A última edição do South by Southwest, um evento anual que reúne as inovações tecnológicas mais impactantes para a sociedade, contou com muitas novidades inspiradoras para o mercado automotivo. Algumas delas não servem apenas de inspiração, mas marcam as tendências do setor que não podem ser ignoradas por quem quer acelerar o seu negócio.
A OLX cobriu o evento, com a participação de um grupo de executivos que se dedicou a trazer para o público brasileiro as informações mais importantes apresentadas nas palestras e nas exposições. Estiveram presentes no SXSW 2023, em Austin – Texas, Flavio Passos (VP de Autos e Comercial OLX), Rafael Constantinou (VP de Growth & Analytics Marketing OLX) e Gábrielà Zañinetti (VP de Marketing OLX).
Eles fizeram análises sobre as tendências do setor e seus impactos no Brasil no que diz respeito a carros autônomos, Inteligência Artificial (IA) e carros elétricos. Você pode conferir o conteúdo completo no artigo “SXSW 2023 apresenta inovações de IA para o mercado automotivo”.
O jornalista Ricardo Sant´Anna também participou do evento como nosso correspondente, fazendo a curadoria dos principais temas relacionados ao futuro do mercado de automóveis. Sant´Anna é diretor criativo da Fuelture, produtora de conteúdos e filmes voltada para o segmento de automóveis. A seguir, listamos as 6 tendências tecnológicas abordadas no SXSW 2023.
Inteligência Artificial abre uma nova era no mercado automotivo
A tecnologia já faz parte do cotidiano dos mais jovens, realidade aumentada e metaverso não são novidades para o setor de jogos e entretenimento. O que está mudando, na verdade, é o alcance dessas tecnologias, que vêm sendo aprimoradas para serem funcionalidades úteis na vida pessoal e profissional das pessoas. Nesse contexto, enquadra-se a Inteligência Artificial no mercado automotivo.
Uma das palestras mais esperadas do SXSW 2023 foi a da cientista Amy Webb, referência no mapeamento anual das tendências tecnológicas que transformam, aos poucos, a sociedade. Ricardo Santa’Anna assistiu à palestra e trouxe como destaque a seguinte fala:
“Nós nunca mais pensaremos sozinhos”, diz Amy Webb. “A internet como a gente conhece acabou. Não é mais ‘a gente procurando algo na internet’, e sim a internet procurando as nossas informações”.
Pela análise de Santa’Anna, a cientista futurista quer dizer que os computadores já acessam os mais variados dados pessoais. Só de manter o celular dentro do bolso, por exemplo, temos registrados os lugares por onde passamos. Usamos aplicativos para escolher a receita para o almoço, contamos com o smartphone para saber qual a melhor oferta de determinado produto na região.
Tudo isso indica que já estamos vivendo em plena era de assistência da inteligência artificial, de acordo com Webb. Isso ficou ainda mais evidente com o ChatGPT, lançado recentemente pela Open IA. Trata-se de uma Inteligência Artificial capaz de responder absolutamente tudo sobre qualquer assunto, formular longos textos e até criar um plano de negócios em uma velocidade incrível.
No entanto, os especialistas chamam a atenção para o fato de que a IA não tem como objetivo – nem capacidade para – substituir a inteligência humana: “Essas ferramentas só serão úteis se você tem conhecimento. Você só usa uma calculadora porque entende de matemática”, comparam.
Assim, fica claro que essas inovações também impactam o mercado automotivo. Por um lado, empreendedores têm em mãos ferramentas potentes para otimizar a gestão do negócio. Por outro, as tendências do consumidor caminham para um público que, cada vez mais, procura por automóveis que tenham sistemas digitais integrados e funcionalidades de navegação multimídia e segurança que melhorem a experiência do condutor.
O impacto do audiovisual no mercado de automóveis
Outro assunto que deu o que falar foi o impacto dos streamings e das produções audiovisuais no setor automotivo. Chloe Targett-Adams, diretora global de promoção de corridas da Fórmula 1, deu visibilidade a um caso que demonstra a força do entretenimento para os negócios.
Ela explicou como a marca conseguiu se posicionar de maneira potente nas redes sociais, com um crescimento anual de 40% no número de seguidores e muitos engajamentos agregados, depois de fazer uma parceria com a Netflix e lançar a série Drive to Survive, resultando, inclusive, em aumento da audiência da F1. Com isso, o número de fãs da marca deve ultrapassar 1 bilhão em 2023, sendo 77% composto pelo novo público alcançado nos últimos dois anos.
Outro exemplo apresentado no SXSW que Ricardo Sant’Anna trouxe para nós é a parceria duradoura entre a Volkswagen e a Lucasfilm, uma das maiores empresas de entretenimento dos EUA, que permitiu que a marca se aproximasse do público mais jovem. Em 2022, a nova Kombi elétrica, ID Buzz, participou do lançamento do seriado Obi-Wan Kenobi, ambientado no universo Star Wars. O sucesso da estratégia levou a um novo projeto, agora com o elétrico ID4, que estará na campanha de divulgação da terceira temporada de The Mandalorian.
Além disso, outras marcas mostraram que a aproximação com o audiovisual tem gerado bons resultados no mercado de carros, como é o caso da Mercedes-Benz, que apresentou a capacidade autônoma de estacionamento do New S-Class por meio de um curta-metragem chamado Valet Guys, muito mais cinematográfico e menos propagandista. Somente no YouTube, o vídeo já alcançou 4 milhões de visualizações, colocando a marca como top of mind quando o assunto é carros autônomos.
Autonomia até na hora de dirigir
Por falar em carros autônomos, eles também tiveram seu espaço entre as inovações de destaque do SXSW 2023. A CEO do grupo General Motors, Mary Barra, apresentou o Cruise, programa de veículos autônomos da marca que já tem 120 carros rodando nos Estados Unidos, em fase de testes.
Kyle Vogt, responsável pelo Cruise, explicou: “Vamos da era de dirigir para sermos dirigidos. Há 10 anos, um celular só fazia ligações e hoje é escritório e entretenimento, a vida está ali. Com o carro autônomo será a mesma coisa, deixaremos de só dirigir para trabalhar, estudar, cuidar das crianças, tudo isso dentro de um veículo”.
Carros elétricos podem sim ser o futuro
Se antes os carros elétricos eram aspirações para o futuro, atualmente fazem parte da realidade. Foi isso que Sant’Anna constatou quando a Volkswagen exibiu, no SXSW, a nova ID Buzz e o SUV ID4, sucessos de venda nos EUA e com lançamento previsto para este ano no Brasil.
O correspondente da OLX ainda organizou alguns dados relevantes apresentados no evento sobre o setor de carros elétricos:
- as vendas globais de carros elétricos cresceram 60% em 2022, segundo a Quartz;
- a China lidera as vendas do setor. Um em cada 4 carros vendidos por lá tem propulsão elétrica, de acordo com a World Economic Forum;
- como medida de sustentabilidade, a cidade de Hamburgo, na Alemanha, proibirá táxis a combustão a partir de 2025, como informa a Tagesspiegel;
- Tesla prevê a venda de 2 milhões de carros elétricos em 2023.
Durante o SXSW, aconteceu ainda o lançamento do trailer Lightship L1, um motorhome pensado para os amantes de viagens e da natureza que querem alinhar a sustentabilidade com o lazer.
O modelo tem propulsão elétrica própria, o que significa que o trailer não faz o veículo que o está rebocando (seja elétrico ou a combustão) perder a autonomia. É possível passar uma semana viajando sem precisar recarregar, pois é equipado com painéis de energia solar localizados no teto, garantindo o fornecimento de energia para o interior da “casa”.
O mercado para esse tipo de veículo elétrico está em crescimento. Uma a cada 10 pessoas viajam com trailers e motorhomes nos EUA, uma tendência que também cresce no Brasil.
Novos caminhos para a mobilidade urbana
Parece que 2023 realmente é um ano que inaugura inovações para o setor automotivo, não somente no que tange ao mercado, mas também com relação ao futuro da mobilidade urbana. Ricardo Sant’Anna acompanhou a apresentação de uma nova maneira de transporte que pode se tornar realidade em alguns anos.
Estamos falando de um transporte aéreo mais barato que um helicóptero, que viria como alternativa ao Uber e aos táxis. Isso mesmo que você leu! O tema são carros voadores! Essa é a ideia do evTOL, uma aeronave elétrica com decolagem e pouso na vertical. O protótipo é da empresa brasileira Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, e chegará aos ares a partir de 2026 com a promessa de desafogar o trânsito e diminuir a emissão de gases por veículos nas grandes cidades. Para tanto, tal projeto demandará novas regulamentações e infraestrutura.
Falando em inovação: já ouviu falar da concessionária do futuro?
A maneira de vender automóveis também mudou junto com as tecnologias aplicadas aos carros, como pôde ser visto na proposta da loja-conceito da Rivian, que fabrica picapes e SUVs elétricos.
O espaço em Venice Beach, na Califórnia, conta com uma série de produtos licenciados em colaboração com outras marcas, jardim, biblioteca, coworking… Ah! Eles também vendem carros por lá, mostrando alternativas disruptivas para os novos modelos de negócios e a superação da expectativa do público.
Leia também:
- Carros Elétricos no Brasil: Uma realidade acionável para o futuro?
- Realidade Aumentada inova experiência digital de venda de carros
- Como criar canal no YouTube: passo a passo para concessionárias
- Mercado de carros 2023: uma análise exclusiva da Fenauto
Incrível, não acha? Essas transformações não vão parar por aí. Na verdade, tudo isso ainda está chegando, aos poucos, para os consumidores brasileiros. Por isso, a OLX acompanha de perto as tendências do mercado automotivo. Acompanhe o Dicas OLX Autos e não perca nenhuma novidade e inspirações para impulsionar suas vendas!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.