Em pleno 2021 não é mais novidade para ninguém que um bom posicionamento nas redes sociais pode ser uma ferramenta essencial para o sucesso de uma marca, mas alcançar essa relevância pode ser um caminho confuso. Pensando nisso, a OLX levou, hoje, ao Conecta Autos especialistas do setor para uma imersão sobre como produzir conteúdos na internet.
O painel “Criação de Conteúdos Assertivos”, mediado por Patrícia Tauscheck, diretora de Marketing da OLX Brasil, contou com a presença de Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, e Rafaela Borges, jornalista e colunista do UOL, que apresentaram informações valiosas para quem está buscando criar uma relevância de marca no meio digital. Confira as dicas dos especialistas!
1. Conheça seu público alvo
O marketing de conteúdo é o desenvolvimento de estratégias que visam atrair clientes para uma marca através da produção de conteúdos que são relevantes para o público-alvo e, em muitos casos, isso pode ser uma ferramenta mais produtiva do que o investimento em propaganda tradicional. Seja através de newsletter, redes sociais, podcasts, ou outros veículos digitais, o ponto mais importante na hora de desenvolver seu conteúdo é saber quem você quer atingir.
“Um dos maiores erros é querer agradar todo mundo, pois você fica genérico. Ao criar um público específico o seu alcance é menor, mas seu engajamento é muito maior”, explica Vitor.
O engajamento no universo virtual – a famosa interação do público com um conteúdo através de curtidas, comentários e compartilhamentos – é o que vai tornar uma marca relevante e destacá-la no mercado.
2. Pesquise assuntos relevantes
Ao definir quem é o público com quem se está conversando é possível, então, saber quais as demandas dele. Acompanhar os assuntos mais pesquisados na internet através de ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca) é uma forma objetiva de determinar a relevância de um tema no momento, e permite que você desenvolva conteúdos sobre aquilo.
“O tempo todo alguém está na internet querendo tirar alguma dúvida, e sua marca pode responder aquilo”, ilustra Vitor. Mas, além de falar sobre os assuntos relevantes, saber como se comunicar e que tipo de conteúdo desenvolver (fotos, vídeos, textos, etc.) é essencial para se destacar no mercado.
“Investir nesses conteúdos é uma forma de criar valor para sua marca”, explica Rafaela.
3. Qualidade x Quantidade
A familiaridade com uma marca gera vendas para ela, portanto investir na qualidade do seu conteúdo é outro ponto essencial. Quanto mais o público passar a ver sua marca como uma referência naquele assunto, mais isso será convertido em vendas. E, apesar das plataformas sempre oferecerem formas de se impulsionar um conteúdo através de anúncios pagos para aumentar o alcance da marca, os especialistas alertam que nem sempre isso é uma boa estratégia.
“Público pago representa quantidade, mas o público orgânico representa qualidade, pois é o público fiel que está te acompanhando e quer consumir o seu conteúdo”, explica Rafaela.
“Você precisa partir de um conteúdo bom para poder investir em potencializá-lo”, completa Vitor, alertando para a importância de se dedicar à qualidade do conteúdo produzido e sempre buscar opinião de terceiros e especialistas antes de abordar temas delicados.
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