#EstiloDeVida

Como economizar água: confira 7 maneiras

A importância de economizar água não se resume à grana que sobra da conta de água no final do mês e envolve, principalmente, a importância desse recurso para nossa sobrevivência no meio ambiente. O isolamento social, por exemplo, fez com que nossas atenções se voltassem aos hábitos de consumo, mas por que economizar água em casa?

Mesmo sabendo que, em comparação com outros setores, o uso doméstico e residencial consome menos água, nós ainda desperdiçamos uma grande quantidade do líquido diariamente. E para que não falte nos meses de estiagem, mas, acima de tudo, para criar hábitos sustentáveis, nós juntamos 7 maneiras de economizar água em casa!

Banho

A primeira dica é não demorar muito no chuveiro! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como economizar água no chuveiro? A primeira dica é selecionar apenas duas músicas da playlist do Spotify para cantar e reduzir o tempo embaixo d’água. Estima-se que uma ducha de 15 minutos gasta em média 135 litros de água, por isso sugerimos diminuir esse tempo para a média de 5 minutos, assim você consegue garantir a limpeza sem pressa.

Outra dica é fechar o chuveiro enquanto estiver ensaboando o corpo ou lavando os cabelos, e só abrir na hora de enxaguar. Algumas empresas de distribuição de recursos hídricos indicam que esse hábito pode diminuir o consumo de 180 para 48 litros por banho. Também dá para colocar um dispositivo capaz de reduzir a vazão por meio da compensação da pressão da água dentro dos equipamentos, dessa forma ele impede a passagem de um fluxo maior de água do que o preestabelecido por você e sua família.

Descarga

Trocar a descarga tradicional pela ecológica com duplo acionamento é uma maneira eficaz de reduzir o consumo da água. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Nós temos duas dicas simples sobre como economizar água no vaso sanitário. A primeira dica é não jogar papel higiênico no vaso, que além de causar possíveis entupimentos, gasta mais água na hora de descer pelo cano. A segunda dica é trocar o seu sistema antigo de descarga pela tecnologia de duplo acionamento, que pode ser instalado tanto para descargas na parede quanto para caixas acopladas.

Isso porque a descarga tradicional consome, em média, entre 6 e 10 litros se pressionada durante 6 segundos, já que não são todas as pessoas que conseguem controlar o tempo e a pressão exercidos no botão ou corda. Pela tecnologia do duplo acionamento é possível escolher entre o botão com 3 ou 6 litros, diminuindo na metade o consumo.

Torneiras

O redutor de vazão é um dispositivo chave na economia de água em torneiras. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

No início da pandemia, ainda em 2020, a Revista Águas do Brasil revelou que as pessoas lavando as mãos repetidamente, como forma de prevenção ao contágio do coronavírus, estavam usando, em média, 24 litros extras de água por dia. Nossa intenção não é fazer com que você pare de seguir a recomendação de segurança da OMS, mas que fique atento ao uso exagerado da torneira.

Uma dica para reduzir o gasto é mantê-la fechada enquanto estiver escovando os dentes e lavando o rosto ou as mãos com algum produto. Ou seja, ensaboar antes e depois enxaguar. A mesma dica vale para a torneira da pia enquanto estiver lavando louças. Durante a higienização de frutas e verduras, o ideal é deixar os alimentos de molho durante 15 minutos numa vasilha com água, na proporção de uma colher de sopa de cloro ou água sanitária para um litro de água.

Outra dica é usar um redutor de vazão, o dispositivo que faz a compensação da pressão da água dentro dos equipamentos e impede a passagem de um fluxo maior do que o preestabelecido. Estima-se que a economia de água com esse equipamento é de 12 litros em casas e até 80 litros em apartamentos.

Lavagens (carros, calçadas, pisos…)

Você pode substituir a mangueira pelo balde e o lava à jato do seu carro pela lavagem seca. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A primeira dica é para a lavagem de roupas: deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez, na capacidade máxima da máquina. Assim você mantém o eletrodoméstico útil por mais tempo e não gasta litros de água em ciclos com poucas roupas. Deixe as roupas muito sujas de molho antes de lavar, para que um ciclo baste na remoção da sujeira. Para quem tem máquina de lavar louça, a dica é usar só quando ela estiver cheia e sempre retirar o excesso dos utensílios antes.

Quanto à lavagem de pisos, calçadas e carros, nossa dica é evitar ao máximo e usar a vassoura ou lavagem a seco no caso de carros. Mas se precisar muito lavar, a dica é usar um balde com água reutilizável, como águas usadas do banho, da máquina de lavar, da banheira do seu filho ou das chuvas. Como as mangueiras consomem bem mais água, também indicamos o uso de regadores para aguar os jardins.

Vazamentos

A manutenção preventiva de ar-condicionado ou máquina de lavar são maneiras de evitar vazamentos. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), um buraco de 2 milímetros em um cano pode causar um vazamento de até 96 mil litros de água por mês. Para evitar essa tragédia e uma possível conta de água mais alta que o normal, nossa dica é realizar a manutenção preventiva de eletrodomésticos como máquina de lavar e ar-condicionado é uma maneira de evitar vazamentos, bem como verificar se seu vaso sanitário, ducha, torneiras ou chuveiro estão intactos por meio do hidrômetro de água.

O hidrômetro é um aparelho que mede a vazão e o fluxo de água que chega da rua para sua casa, e geralmente está localizado na entrada das residências. Para verificar se existe algum vazamento, desligue todos os aparelhos que usam água e, em seguida, anote o número que consta no seu hidrômetro e permaneça com ele fechado durante uma hora. Depois desse tempo, confira o número novamente e, se for diferente do que você anotou, pode significar um vazamento ou algum defeito no aparelho. Nesses casos é indicado agendar uma visita com um técnico e descobrir o problema.

Caixa d’água

A caixa d’água pode ser uma fonte de vazamento e desperdício de água nos casos de falhas na instalação. A primeira dica é mantê-la tampada e em local arejado para diminuir a evaporação da água, assim o tanque permanece mais tempo cheio. A segunda dica é sobre a estrutura de suporte que deve ser forte e resistente para prevenir rupturas, que podem comprometer outras estruturas do local.

A terceira dica é acoplar e encaixar bem os tubos e conexões para evitar problemas de vazamentos futuros. Por fim, nunca perca de vista o extravasor de água, também conhecido como “ladrão”, a tubulação responsável pelo escoamento do excesso de água. Muitas pessoas podem não saber, mas ele também serve como alerta de que alguns componentes possam estar com defeito e causando vazamentos.

Reaproveitamento

O sistema de captação da água da chuva é uma maneira de manter suas plantas sempre hidratadas sem gastar água. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Existem várias maneiras de reutilizar a água, principalmente no ambiente doméstico. Para as famílias com bebês ou crianças pequenas, uma dica é reutilizar a água usada na banheira na hora do banho ou depois de um dia de sol com brincadeiras para lavar o quintal, por exemplo. A água da máquina de lavar também é uma opção para aqueles que não convivem com crianças, e serve tanto para lavar o quintal quanto o carro.

Outros formas de captação acessíveis podem ser feitas através do ar-condicionado de janela ou split e, por fim, das chuvas. Para armazenar você pode usar baldes, bacias e, até mesmo, piscinas infantis. Caso você tenha um quintal e espaço sobrando, indicamos a montagem de um sistema básico de captação de água da chuva, onde será necessário investir em materiais como: calha, tubos de PVC, filtro, ladrão, torneira, reservatório e um dispositivo redutor de turbulência. Esses reservatórios de baixo custo são utilizados para captar, armazenar e conservar a água da chuva que escoa pelos telhados e calhas, garantindo o reuso daquela de forma direta e econômica.

Veja também:

Posts recentes

Qual o melhor forno elétrico? Confira 5 marcas de destaque

Existem várias marcas com foco em fornos elétricos, com diversas especificações. Confira quais são as…

2 dias atrás

Top 5 melhores geladeiras para comprar em 2024

A geladeira é um eletrodoméstico essencial para o dia a dia de qualquer pessoa e…

3 dias atrás

Qual o melhor ar-condicionado portátil? Confira 5 modelos

O ar-condicionado portátil tem um design compacto e fácil de operar, além de ser uma…

4 dias atrás

Escova secadora: qual a melhor marca em 2024? Confira as 5 principais

Existem diversas marcas de escova secadora. Confira qual a melhor marca e suas principais especificações.

5 dias atrás

Qual a melhor geladeira custo-benefício em 2024? Confira 7 modelos

Existem várias geladeiras com ótimo custo-benefício. Para ajudar na sua escolha, separamos 7 opções de…

6 dias atrás

Qual máquina de lavar é melhor: Brastemp ou Electrolux?

Brastemp e Electrolux são marcas renomadas no setor de eletrodomésticos, mas qual delas é melhor?…

1 semana atrás