Entre os promissores números do setor automotivo durante a pandemia, vale destacar o considerável aumento na venda de carros comerciais nos últimos meses, em especial para um público que busca trabalhar como motoristas de aplicativos.
Mas, muito além disso, diversas outras atividades como deliveries e entregas do e-commerce também têm movimentado esse mercado.
E é justamente sobre essas oportunidades que vamos falar ao longo do texto, mostrando como e por que vale a pena focar nesse público e aumentar suas vendas de carros comerciais.
Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos! Boa leitura!
Afinal, como anda o mercado de carros comerciais?
Esses veículos são aqueles em que os compradores pretendem utilizá-los para fins profissionais, tais como motoristas particulares, deliveries, fretes, entre outros serviços.
Ou seja, este mercado que até alguns anos era composto basicamente por veículos utilitários, de carga e moto, agora se amplifica ainda mais e agrega modelos mais convencionais.
Só para ter uma ideia mais ampla, só de março a dezembro de 2020, a venda de carros usados aumentou significativamente no Brasil, com um ganho de quase 55% a mais do que o mesmo período no ano anterior.
E, indiscutivelmente, boa parte desse número está associada de forma direta ao crescimento da demanda por profissionais liberais, que passaram a usar o carro como meio de trabalho.
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa mostra que o mercado automotivo aumentou 20% entre os millenials nesse período, justamente por causa do advento dos aplicativos de corrida ou de entregas.
Isso prova que tal tendência não se limita apenas às fronteiras brasileiras e que tem gerado oportunidades mundo afora também!
Qual o perfil desses compradores de carros comerciais?
Para entender melhor quem é esse potencial cliente, podemos destacar uma série de dados e informações relevantes sobre os principais perfis de quem está em busca de um carro para trabalhar.
Começando pelos serviços de transporte, uma pesquisa recente da Uber revela que seus condutores, em geral, se concentram em uma determinada faixa de idade e que têm objetivos bem semelhantes.
Por exemplo, 87% dos entrevistados alegaram que optaram em começar a trabalhar como motoristas do aplicativo por vontade de “ser o próprio chefe” e ter mais liberdade quanto a horários e ganhos.
Já outros 52% disseram que dividem a rotina com outro trabalho e que utilizam o carro apenas como uma fonte de renda extra.
Além desses dados, outros pontos são interessantes de se destacar, tais como:
- 14% desses condutores são mulheres;
- 18% optam em trabalhar como Uber Black, uma categoria que demanda carros mais completos;
- 25% dos motoristas têm mais de 50 anos e 19% ainda não completaram 30.
Quando pulamos para o mercado de entregadores, os dados são ainda mais surpreendentes e a venda de carros comerciais (o que passa a incluir motos aqui também) pode gerar ainda mais oportunidades para o profissional revendedor.
Confira!
- 95% da categoria de entregadores é composta por homens;
- 56,5% ainda tem até 30 anos;
- 89,3% dos entregadores dizem trabalhar de forma liberal ou por aplicativos, enquanto os outros 7,8% atendem a empresas e transportadoras.
Quais são os veículos comerciais mais procurados?
Vista a variedade de atividades possíveis com um carro comercial hoje em dia, é fundamental estar atento às novidades e tendências do mercado e saber quais os modelos mais procurados por esses profissionais.
De acordo com uma lista do UOL, os modelos de carros mais vendidos e procurados entre os motoristas de aplicativos foram:
- Renault Sandero;
- VW Gol;
- Chevrolet Onix;
- Renault Logan;
- Fiat Grand Siena;
- VW Voyage;
- Chevrolet Prisma;
- Hyundai HB20;
- Fiat Palio;
- Chevrolet Classic.
Já para as motos e utilitários para entregas e deliveries, os mais buscados são:
- Honda CG 160 Cargo;
- Honda Biz 110i;
- Honda CG 160 Start;
- Honda NXR 160 Bros;
- Honda PCX 150;
- Fiat Fiorino;
- Fiat Strada;
- VW Saveiro.
Por que é importante focar nesse mercado de carros comerciais?
Como bem destacamos, o setor automotivo vem apontando um crescimento contínuo na venda de carros usados e que, indiscutivelmente, uma boa parcela desse número se dá pelas demandas de profissionais liberais e dos aplicativos de corrida e entregas.
Porém, ao lado do revendedor de carros, é preciso investir em determinadas estratégias e buscar se especializar nesse mercado.
E, como dicas, podemos destacar as apontadas a seguir. Confira.
Defina bem o seu público-alvo
Pesquise e entenda quais necessidades seus clientes procuram e como o seu negócio pode oferecer o carro ideal que ele busca.
Atente-se às exigências do mercado
Certos aplicativos de entregas e transporte requerem requisitos mínimos para os motoristas operarem. Logo, sempre busque se atualizar e veja se seus carros atendem a essas necessidades.
Invista na venda online
Hoje, apostar em estratégias digitais para a vendade carros é mais do que uma simples tendência do setor automotivo, mas uma oportunidade de alavancar mais vendas e conseguir direcionar seus veículos para o público certo.
Busque sempre se atualizar
Como bem vimos, a venda de carros comerciais cresceu de forma considerável durante a pandemia por diferentes motivos. No entanto, o setor automotivo é extremamente dinâmico e está em constante transformação.
Logo, acompanhar novas tendências, comportamentos e estar por dentro do que o mercado demanda é sempre uma estratégia fundamental para se destacar no mercado.
Para isso, a OLX oferece o OLX Ensina, um curso gratuito e focado nos interesses de quem quer se especializar e se atualizar no ramo de compra e venda de veículos.
Enfim, essas são algumas dicas essenciais e um pouco sobre o atual cenário de venda de carros comerciais. E, como bem vimos, muito mais do que um nicho de mercado, esse público tende a crescer cada vez mais, visto o advento de novas ferramentas e aplicativos que possibilitam especializações profissionais com o uso do carro.
Curtiu o nosso post? Quer ficar por dentro de muitas outras novidades sobre o universo automotivo e receber as melhores dicas sobre oportunidades que esse mercado oferece diariamente? Então não deixe de se inscrever em nossa newsletter!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.