A venda de veículos novos e usados no Brasil vem apresentando crescimento nos últimos anos. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos mostrou que em 2021 esse mercado teve um crescimento de 63% se comparado ao ano de 2020. Esse percentual ultrapassa a marca dos 5,4 milhões de carros vendidos no ano.
Se o comércio de veículos passa por transformações ao longo do tempo, faz sentido que o perfil dos motoristas também mude. O atual mercado automotivo brasileiro viu surgir um novo grupo de consumidores com características próprias e bem diferentes das do passado.
Quer saber qual é o perfil de clientes que compram automóveis hoje em dia no Brasil? Acompanhe nosso artigo e conheça a personalidade dos novos consumidores de carros do país!
Gênero
Hoje, as mulheres ultrapassaram os homens e vêm procurando mais a compra de veículos usados. Durante anos, o mercado automobilístico era pensado exclusivamente para atender ao público masculino, mas nas últimas décadas isso vem mudando muito, e os dados mostram que hoje elas são a maioria.
Além de ficarem à frente na hora das compras, elas também são grandes influenciadoras durante as vendas. Isso porque geralmente ajudam o marido ou os filhos a decidirem pelo modelo ideal ou pela forma de pagamento. Esse resultado mostra que as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no trânsito, e sua importância tem sido reconhecida no mercado automotivo brasileiro.
Faixa etária
É comum achar que os jovens são os principais consumidores de carros no país. No entanto, quem movimenta o atual mercado automotivo brasileiro são as pessoas com idade entre 35 e 59 anos, representando 37% dos compradores.
Jovens entre 18 e 24 anos estão em segundo lugar no ranking (29%), e a tendência é que esse número diminua ainda mais. A crise econômica, que reduziu o poder de compra dos brasileiros, é o principal motivo para que o número de novas habilitações esteja caindo no país.
Estado civil
Como diz o ditado, “quem casa quer casa”. Mas, além de um novo lar, os veículos estão entre os bens mais procurados depois do casamento. Não é à toa que 69% dos consumidores de carros no Brasil são casados.
Isso acontece porque o automóvel é muito importante para a rotina familiar, seja para levar os filhos à escola, seja para trabalhar, sair nos fins de semana ou viajar durante as férias.
Contudo, com o passar do tempo, o veículo deixa de ser um “luxo de solteiro” e se torna uma necessidade, especialmente em um país como o Brasil, que têm um transporte público precário e cidades onde o deslocamento exige percurso de muitos quilômetros.
Classe social
Pessoas das classes A e B continuam sendo os principais consumidores de veículos no país, representando 75% do total de vendas.
Enquanto isso, a classe C também se destaca com uma parcela considerável no ranking de compradores, sendo responsável por 24% das transações. Logo, é um público que não pode ser desconsiderado. Os reajustes do salário mínimo e o aumento do volume de crédito são alguns dos principais motivos que levaram a esse crescimento.
Quanto a esse assunto, é importante que você defina o público que pretende atingir em sua revenda de veículos. O atendimento personalizado exigido da sua empresa passa pela forma de se comunicar com as pessoas, bem como pelos veículos que serão oferecidos.
Se você pretende comercializar carros de luxo, deve focar um público de classe social mais elevada, dispensando a exposição de carros mais simples que não despertariam interesse nessas pessoas. Por outro lado, se o foco é ter um leque maior de opções, variando entre veículos de pequeno e médio porte, é importante optar por outro público mais abrangente.
Nível de escolaridade
Você sabia que atualmente mais da metade dos brasileiros que compram carros têm alguma graduação? Isso está ligado à faixa etária e à classe social dos atuais clientes. Afinal, com maior maturidade e poder aquisitivo, as pessoas tendem a investir em educação.
Outro detalhe que explica isso é a demanda da pessoa que finalizou um curso de graduação e já entrou no mercado de trabalho. Isso gera necessidade de deslocamento e, consequentemente, abre a oportunidade para que uma revenda de veículos supra esse novo anseio.
Modelos mais procurados
O carro popular é o veículo mais comprado pelos brasileiros, representando 44% das vendas. Depois do popular, o automóvel de luxo (39%) e o compacto (17%) completam a lista dos preferidos.
Como o novo perfil de clientes é familiar, automóveis com maior espaço interno são muito procurados para garantir a comodidade e o conforto de todos os membros da família. Carros com motor 1.8 e 2.0 também estão entre as principais escolhas.
Algumas das marcas mais compradas pelos brasileiros são Jeep, Ford e Fiat, mas os modelos favoritos são bem diversificados. Os veículos mais vendidos ao longo dos meses são:
- Chevrolet Onix;
- Hyundai HB20;
- Ford Ka;
- Renault Sandero;
- Volkswagen Gol.
Apesar de esses veículos serem os mais procurados, não significa que você deve ficar restrito a eles. Existem outros modelos que podem ser um grande diferencial para o seu negócio. Contudo, é sempre importante lembrar da importância de entender o seu público antes de expor um veículo à venda.
Data Autos OLX
O atendimento personalizado também passa pelo entendimento das tendências do mercado. Ao compreender as exigências e anseios dos consumidores você tem mais chances de oferecer veículos cada vez mais buscados e desejados. Para ajudá-lo nesse processo nós criamos o Data Autos OLX.
Uma nova solução de inteligência automotiva que funciona em tempo real, fazendo com que você fique por dentro das principais tendências e movimentos do mercado automobilístico brasileiro. Essa plataforma é uma adaptação do Data ZAP, já em operação para os profissionais que atuam no setor imobiliário.
Assim, replicamos as funcionalidades para o setor automotivo, possibilitando ao profissional se manter atualizado em tudo que acontece nesse setor. E o melhor, em tempo real. Entre as principais funções, podemos destacar:
- Análise Setorial: por exemplo, ela demonstrará a recuperação do segmento automotivo e os desafios que estamos enfrentando no país;
- Radar Autos: nessa função você entenderá a macroeconomia aplicada ao setor de automóveis, bem como as tendências para o seu negócio, recebendo informações mensalmente;
- Precificação: além disso, implementaremos uma plataforma de acompanhamento e evolução dos preços de automóveis. Acabando com uma grande dúvida que existe entre os que vendem veículos que é quanto devem cobrar por cada um dos carros em seu estoque.
Pesquisa por modelos
Essa característica já é evidente: as pessoas têm usado a internet cada vez mais para buscar informações que ajudem no momento da compra e evitem problemas no futuro. Para isso, vale visitar sites de concessionárias e de classificados, acessar avaliações da imprensa e especialistas em veículos, assistir vídeos no YouTube e entrar na página dos fabricantes dos modelos.
Atualmente, 51% dos compradores de carros pesquisam sobre o tema pelo computador, enquanto 47% usam o celular para esse fim. A tendência é que os smartphones ganhem ainda mais espaço no futuro.
Outro ponto importante dos consumidores atuais é a indecisão: cerca de 80% das pessoas que desejam comprar um automóvel não sabem qual modelo adquirir. Por esse motivo, as pesquisas na internet antes da compra crescem gradativamente, enquanto a rapidez da compra vem diminuindo.
Nesse sentido, o instituto de pesquisa Millward Brown aponta a OLX como a plataforma mais lembrada pelos consumidores brasileiros. 27% das pessoas respondem OLX quando perguntadas sobre sites e aplicativos de compra e venda online de carros (11% das pessoas responderam o nome do segundo colocado nessa pesquisa).
Busca por descontos
Uma das principais características dos consumidores atuais de veículos é a pesquisa de preços e a busca por descontos. Tanto online quanto offline, os clientes procuram ganhar descontos em concessionárias e querem saber quanto foi gasto por outras pessoas.
O caráter econômico do veículo também é analisado em diferentes aspectos, como o consumo de combustível, o gasto com manutenção, o seguro etc.
Preferência de compra
Como já comentamos neste post, a venda de veículos usados vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2016, 76% dos brasileiros preferiam carros usados aos novos, e a tendência é que esse número cresça ainda mais.
Com a atual crise financeira, os consumidores perceberam que podem gastar muito menos comprando um carro usado, que seja superior e tenha mais acessórios do que um veículo novo.
Além disso, uma prática comum é a troca de um modelo mais novo por outro mais simples ou antigo. Assim, o consumidor recebe a diferença em dinheiro, e o valor poderá ser usado para quitar dívidas ou pagar outras despesas.
Outra vantagem do carro usado é ter despesas menores que os novos, como IPVA e seguro, que são mais baixos do que os de um zero-quilômetro.
Finalidade do automóvel
Os carros sempre foram considerados um bem de status e poder, mas essa característica foi modificada com o passar do tempo, principalmente graças ao perfil familiar dos compradores. Hoje, a maior parte dos consumidores vê o veículo como um meio de transporte, sendo a mobilidade o principal fator na hora da compra.
Em outras palavras, significa que os carros deixaram de ser considerados artigos de luxo para se tornarem essenciais na vida das pessoas, pois não ter um veículo para se locomover significa perder horas no transporte público.
Além disso, por mais que haja alternativas inteligentes de transporte atualmente — como os aplicativos de motoristas —, o carro ainda é a opção mais interessante para quem pode comprar. Como veículos novos estão ficando cada vez mais caros, os seminovos surgem como principal opção para a maioria dos brasileiros que precisam desse bem.
Atendimento personalizado
Para finalizar este conteúdo, dedicamos um tópico inteiro para tratar da importância do atendimento personalizado. Após entender os principais detalhes do perfil das pessoas que procuram carros usados no Brasil, é importante desenvolver técnicas para atingir esse público com mais eficiência.
Um atendimento fraco pode fazer com que você perca vendas e, com o passar do tempo, prejudicar a lucratividade do seu negócio, fazendo com que ele feche as portas. Não adianta ter bom estoque, preços e financiamentos se você não consegue entender as necessidades de cada consumidor para oferecer um atendimento personalizado. Para fazer isso de forma eficiente, você pode seguir as dicas a seguir.
Defina o perfil do seu consumidor
O primeiro passo é definir quem é o seu consumidor ideal. Após conhecer todas essas características, é interessante definir a faixa do público que você atenderá. Por exemplo, mulheres, recém-formadas, solteiras, com idade entre 25 e 35 anos.
Esse é apenas um exemplo prático de como o perfil ideal de consumidor pode ser definido. Vale a pena ressaltar que essa definição é apenas um guia para que você não fique totalmente perdido e que focar um tipo de perfil não elimina a possibilidade de atender a outros.
Ajuste a sua comunicação para o perfil definido
Ao entender o público-alvo da sua revenda de veículos, você pode ajustar a sua comunicação. Isso é fundamental para gerar conexão com as pessoas que visitarem sua loja física, site ou página de anúncio.
Por exemplo, se o foco é atingir pessoas de idade mais avançada e com maior poder aquisitivo, o uso de gírias e termos joviais pode não ser adequado. O atendimento personalizado passa, impreterivelmente, pela forma que você se comunica com seus clientes, o que inclui treinar todos os colaboradores para que haja uma padronização.
Tenha um estoque compatível com o seu público-alvo
Outro passo importante para ter um atendimento personalizado é observar o seu estoque. Afinal, se toda a sua comunicação estiver alinhada para atender a um público que procura carros básicos, não adianta ter um estoque repleto de veículos de luxo.
Tudo deve estar em congruência em sua revenda. A comunicação deve ser adequada ao público, bem como os produtos que são comercializados. Obviamente, nada impede que você tenha uma ou outra unidade que foge dos padrões dos seus consumidores, mas a recomendação é manter o estoque alinhado ao perfil deles.
Faça a divulgação do seu estoque em canais adequados ao perfil do público
Os canais de divulgação também interferem muito no atendimento personalizado. O foco deve ser divulgar o seu estoque em meios que são mais acessados pelos seus consumidores. A dica aqui é utilizar uma plataforma de anúncios consagrada no segmento de venda de veículos. Por exemplo, a OLX é a líder nesse mercado no Brasil.
Você pode anunciar e divulgar os links dos anúncios em redes sociais. Vamos imaginar que o seu público-alvo está mais ativo no Instagram. Nesse caso, uma opção é ter uma página nessa plataforma com fotos e resumos de anúncios direcionando os usuários para o seu estoque na OLX.
Essa divulgação em canais preferidos pelo seu público-alvo é o segredo para fazer um marketing de qualidade e, principalmente, eficiente.
Utilize os meios de comunicação preferidos de seus consumidores
Por fim, você também deve optar pelos meios de comunicação preferidos pelos seus consumidores para ter um atendimento personalizado. Por exemplo, se eles utilizam muito o WhatsApp e não têm o hábito de receber ligações, é interessante fazer do aplicativo de mensagens instantâneas o principal meio de comunicação.
Todas essas informações são obtidas por meio de levantamentos, muitos dos quais mostramos neste artigo, bem como pela observação dos hábitos dos seus próprios clientes.
Por fim, entender o perfil dos seus consumidores é fundamental para oferecer um atendimento personalizado que efetivamente converta as vendas. Com todos esses dados em mãos, você ainda pode criar um plano de ação, entendendo melhor o público que pretende atingir e como encontrá-lo.
Gostou de conhecer o perfil de clientes que compram carros atualmente no Brasil? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as atualizações em seu e-mail. Assim, você fica por dentro de todas as novidades!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.