costumam trazer excelentes resultados.

A opção mais popular, hoje, no Brasil, é abrir um MEI — Microempreendedor Individual —, que é limitado a quem fatura até R$81.000,00 por ano. Acima desse valor, o empreendedor precisará escolher outras alternativas, como a microempresa (ME).

Quais são as vantagens de trabalhar como autônomo?

Ser um profissional autônomo hoje se tornou mais simples do que era no passado. Além de menores burocracias, com um plano de negócios adequado, o empreendedor consegue montar algumas previsões de faturamento. Isso o ajuda a escolher a melhor alternativa de formalização empresarial.

Em seguida, pode começar a atuar na venda de automóveis e contar com diversos benefícios. Confira alguns deles, a seguir!

Flexibilidade

Quando você trabalha autonomamente, pode definir como, em que momento e onde deseja executar as tarefas diárias. Dessa forma, tem total liberdade pra descobrir qual fluxo de trabalho mais se adéqua ao seu máximo desempenho. Consequentemente, aumenta a produtividade dia após dia, conquistando resultados alinhados ao seu estilo de vida.

Definição da carga horária de trabalho

Sem a necessidade de se comprometer com jornadas em horários fixos, o profissional autônomo pode montar seu próprio cronograma de trabalho — sem precisar renunciar a outras prioridades que tenha, como esportes, lazer, descanso e a família.

Isso não significa, é claro, que não seja necessário se empenhar e delimitar objetivos. Contudo, ao organizar o dia da melhor forma para você, é mais fácil criar listas e definir prioridades que funcionam na sua realidade.

Possibilidade de ser o próprio chefe

Muitas pessoas sonham em não precisar responder aos superiores. Quando você trabalha como autônomo, isso se torna uma realidade. Porém, é preciso ter em mente que a responsabilidade aumenta. Afinal, a tendência é que os clientes se tornem os chefes. Simultaneamente, é necessário lidar com diferentes frentes da gestão do negócio:

Maior liberdade ao definir metas

Um dos fatores de maior sucesso de qualquer negócio é a delimitação de objetivos. Sem saber onde deseja chegar, muitos empreendedores podem não alcançar o desenvolvimento saudável, manter-se ativos e na frente da concorrência, o que culmina no fechamento da empresa. Sendo assim, definir metas é essencial.

Contudo, quando se é autônomo, você pode decidir os passos dados pelo empreendimento em seu próprio tempo. Isso traz maior liberdade na construção de um caminho promissor e alinhado às próprias necessidades.

Como se tornar um profissional de sucesso?

Não é difícil perceber que trabalhar como autônomo exige dedicação e organização. Logo, sem dúvidas, esses são os primeiros pontos a garantir quando se busca pelo sucesso. Isso porque, sem cargas fixas de trabalho, alguns profissionais podem encontrar desafios na definição do melhor horário, bem como da maneira ideal de trabalhar.

Portanto, é interessante formular um planejamento estratégico para a empresa. Para isso, é recomendado estudar o nicho escolhido. O mercado está cada vez mais competitivo e, em especial, no ambiente online, o comportamento do consumidor pode mudar rapidamente.

Por fim, é importante ter atenção às tendências. Acompanhá-las é uma das melhores formas de caminhar junto às expectativas mutáveis dos clientes, sem ser ultrapassado pela concorrência ou deixar de suprir as expectativas do público-alvo. Em suma, com organização, capacitação e atenção às tendências, é mais que possível ter sucesso como um trabalhador autônomo.

O que fazer para se profissionalizar nas vendas?

Vender mais e melhor é o sonho de boa parte das pessoas que decidem trabalhar como autônomo. Em geral, o segredo para conquistar resultados alinhados ao mercado é centralizar o consumidor.

Ou seja, é preciso colocar o cliente no centro de toda tomada de decisão, priorizando sua experiência e a criação de uma jornada de compra inesquecível. Com isso, será mais simples usar os aprendizados obtidos ao longo do caminho e alavancar os resultados.

Então, se você deseja trabalhar como autônomo vendendo carros, já sabe por onde começar. Agora, é hora de montar um plano de negócios, definir as particularidades do negócio, aprender as melhores técnicas de vendas e atendimento ao cliente e se dar bem ao vender carros na internet. Boa caminhada!

Aproveite e confira técnicas de fechamento e dicas para ser um bom vendedor de carros. Elas são excelentes formas de ajudar você a dar os primeiros passos rumo ao sucesso!

Inscreva-se pra não perder nada!