Queda de produção e venda de veículos é a descrição do cenário automotivo a partir de 2020. Com o fechamento de montadoras e lojas devido às implicações da pandemia, como o setor conseguiu sobreviver e, mais que isso, recuperar-se em tão pouco tempo? A estratégia foi adaptar-se rapidamente ao social commerce, usando as redes sociais como um espaço digital de comunicação e atendimento.
O contexto dos últimos anos acelerou o processo de transição das negociações do setor automotivo do meio físico para o meio digital. Um espaço que antes era usado somente para veicular anúncios e promoções, hoje é uma plataforma potente para as etapas iniciais de vendas de automóveis.
Quanto ao comportamento do consumidor, não há mais dúvidas: a preferência é por realizar a compra, ou pelo menos efetuar grande parte do processo, pela internet. As revendedoras, por sua vez, estão correndo para incluir o social digital commerce entre as operações das empresas.
O grande desafio é saber como aplicar estratégias de social commerce no Brasil que funcionem para acelerar as vendas de automóveis. Por isso, este artigo tem como objetivo ajudar revendedores e empresários a se inserirem nas redes sociais de maneira competitiva.
O que é social commerce?
O uso das redes sociais e de seus recursos para realizar vendas online é conhecido como social commerce. Diferentemente do que ocorria há alguns anos, essa estratégia não visa somente publicidade e visibilidade da loja ou marca. Atualmente, o uso das redes sociais para vendas consiste em:
- veicular conteúdos informativos;
- gerar interação e engajamento;
- potencializar o tráfego entre as diferentes plataformas da empresa;
- aproximar-se do público consumidor;
- estruturar o portfólio digital;
- explorar canais de atendimento ao cliente.
Assim, o conceito de social commerce está em aproveitar as oportunidades de interatividade proporcionadas pelas redes sociais para realizar vendas sem precisar sair das plataformas.
Um exemplo de social commerce que vem obtendo bons resultados é a plataforma da OLX, que oferece um ambiente completo em que o comprador descobre o veículo que quer adquirir, negocia e realiza o pagamento. Assim, é um espaço digital com todos os recursos para o processo de compra e venda, além de permitir interações, como comentários e avaliações, fatores que são centrais no social digital commerce.
Leia também:
- Best Friday 2022 OLX: estratégias para aumentar as vendas
- Conecta Autos 2022: Caito Maia e KondZilla são alguns dos palestrantes
- Introdução para revendedora de carros
- Vantagem sobre a concorrência: Anuncie seus carros com esse benefício
A importância do social commerce para vendas de carros
Quem não é visto não é lembrado e a visibilidade do setor automotivo está toda concentrada nas plataformas digitais. Explorar os recursos de interação das redes sociais é uma estratégia que mantém a loja de carros em alta nas visualizações, trazendo o cliente para perto da concessionária, colocando a marca como referência e criando identidade com o público.
O social commerce abre mais uma frente de negociação e alcança aquele público que já recorre exclusivamente às redes sociais para realizar suas compras. De fato, a procura por automóveis numa jornada de compras começa pelo meio digital, e a loja automotiva que oferece não apenas informações sobre os produtos, mas também comunicação, atendimento e espaço para diálogo entre os usuários tem mais chances de convidar o potencial cliente para visitar a loja física.
Por outro lado, operacionalizar o processo completo de vendas em espaço digital é algo urgente, e os recursos para isso já estão disponíveis por meio do social commerce, presente nas principais redes sociais, assim como em aplicativos de autoatendimento, por exemplo o WhatsApp, a OLX, entre outros.
Em um conteúdo anterior do Dicas OLX Autos sobre novos modelos de negócios, já foram destacados os benefícios de estruturar uma operação de vendas totalmente digital para concessionárias e revendedoras, uma estratégia que diminui os custos operacionais e melhora a experiência do usuário, com consequente aumento da satisfação do cliente.
Como aplicar a estratégia de social commerce para vender carros?
Em primeiro lugar, as lojas que ainda não têm uma rede social estruturada precisam estudar os recursos de cada uma delas e escolher qual entrega maior facilidade para começar as vendas digitais do zero. Escolhida a plataforma e criada a página, é preciso ativar as ferramentas de social commerce, por exemplo:
- catálogos, botão de compra e opções de pagamento pelo WhatsApp;
- ferramenta de loja do Instagram Shopping;
- espaço de lojas virtuais no Facebook (f-commerce) ou no Twitter (t-commerce);
- planos profissionais em plataformas especializadas em vendas de veículos pela internet.
Em seguida, é estruturado o portfólio de produtos, para, então, definir um calendário de conteúdos, alinhando anúncios, promoções e informação, sempre vinculados aos automóveis em estoque e com fichas técnicas disponíveis no catálogo.
Alinhada a comunicação, é necessário estruturar o processo operacional das vendas, disponibilizando uma equipe de atendimento exclusiva para responder mensagens diretas, por meio das quais serão efetivadas as vendas. Resposta rápida e funcionários preparados para resolver todas as dúvidas e encaminhar o cliente corretamente no processo de compra são fatores essenciais para realizar as vendas. Lembrando que demora no tempo de retorno e mensagens automáticas não são vistas com bons olhos pelos clientes.
Respostas a comentários nas publicações, entre outras interações com o potencial cliente, são importantes para o sucesso do social commerce. Por isso, disponibilizar pessoal para executar tais tarefas com agilidade também é algo importante, pois gera confiança e credibilidade.
Por último, é essencial acompanhar os dados e insights da plataforma, entendendo quais comunicações geram resultados, quais os perfis de público que estão sendo atraídos e como melhorar cada vez mais o atendimento e as avaliações.
Além disso, transparência, celeridade nos processos e infraestrutura para entrega são pontos que não podem ficar de lado. A logística é uma frente indispensável para que o cliente saia satisfeito e fique inclinado a participar do programa de indicação. Estruturar uma opção de test drive também é interessante para conquistar o cliente do setor automotivo e efetivar a venda.
O espaço para vendas de automóveis da OLX oferece ferramentas completas para realizar o social commerce, de maneira estruturada e com entrega de relatórios periódicos visando a melhorias no processo de vendas e no atendimento ao cliente. Saiba mais em: Planos Profissionais OLX: conheça funcionalidades e benefícios.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.