Renda extra na internet: como fazer uma grana com a OLX?

Confira o passo a passo para ter dinheiro extra através da plataforma da OLX.

três círculos brancos estampados com moedas verdes em um fundo roxo; dentro de cada círculo há um porquinho roxo sendo segurado com uma mão

A pandemia do coronavírus afetou o orçamento de muitas pessoas, o que resultou na perda total ou na diminuição da renda básica de muitas famílias. Por isso, nesse momento, a OLX pode ser usada como uma ferramenta segura de garantir uma renda extra na quarentena (ou fora dela) de maneira rápida, sem custos adicionais.

Montamos um passo a passo com dicas explicando como ganhar dinheiro pela internet usando a nossa plataforma. Veja como desapegar e precificar de forma justa o produto que você vai vender, como criar um anúncio na OLX e, claro, boas práticas de negociação e entrega para receber o dinheiro online direto na sua conta. Confere só!

Faça a limpa!

Na OLX é possível vender qualquer tipo de produto, principalmente aquele que você não usa mais!

Desapegue de tudo o que está parado há meses na sua casa e ganhe uma grana extra na OLX. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo é desapegar! Para isso, é necessário mudar o olhar sobre as coisas que se tem em casa e buscar manter apenas o que for útil para seu dia a dia. Dessa forma, você arrecada dinheiro extra com a venda de um produto parado e obsoleto, que geralmente só ocupa espaço. 

Uma boa inspiração e referência nesse assunto é a especialista em organização pessoal Marie Kondo, autora do livro A Mágica da Arrumação e apresentadora do programa Ordem na Casa com Marie Kondo disponível no Netflix. Ela te desafia com a seguinte pergunta: “isso te faz feliz?”. Se a resposta for sim, o item permanece na casa, caso contrário pode ser uma fonte de renda extra online. Vale lembrar que, aqui na OLX, é possível vender tudo que for novo, usado e permitido (para ver o que é proibido, clique aqui). Ao todo temos 13 categorias possíveis de divulgação, entre elas Imóveis, Autos e Peças, artigos para casa, Eletrônicos e Celulares e até Vagas de Emprego.

Saiba mais: Garimpo em casa: como fazer grana extra na OLX com itens que você não usa mais

Defina um valor para os produtos separados

Colocar um preço de acordo com o estado do produto é o mais justo.

Pesquise quanto vale o produto novo e por quanto é ofertado o mesmo produto usado, para chegar em uma média de preço justo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois de escolhidos os produtos que não te fazem feliz, o próximo passo é definir os preços de cada um para vender na OLX. Para isso, é necessário fazer duas pesquisas: a primeira, de quanto custa o produto novo e a segunda, o custo do mesmo produto usado. Depois de chegar nessa média de valor, é preciso levar em conta marcas de uso e outros desgastes que influenciam na utilização do que está sendo vendido e no preço final, consequentemente.

Mas, se o produto for um carro, orientamos consultar a tabela FIPE para avaliar o melhor preço de acordo com o mercado, seja ele novo, seminovo ou usado. Basta preencher os campos com a marca, modelo, versão e ano para ter noção do preço médio do veículo.

Saiba mais: Tabela Fipe de veículos: veja o preço médio de carros usados e novos na OLX

Crie um anúncio na OLX

Quanto mais objetivo e completo for o anúncio do seu produto na OLX, mais rápida é a chance de venda.

Na OLX cada usuário pode anunciar de forma grátis até 40 produtos, dependendo da categoria. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois de definir o preço de cada produto individualmente, é hora de partir para o anúncio! Basta acessar sua conta na OLX, clicar em “Anunciar” e preencher os campos com título, descrição, categoria, CEP e as fotos do que você está vendendo. Na descrição não se esqueça de dar detalhes com informações importantes e fiéis sobre o produto ou serviço, incluindo pontos negativos ou que necessitem de maior atenção, como arranhões, trocas de peças, por exemplo. Quanto às imagens, vale investir em um fundo neutro e focar nos detalhes (bons ou ruins), assim o comprador terá mais confiança de que essa é uma compra que vale a pena.

Ah! Um ponto positivo da nossa plataforma é que cada usuário tem direito a até 40 anúncios grátis por mês, com exceção de carros e imóveis. Nesse artigo, nós listamos as categorias disponíveis e os limites de cada uma, e aqui você conhece os diferentes planos disponíveis, caso precise de mais anúncios.

Saiba mais: Como criar anúncios com informações completas

Negociação e entrega

A OLX Pay ajuda você a ter seu dinheiro na mão de forma segura e rápida.

A negociação e a entrega fazem parte da etapa final para ter seu dinheiro na mão de forma segura. Durante a negociação evite sair da plataforma, tire todas as dúvidas e responda no chat rapidamente, para proporcionar mais confiança ao interessado na hora de concluir a compra.

Quanto à entrega, nós recomendamos a OLX Pay, nossa mais recente solução de pagamentos. Entre os diversos benefícios de usá-la, estão a OLX Pay + Entrega, que amplia a possibilidade de venda rápida do seu produto – já que você consegue enviar para o Brasil todo via Correios – e o parcelamento em até 12 vezes sem juros para quem compra com pagamento à vista para o vendedor. Ou seja, renda extra na internet de maneira confiável e rápida através da ativação da OLX Pay na sua conta.

Se você não ativou a OLX Pay e vai entregar pessoalmente, tome todos os cuidados necessários e, se possível, vá acompanhado(a). Para mais dicas de segurança como essa, é só clicar aqui.

Veja também:

Inscreva-se pra não perder nada!