No calendário oficial do Brasil, 20 de junho é o Dia do Revendedor. A data foi fixada para homenagear esses profissionais que revolucionaram a comercialização de produtos e serviços, numa época em que o deslocamento entre as pequenas cidades e o acesso a produtos variados eram difíceis.
A origem da profissão é ainda anterior ao início do século XX, de quando se têm os primeiros registros de revendedores que viajavam visitando as fazendas e ofertando mercadorias inovadoras e limitadas, como tecidos, tinturas, especiarias e novas tecnologias.
Desde aquela época, o revendedor já era considerado um facilitador, não apenas fazendo transitar as mercadorias em uma sociedade pré-industrial, como também divulgando informações sobre as novas invenções. Afinal, para realizar o seu trabalho com eficiência, o revendedor precisava conhecer a fundo o produto que estava oferecendo e comunicar as funcionalidades de maneira atrativa aos possíveis compradores, com simpatia, precisão, tecnicismo e jogo de cintura para barganha.
Se você acha que todas essas características ainda fazem parte da profissão de revendedor nos dias atuais, não está enganado. Realmente, ainda que muita coisa tenha mudado nas cidades no último século, desde infraestrutura até oferta e demanda, e que o meio digital ofereça ferramentas que transformam diariamente a dinâmica das vendas, a essência do revendedor continua a mesma.
Um dos mercados mais promissores nas últimas décadas é a revenda de carros, que recebe ainda mais potência no meio digital. Quer descobrir como impulsionar suas vendas e ter sucesso na carreira de revendedor? Confira as dicas que preparamos para você, nossa contribuição em homenagem aos profissionais da revenda de carros!
Leia também:
A história por trás do Dia do Automóvel no Brasil
Dica #1: Conheça seu produto!
Para vender bem e vender sempre, é preciso conhecer em detalhes o produto. O revendedor de carros deve ter informações completas sobre o produto que está vendendo, não apenas para poder apresentá-lo ao cliente, mas também para tirar dúvidas e ter o máximo de desenvoltura no momento de comunicar o automóvel à venda.
Na revenda de carros, é essencial:
- ter informações sobre a marca fabricante;
- conhecer o modelo do veículo e as especificações de acordo com o ano de fabricação;
- saber tirar dúvidas básicas sobre a mecânica e a manutenção do automóvel;
- entender a respeito dos itens de série e dos acessórios extras disponíveis no mercado;
- conhecer um pouco sobre os modelos concorrentes, a fim de fazer comparações que valorizem o carro à venda.
Considerando que o público de automóveis é bastante criterioso, o revendedor que quer impulsionar suas vendas deve estar sempre atualizado sobre os novos modelos e tecnologias. Afinal, sendo um especialista do ramo automotivo, é possível atender o comprador com prontidão, seja qual for seu perfil, e gerar confiança.
Há um jeito bem simples de se manter bem informado sobre o mercado de carros no Brasil: o OLX Ensina. Um curso totalmente gratuito, com conteúdos sobre estratégias para vender carros e conhecimentos técnicos sobre os modelos e o setor.
Assim, fica nossa primeira dica: conhecer o produto é o melhor caminho para agregar valor às suas vendas.
Quer saber mais? Confira mais conteúdos que vão fazer a diferença na sua estratégia de revenda:
- Os 8 melhores carros de 7 lugares para revenda em 2022
- Marcas de carros: quais são as melhores e como vender cada uma
- Carros anos 90: guia com os melhores modelos para revenda
- Carros esportivos feitos no Brasil que chamam a atenção do público
Dica #2: Utilize gatilhos mentais!
Utilizar gatilhos mentais é uma estratégia de marketing que visa direcionar o comportamento do consumidor por meio de ações que disparam reações no interlocutor. Com isso, é possível influenciar ou incentivar determinado público a adotar uma ideia, um produto ou uma solução.
O gatilho mental está totalmente relacionado com a comunicação, voltada para despertar emoções e sentimentos que levem o consumidor a achar necessário ou querer comprar o automóvel que está sendo vendido.
Feedbacks de outros clientes, avaliação e histórico da marca, diferencial do modelo de carro diante das outras opções do mercado, destaque da utilidade do carro no dia a dia e reconhecimento do automóvel em outros países são exemplos de gatilhos mentais que funcionam bem para vender carros.
Dica #3: Defina metas de vendas
A definição de metas de vendas deve levar em conta todo o plano de negócios, considerando a margem de lucro que se deseja ter, a quantidade e os modelos de carros em estoque e o tempo em que se pretende obter o retorno sobre o investimento para manter o giro de caixa.
O revendedor de automóveis precisa planejar suas vendas definindo metas estratégicas, para que seja possível sempre renovar as ofertas e atrair mais clientes. As metas de vendas podem ser mensais ou semanais, a depender da capacidade da loja, e podem ser definidas de acordo com a faixa de preço dos automóveis, levando em conta a taxa de comissão.
Por exemplo, se o revendedor recebe uma taxa de 20% por automóvel vendido e quer faturar R$ 10.000 em um mês, ele precisa definir a quantidade de carros de determinada faixa de preço que precisam ser vendidos semanalmente para alcançar a meta de lucro no fim do mês.
Definindo metas fica mais fácil projetar a expansão do negócio, mas, para isso, conhecer o público consumidor é fundamental.
Dica #4: Conheça seu público consumidor
Entender os hábitos de consumo do público que se deseja atingir é uma tarefa que todo revendedor precisa assumir. É conhecendo o público que se torna viável definir quais carros privilegiar no momento de atender um cliente, qual a faixa de preço dos automóveis que se deve manter em estoque e quais funcionalidades chamam a atenção de cada perfil de cliente que está interessado em comprar um carro.
A lógica é bem simples, se o revendedor pretende vender somente em uma loja física em uma região em que a maior parte da população é composta por jovens que acabaram de adentrar o mercado de trabalho, não adianta encher o estoque com carros esportivos acima de R$ 100.000,00.
Assim, conhecer o público e colher dados do perfil consumidor que se deseja atingir são os verdadeiros guias para o sucesso do revendedor de automóveis.
Dica #5: Anuncie online
Nos dias de hoje, o revendedor que não anuncia online fica para trás. Seja para pesquisar preços, modelos, opções de vendedores na região, ou ainda para efetivar a compra no meio digital, o primeiro lugar a que o cliente recorre para comprar um carro é a internet.
Um bom anúncio no meio digital faz com que o revendedor tenha destaque entre os consumidores e alcance mais oportunidades de vendas. Além disso, a venda de carros junto a uma plataforma de anúncios profissional pode valorizar o automóvel, aumentando a margem de lucro e a comissão do revendedor.
Isso porque anunciar em uma plataforma reconhecida pelos consumidores gera credibilidade no cliente, essencial para acelerar as vendas. Sem contar as funcionalidades oferecidas para anúncios profissionais, que destacam os carros à venda, mantêm o automóvel em alta no meio digital por mais tempo, favorecem o acesso à vitrine completa da loja, facilitam o atendimento ao cliente e potencializam a vantagem sobre a concorrência.
A OLX é líder em vendas de automóveis na internet. Então, se você ainda não sabe como anunciar seus carros online, conheça os planos profissionais OLX e as vantagens que eles oferecem ao revendedor.
Essas dicas são uma maneira de contribuir com a comemoração do Dia do Revendedor, uma data histórica que merece ser sempre relembrada. A equipe OLX se dedica a acelerar as vendas de carros, oferecendo informações e serviços que facilitam o trabalho do profissional de revenda no setor automotivo.
Feliz Dia do Revendedor!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.