Em quantidade de acessos, o YouTube só perde para o Google, ficando em 2º lugar entre as plataformas mais visitadas no mundo. Entre os brasileiros, a rede social é mais usada de forma informativa do que recreativa, ou seja, em uma pesquisa no Google sobre determinado assunto, o consumidor tende a clicar no vídeo entre os resultados do que em um artigo para leitura. Por isso, o marketing digital de uma empresa precisa também saber como criar canal no YouTube a fim de garantir seu espaço diante de todos os perfis de público.
Na ausência de uma estratégia que inclua a plataforma audiovisual entre as frentes da revendedora de automóveis, não se perde apenas oportunidades de venda, mas se corre o risco de cair na zona de esquecimento e invisibilidade do meio digital, afinal, o perfil do consumidor está mudando. Não é por acaso que outras redes sociais concorrentes estão investindo em diferentes maneiras de posicionamento de vídeos. O objetivo é atender ao interesse do consumidor e manter-se competitivo.
O mesmo ocorre para empresas de diversos nichos, incluindo o de revenda de automóveis. É preciso estar onde o consumidor também está e posicionar-se competitivamente diante dos concorrentes. Por isso, se você ainda não investe em conteúdos de vídeo para sua concessionária, aqui vão as nossas dicas de como criar um canal no YouTube passo a passo.
Importância do YouTube no setor automotivo
Além dos dados gerais sobre o comportamento do brasileiro enquanto navega pela internet, há também dados do mercado que justificam a importância de estruturar um canal no YouTube corretamente para aumentar as vendas. Segundo a pesquisa de usuário do Google/Talkshoppe:
- 70% dos visitantes já realizaram a compra depois de assistir a um vídeo pelo YouTube.
- 87% consideram a plataforma confiável para obter recomendações.
- 85% das pessoas que usam a rede social em sua jornada de compras passam a seguir a marca por conta dos conteúdos audiovisuais.
Para o consumidor, o YouTube é um lugar de descobertas, para as empresas, é a oportunidade não só de aumentar as vendas, mas de conquistar a fidelidade dos clientes.
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5 dicas de como criar um canal de sucesso no YouTube para revenda de automóveis
Confira as principais dicas para criar canal no YouTube de sucesso, que reverta em clientes e fidelidade para sua loja.
1. Crie um canal exclusivo para a marca
O primeiro passo é criar um perfil para a loja na rede social que tenha a mesma identidade visual das outras plataformas, assim, site, blog, Facebook, Instagram e outras mídias estarão alinhadas entre si, de maneira que a marca seja facilmente reconhecida pelos consumidores.
Para criar um canal no YouTube:
- Crie uma conta profissional, com e-mail, usuário e dados da empresa.
- Faça login no YouTube em um computador.
- Clique na sua foto de perfil e depois em “Criar um canal”.
- Verifique ou altere as informações de nome e foto e confirme para criar seu canal novo.
Esse é o passo a passo básico para abrir seu canal no YouTube.
2. Elabore uma agenda de publicações alinhada com as outras redes sociais
É interessante que os conteúdos das diferentes plataformas estejam alinhados. Não que você vá divulgar as mesmas informações em todas as redes, mas o YouTube vai servir como suporte para sua estratégia de marketing, isso significa que a comunicação precisa ser coesa com o que já está sendo veiculado em outros sites da empresa. Mantendo um discurso coeso, é possível obter navegabilidade, ou seja, direcionar o consumidor de uma rede a outra com o objetivo de fazê-lo chegar à página de compra e venda. Aí é a vez da terceira dica.
3. Use campanhas de vídeo para ação
O famoso CTA (call to action) é a cereja do bolo para o posicionamento de marca e a jornada de compra no YouTube. O potencial cliente (lead) precisa de comandos claros que facilitem que ele tome medidas a partir do vídeo. Assim, há chances de maior interação com o conteúdo publicado, dentro ou fora do YouTube, o que aumenta o alcance e a credibilidade da marca, fatores importantes para a geração de leads.
4. Acompanhe os resultados mensuráveis
Como o YouTube é uma plataforma do Google, é importante ativar o acompanhamento de conversões do Google Ads, a fim de computar e receber os dados sobre a maneira como as pessoas interagem com os conteúdos que estão sendo publicados. Isso permite que você analise se a estratégia está funcionando, o que pode melhorar e quais os caminhos para aumentar as conversões.
5. Personalize o alcance dos vídeos
O YouTube oferece três ferramentas importantes para que seus vídeos cheguem ao público certo: públicos-alvo personalizados, segmentação por lista de clientes e públicos-alvo semelhantes. Com isso, aqueles usuários que já procuraram pelo produto que você está anunciando ou que demonstrem interesse por assuntos automotivos vão chegar ao canal do YouTube da revendedora de automóveis com mais facilidade.
Outra ferramenta é a segmentação otimizada, em que a plataforma automatiza a identificação de públicos relacionados que possam se tornar potenciais clientes. Ao utilizar esses recursos de qualificação de leads, tem-se mais eficiência nas conversões, aumentando o ritmo da dinâmica da jornada de vendas de sua loja.
Dica extra: estratégia para vender mais pelo YouTube
Por fim, vale destacar que para criar um canal de sucesso no YouTube, ele precisa também ser eficiente em recuperação de leads, ou seja, em alcançar aquele público que já acessou seu conteúdo, mas não interagiu. Para isso, use a opção de segmentos de dados que a plataforma oferece. Com ela, você alcança mais clientes qualificados ao continuar entregando conteúdos relevantes para os clientes que já reconhecem sua marca e estão em diferentes momentos do funil de vendas.
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