A venda de carros na internet é uma tendência que veio para ficar. Mesmo com as oscilações da economia e a crise, que também afetou o mercado automotivo, ferramentas online que mostram os termos mais pesquisados em determinados períodos de tempo revelam que a palavra “carros” tem recorrência alta e estável.
Isso comprova que o consumidor, de fato, mudou seus hábitos quando o assunto é comprar um automóvel. O que antes envolvia uma verdadeira maratona por lojas revendedoras e concessionárias até que se chegasse a opções cogitáveis, agora acontece no conforto de casa ou mesmo no trabalho, com um computador em mãos, um tablet ou até um smartphone.
Por esse motivo, anunciar carros online é algo bastante recomendado nos dias atuais, em que o consumidor já se mostrou adepto dessa nova modalidade. Pensando nisso, preparamos este guia para que você possa conferir tudo o que precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?
Como começar a criar um anúncio de carro
Antes de qualquer coisa, é importante saber selecionar a plataforma onde seu anúncio será publicado. Esse passo é essencial para alcançar mais visibilidade e ter reais chances de se converter em vendas. Nesse momento, o indicado é buscar sites que sejam reconhecidos pelo público e tenham aceitação e confiabilidade.
A OLX é o maior site de compras e vendas online no Brasil. Ou seja, é um local onde o seu anúncio será notado entre aqueles que buscam comprar um carro. Criar um anúncio na OLX é um processo simples, que requer apenas atenção a algumas regras de publicação e detalhes para que o anúncio tenha visibilidade e alcance.
Primeiramente, o anunciante deve criar o seu cadastro. Fazer isso é tranquilo e bem rápido, além de possibilitar um controle maior sobre o anúncio feito e também a comunicação direta com seus potenciais compradores.
Também é importante definir se você vai anunciar carros online como vendedor particular ou profissional. Aqui, a orientação é muito simples: se você é pessoa jurídica, não deixe de declarar isso. Afinal, uma revendedora de carros dificilmente terá apenas um veículo disponível e, para a OLX, a realização de mais de 6 postagens simultâneas já é considerado venda executada por profissionais.
Como montar o anúncio da forma correta
Vender carros na internet começa pela montagem de um bom anúncio. E nesse estágio é preciso ficar atento a algumas características, às quais o consumidor já está acostumado. Sem elas, o comprador pode desconfiar da veracidade do que foi descrito e, provavelmente, vai descartar o anúncio e pular para o próximo. Confira as dicas a seguir para evitar que isso aconteça.
Crie uma boa descrição
O primeiro passo é a descrição, que não deve ser nem muito curta, nem muito longa. De acordo com a OLX, o tamanho ideal para o texto é de 100 a 150 caracteres, ao longo dos quais devem ser inseridas informações claras e objetivas sobre o veículo.
Já está comprovado que frases como “promoção imperdível” e “oportunidade única” têm o efeito oposto sobre o comprador, por isso é bom evitá-las.
As informações que você invariavelmente deve colocar no texto de descrição do seu anúncio são: marca, modelo, ano de fabricação, número de portas, quilometragem, ano da compra, cor, tipo de combustível, revisões e danos no veículo. Também é interessante dizer se o carro rodou mais na cidade ou na estrada e se teve apenas um dono ou mais.
Invista em fotos de qualidade
Além de uma boa descrição, também é preciso investir em boas fotos para garantir visibilidade ao seu anúncio quando for vender carros na internet. É crucial mostrar o veículo por alguns ângulos estratégicos e utilizar uma câmera de qualidade, evitando fotografias com baixa resolução.
Os ângulos que necessariamente devem ser mostrados no anúncio são: perfil dianteiro e traseiro do carro, além da frente e traseira chapadas. Também é importante disponibilizar imagens do interior do veículo, que mostrem as condições dos bancos, do painel e do console, além de uma foto do motor.
Outro detalhe importante é o número de fotografias que serão inseridas no anúncio. Se forem poucas, o comprador vai ficar na ânsia de ver melhor o carro e pode ainda suspeitar da ausência de imagens de certos ângulos. Já se forem muitas, o consumidor pode se confundir. O recomendado, portanto, é colocar de quatro a sete fotografias no máximo, selecionando os melhores cliques de cada ângulo.
Cogite impulsionar os seus anúncios
Não é preciso pagar para criar um anúncio na OLX. Afinal, o objetivo aqui é estimular o consumo consciente e conectar as pessoas, para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida.
Porém, se você acha que o seu anúncio precisa ser impulsionado e está disposto a pagar um pouco por isso, a plataforma oferece diversos tipos e conjuntos de destaque, que vão contribuir para a visibilidade e o ranqueamento.
Os destaques oferecidos pela OLX garantem basicamente a inserção do anúncio em posições e áreas privilegiadas do site, desde o topo da lista de uma categoria resultante de uma pesquisa específica, até a página inicial do site, onde está a chamada Galeria Premium.
Se ficou confuso, não se preocupe. A própria OLX conta com uma equipe de profissionais que está ali para ajudar e guiar o anunciante, de acordo com aquilo que ele quer e precisa.
Esteja preparado para tirar dúvidas dos interessados
Depois do anúncio pronto, o vendedor precisa se preparar para receber e responder dúvidas de pessoas que visualizaram e se interessaram pelo carro. Vale lembrar que a internet é um meio muito dinâmico de comunicação. Se você não estiver pronto para responder de imediato, algum outro vendedor provavelmente estará e só por isso ele já pode sair na frente.
O ideal é que a resposta seja dada em um tempo máximo de duas horas após a postagem da pergunta. Se você tem uma loja e conta com uma equipe capacitada de atendentes, é a hora de inseri-los nesse mutirão de atendimento, reduzindo ao máximo o tempo de retorno ao seu cliente.
É bom ter em mente que, além de economizar tempo e dinheiro em deslocamentos físicos, a pessoa que busca por anúncios online deseja obter de forma clara e precisa todas as informações básicas e necessárias sobre o veículo. Assim, fica fácil passar um, dois, três ou mais filtros, até enfim decidir qual modelo vale a pena ir ver pessoalmente.
Na OLX, essa comunicação se dá por meio de um chat, que é disponibilizado pela plataforma e está presente tanto no site quanto nos aplicativos para celulares e tablets. É uma ferramenta de grande valia nessa etapa, em que a velocidade na troca de informações pode ser o fator que define a concretização ou não do negócio.
Como interagir com os clientes e melhorar a prospecção
Agora você já sabe como criar um anúncio e torná-lo mais atrativo para os compradores. Mas não pense que o trabalho termina por aqui, pois anunciar carros online também exige atenção aos clientes. A seguir, confira algumas estratégias que vão ajudar na tarefa de fisgar a clientela e aumentar as vendas.
Acompanhe o comportamento do consumidor
Para ser possível interagir da melhor forma possível com os interessados, antes de tudo é preciso entender o comportamento do consumidor. Uma das maneiras de fazer isso é monitorar o tempo que ele passa no site, quais os modelos de carros mais buscados e quais são as dúvidas mais comuns, por exemplo.
As informações colhidas em relação ao comportamento do consumidor permitem conhecer melhor o seu perfil. Com o resultado dessa pesquisa, fica mais fácil criar estratégias mais precisas que, consequentemente, vão se converter em um número maior de vendas.
Faça um planejamento estratégico de marketing
Por falar em estratégias, o planejamento de marketing é outro ponto crucial na hora de começar a vender carros na internet. Antes da popularização da internet, por exemplo, era preciso investir em propagandas em revistas, TV e panfletagem para ser notado pelo público — o que muitas vezes exigia custos elevados e retorno abaixo do esperado.
Com um investimento online mais baixo aliado a uma boa estratégia de divulgação, é possível alcançar grupos de consumidores mais qualificados, aumentando as chances de conversão. Seja usando plataformas de vendas, seja por meio de campanhas pagas ou e-mail marketing, a venda de carros tem se beneficiado com a segmentação mais precisa oferecida por essas novas formas de comunicação.
Além disso, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de fazer o monitoramento. Assim, caso uma estratégia não resulte no resultado esperado, você pode fazer ajustes nas ações de marketing facilmente para atingir o objetivo.
Mapeie o seu público-alvo
Fazer o mapeamento do público-alvo é fundamental ao anunciar carros online. Afinal, de nada adianta você investir em anúncios quando eles não são direcionados para o comprador certo. Sendo assim, conhecer detalhes sobre os clientes em potencial servirá como um guia para entender onde você deve focar os seus esforços e como atuar para influenciar a decisão de compra.
Você realmente sabe quais são as necessidades e desejos do seu público? Estão em busca de automóveis novos ou seminovos? Planejam adquirir um modelo espaço e seguro para acomodar a família ou um mais compacto e mais econômico para usar no dia a dia de trabalho?
Esse mapeamento também deve incluir a faixa etária, localização, interesse e outras informações do público-alvo. Isso vai permitir segmentar anúncios pagos e fazer o envio de e-mail marketing com maiores chances de conversão, por exemplo.
Escolha a linguagem adequada
Após fazer o mapeamento do seu público e entender qual o perfil de consumidor que está lidando, já fica mais fácil definir a linguagem mais adequada a seu usada. Para despertar o interesse pela compra do veículo, é importante que o anúncio seja o mais próximo possível do comprador.
Por exemplo, a linguagem usada para falar com um cliente mais velho, financeiramente estabilizado e que pretende adquirir um modelo com foco no conforto e qualidade será diferente da linguagem voltada para um cliente mais jovem, que está em busca do primeiro carro com foco num modelo mais econômico.
Além disso, você também deve ter cuidado em relação ao uso da linguagem técnica na hora de descrever as vantagens dos veículos ou mesmo para responder os e-mails com dúvidas. Como a maioria dos clientes não é um especialista no assunto e, por esse motivo, precisam de informações mais simples para o melhor entendimento da mensagem.
Porém, mesmo mostrando uma linguagem mais popular nos anúncios, é fundamental que você entenda a linguagem técnica no caso de o cliente desejar conhecer os detalhes de forma mais aprofundada. Esse conhecimento vai deixar o comprador mais seguro em relação à sua experiência, fazendo com que tenha uma percepção melhor da sua marca.
Use vídeos para divulgar os carros
Em uma pesquisa realizada pela HubSpot, 80% dos profissionais de vídeos marketing entrevistados revelaram que a inclusão de vídeos influenciou diretamente nas vendas. Com o avanço da internet nos últimos anos, essa realidade também já alcançou a venda de carros pela internet, superando canais tradicionais como revistas, jornais e TV.
O uso de vídeos nos anúncios faz com que se tornem mais atrativos, pois o usuário pode ter uma visão mais ampla do veículo. Isso sem falar sobre a possibilidade de usar a criatividade nos vídeos e tornar a abordagem sobre o universo dos carros mais interessantes.
Além disso, ao contrário das fotos estáticas, o recurso em vídeo permite mostrar os detalhes de uma forma que torna a experiência mais viva, aumentando as chances de convencer o comprador a marcar uma visita presencial.
Invista no pós-venda
A venda não deve ser encarada apenas como o fim de uma transação de negócio, mas sim como o início da relação com o cliente. Por esse motivo, você deve investir no pós-venda como uma forma de interagir com o comprador e torná-lo um cliente fidelizado, além de usar essa estratégia para identificar pontos que podem ser melhorados ao anunciar pela internet.
Sendo assim, agradeça pela compra do veículo e pela confiança. Outra dica é fazer o envio de um e-mail alguns dias depois com um breve questionário online perguntando sobre a experiência de compra.
Seja simpático
Para finalizar, uma maneira simples e eficaz de interagir com os clientes é manter uma postura firmada de empatia. Demonstre interesse para responder as perguntas sobre os anúncios com simpatia, disponibilizando uma solução personalizada sempre que possível. No caso de receber críticas os comentários desagradáveis, mantenha a mesma postura e leva a situação sem perder o bom humor.
Mostrar atenção e estar sempre alerta para esclarecer as dúvidas faz com que o usuário se sinta importante e respeitado, o que é fundamental para que ele continue interessado em continuar o contato. Além disso, essa atitude é essencial para que ele recomende a sua marca para amigos e conhecidos, aumentando as chances de alcançar um número cada vez maior de prospects.
O consumidor brasileiro já se adaptou à realidade de uma comunidade online que se ajuda e interage continuamente. Dessa forma, é preciso sim cogitar a estratégia de venda de carros na internet, lembrando sempre que é melhor canalizá-la para sites que já têm expertise e reconhecimento no mercado.
Está convencido a migrar para a internet para melhorar as suas vendas? Então não perca mais tempo e anuncie com a OLX!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.