Se você tem 35 anos ou mais, certamente assistiu a inúmeros filmes de ficção-científica quando criança e teve a certeza de que já teríamos carros voadores pelos céus das nossas cidades atualmente. No entanto, embora a sétima arte tenha se precipitado um pouco quanto à linha do tempo, de fato já temos projetos muito bacanas deste tipo de veículo ao redor do mundo.
Mas será que já estamos prontos para os carros voadores? Será que eles tomarão o lugar dos automóveis convencionais ou servirão de alternativa ao trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades? Inclusive, executivos da OLX tiveram contato com modelo do segmento e puderam aprender mais sobre esta seara na última edição do South by Southwest (SXSW).
Por isso, neste artigo faremos um resumo que abrange desde as origens do carro voador, passando pelo momento atual deste tipo de modelo e o que o futuro reserva sobre esse tema. Vamos lá!
A origem do carro voador
Se você pensa que os carros voadores surgiram recentemente, enganou-se. Os primeiros conceitos foram desenhados no início do século passado. Em decorrência disso, muitos analistas acreditavam que a produção em massa do veículo seria apenas questão de tempo.
Ao fim da década de 1930, o norte-americano Waldo Waterman obteve êxito com seu Aerobile, que pode ser considerado o primeiro carro voador. O modelo de dois assentos e configuração de triciclo com asas no topo fez seu primeiro voo em 1937. No entanto, não chamou tanta atenção dos consumidores e caiu no esquecimento.
O modelo desenvolvido pelo projetista decolava como um avião, fugindo do conceito de carros voadores adotado por gigantes como Embraer, Boeing e Airbus. Existem ainda startups que também anseiam por colocar seus produtos — de conceitos similares — no mercado.
Como funciona um carro voador?
Agora, vamos entender como funcionam a maioria dos carros voadores que existem atualmente.
Vale, contudo, dizer que o termo “carro voador” deve ser usado com certa licença poética. Pelo seguinte fato: o produto em questão pode ser um VTOL ou um eVTOL. E o que significam essas siglas?
Ambas vêm do inglês. Enquanto a primeira significa Vertical Take-Off and Landing, a segunda quer dizer Electric Vertical Take-Off and Landing. Se fizermos uma tradução literal, obtemos “decolagem e pouso vertical” e “elétrico de decolagem e pouso vertical”.
Em resumo, estes veículos são aeronaves cujos procedimentos de pouso e decolagem são similares aos de um helicóptero. No entanto, sua locomoção é muito parecida com a de um avião. Ou seja, tanto VTOL quanto eVTOL são uma espécie de híbrido entre helicóptero e avião.
A diferença entre os dois se encontra basicamente na forma como são impulsionados. O VTOL é uma aeronave movida usualmente a combustível fóssil, enquanto o eVTOL se utiliza apenas de energia elétrica para se locomover. É nesta última que as grandes empresas e as startups mais vêm apostando.
Para completar, já temos projetos de carros voadores em que não há a necessidade de piloto dentro da aeronave. Os modelos são autônomos, guiados pela equipe técnica do solo. Em termos de capacidade, a maioria dos eVTOLs pode transportar até seis passageiros (à exceção do operador).
O que esperar de um carro voador dentro do setor automotivo?
Segundo especialistas, o futuro do carro voador já está bem desenhado. O veículo não substituirá os automóveis, mas será uma nova alternativa de transporte, especialmente em grandes centros urbanos.
Mais baratos que helicópteros, a expectativa é de que eVTOLs sejam produzidos em larga escala. Dessa forma, atuarão primariamente como serviços de táxi aéreo, facilitando a mobilidade em cidades.
A Embraer, por meio da Eve, sua empresa de carros voadores, aposta justamente nisso. A companhia, que concluiu os testes em túnel de vento de seu eVTOL (que tem autonomia de 100 km) recentemente, pretende ter 245 carros voadores operando só no Rio de Janeiro até 2035.
Em seu Conceito de Operações para a mobilidade aérea na capital fluminense, a Eve diz ainda que a cidade pode ter até 37 vertiportos (para pousos e decolagens). A expectativa é de que 100 rotas estejam operando até 2035, com capacidade para transportar 4,5 milhões de passageiros por ano.
A Eve planeja iniciar a operação dos seus modelos em inúmeras cidades a partir de 2026. No entanto, esbarra em alguns desafios, principalmente na legislação de países para o uso adequado dos carros voadores.
Além da companhia brasileira, muitas outras companhias irão lançar seus eVTOLs em breve. Uma delas é a AutoFlight. A empresa iniciará a operação comercial de carros voadores da EVFLY no Oriente Médio. Depois, a companhia pretende expandir para outros países da Ásia e também da África.
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