Em tempos de Vendas 4.0, o uso da tecnologia e da conectividade em qualquer que seja sua atividade profissional é fator indispensável para o sucesso. Logo, com o setor automotivo não seria diferente!
Hoje, aplicar a inteligência digital à rotina de sua concessionária ou loja de carros pode ser uma estratégia fundamental, não apenas pra aumentar o alcance de suas vendas, mas também, pra proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final.
Por esse motivo, nós preparamos um post exclusivo sobre o tema e como é possível agregar o conceito de inteligência digital às atividades de compra e venda de carros. Tem interesse? Então, vamos direto às dicas! Boa leitura!
Afinal, como definir inteligência digital?
A melhor definição para a inteligência digital seria a capacidade de transformar dados digitais em insights e oportunidades de vendas por meio de uma abordagem omnichannel. Achou complicado? Então, vamos aos poucos!
Como todos sabem, vivemos em um cenário completamente digitalizado e conectado, em que diariamente nós vemos diante de nossos smartphones, notebooks, tablets etc. Além de entretenimento e comunicação, todos esses dispositivos servem também como um canal de contratação de serviços e de compras.
Afinal, por meio deles, resolvemos praticamente tudo em nossas vidas: pedir comida, remédios, agendar um médico, chamar um táxi, renovar a casa e, inclusive, comprar carros.
Já o termo omnichannel se refere a multicanais. Por exemplo, quando vemos um produto interessante em um aplicativo, o negociamos em um chat ou pelo WhatsApp e vamos buscá-lo pessoalmente na loja física.
Percebe que, nessa suposta negociação, empresa e cliente utilizaram canais diferentes, online e offline, para concretizar a venda? Isso seria a abordagem omninichannel.
Por fim, podemos resumir o conceito de inteligência digital como sendo a capacidade de aproveitar todas as oportunidades geradas nesse cenário tecnológico, conseguindo abordar e vender bem pelos mais variados canais à disposição hoje.
Como a inteligência digital se aplica a uma loja de carros?
Como bem destacamos, a transformação digital se deu nos mais diferentes setores da economia, o que evidentemente inclui o automotivo. Isso não apenas trouxe novas alternativas de comunicação e vendas, como também, fomentou mudanças de hábitos e o perfil de compras do consumidor brasileiro.
Em outras palavras, os clientes procuram, negociam e fecham negócios diretamente por meio do ambiente digital, de forma segura, prática e rápida. Logo, aplicar a inteligência artificial às atividades de compra e venda de carros é mais do que um diferencial competitivo, mas também, uma estratégia imprescindível pra se adequar às tendências e preferências de compras no consumidor moderno.
Para isso, a implementação da inteligência digital em concessionárias pode ser dar de diferentes formas, tais como:
- trazer o negócio para o ambiente digital;
- utilizar plataformas especializadas em compra e venda de carros;
- saber trabalhar abordagens omnichannel (site, e-mail, chat, WhatsApp, loja física etc.);
- utilizar aplicativos pra vender carros;
- se comunicar com os seus clientes de forma online, instantânea e em tempo real, como o uso chatbots, por exemplo.
Por que investir em inteligência digital no setor automotivo?
Pra quem compra e vende carros, investir na inteligência digital nesse setor é também ampliar as oportunidades de vendas, otimizar as negociações e, até mesmo, conseguir se especializar em determinado nicho.
Isso porque o ambiente digital e as ferramentas disponíveis, como marketplaces, aplicativos e plataformas, proporcionam meios muito mais dinâmicos, eficientes e direcionados para você trabalhar.
Em outras palavras, com esses canais, você consegue ampliar o alcance de seus anúncios, comunicar-se em tempo real e a qualquer momento, apresentar o carro com descrição detalhada, fotos e vídeos e, claro, fechar negócio com segurança.
Fora todas essas vantagens práticas, usar a inteligência digital para vender carros é também uma questão de acompanhar tendências e as mudanças no perfil de consumo do mercado.
Pra se ter uma ideia melhor, durante o período da pandemia, a venda de carros usados pela internet teve um crescimento de 20%. A tendência é que essa prática cresça ainda mais nos próximos anos.
Só na OLX, por exemplo, houve um aumento de 13% nas procuras de veículos em 2020, o que reforça o uso do marketplace entre as principais referências na adoção da inteligência digital pra compra e venda de carros.
Quais são os exemplos práticos de inteligência artificial pra venda de carros?
Pra exemplificar mais detalhadamente como a inteligência artificial pode ser aplicada pra anunciar e vender seus carros, nós separamos algumas dicas práticas e completamente viáveis. Confira, a seguir!
- Redes sociais: utilizar as redes sociais como vitrine de sua loja de carros pode ser uma estratégia eficiente e muito interessante para o negócio. Por meio delas, você pode atualizar seu catálogo com fotos, vídeos e informações dos veículos, interagir com o público e linkar tudo isso para seus anúncios e páginas de vendas;
- OLX: usar o marketplace pra amplificar seu alcance no mercado e usufruir de todas as ferramentas dispostas nele, como descrição completa dos anúncios, possibilidade de incluir fotos e vídeos, chat para comunicação, aplicativo etc. Além disso, a OlX oferece planos profissionais ainda mais eficazes pra compra e venda de carros;
- Apps – as próprias plataformas e markteplace de compra e venda de carros oferecem aplicativos, dois quais você pode negociar e fechar negócios diretamente do seu celular;
- WhatsApp: o dispositivo de comunicação também permite otimizar suas negociações com os clientes e, hoje, já existe a versão business. Nela, você inclui catálogos, links pra sua loja virtual e outras informações no aplicativo.
Essas são algumas dicas e informações úteis sobre o uso da inteligência digital aplicada à compra e venda de carros. Como bem vimos, realizar essa transformação em sua loja ou concessionária não se limita unicamente a processo de modernização do negócio, mas também, permite agregar valores e vantagens indispensáveis nos dias de hoje, como alcance dos anúncios, otimização da comunicação, direcionamento de público, redução de custos e profissionalização.
Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de muitas outras e não perder uma só novidade? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossas próximas atualizações diretamente em seu e-mail, e em primeira mão!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.