Quando se vai iniciar um novo empreendimento de qualquer tamanho ou complexidade, é preciso ter um plano de negócios. Pode parecer um exagero, mas esse tom de emergência é necessário para deixar evidente a importância desse planejamento como pontapé inicial, ou como reformulação no negócio de qualquer empresa.
Ao pensar no setor automotivo, essa importância ganha ainda mais força pela amplitude do perfil consumidor e pelos riscos financeiros que uma loja de automóveis assume, devido à necessidade de alto investimento inicial.
Não se preocupe! Somos especialistas em venda de automóveis – a OLX é empresa de destaque na Por isso, neste artigo vamos mostrar para você dicas para montar um plano de negócios em uma loja de automóveis, para que sua loja se insira ou se alinhe ao mercado e acelere ainda mais as suas vendas. Boa leitura!
O que é plano de negócios?
O plano de negócios é um documento estruturado para prever as principais características do mercado em determinado setor, a fim de elaborar uma proposta de empreendimento que se adeque às expectativas do consumidor de acordo com a realidade do nicho.
Isso significa que, antes de investir na abertura ou na expansão de sua loja de automóveis, você irá definir os valores da empresa, o público que quer atingir, a linha comunicativa e visual, os produtos e serviços que vale a pena entregar, tudo com base em dados atualizados do mercado. Assim, um negócio diferenciado e que se destaca em meio aos concorrentes não é aquele que nada contra a maré, mas sim o que apresenta autenticidade.
Além de definir o posicionamento da empresa frente ao contexto mercadológico, o plano de negócios delimita estratégias que irão proteger o empreendimento diante das adversidades, investindo com consciência e mantendo sempre um caixa positivo.
Os principais fatores que o plano de negócios desenvolve são:
- análise de mercado;
- estratégia de marketing;
- plano operacional;
- plano financeiro.
Iremos desdobrar cada um desses temas adiante, logo depois de mostrarmos um pouco mais sobre o conceito de plano de negócios que é preciso ter em vista antes de colocar as dicas em prática.
O modelo de negócios canva
Ao investigar os interesses e as ações de mais de 200 empreendedores ao redor do mundo, o pesquisador suíço Alexander Osterwalder desenvolveu em sua tese de doutorado o plano de negócios canva.
É um modelo que se difere do tradicional texto corrido por apresentar a estratégia de empreendimento aplicável para qualquer nicho, de qualquer proporção, de maneira visual, de fácil compreensão e edição, e elaborado em uma única página.
O plano de negócios canva é utilizado por empreendedores inteligentes em diversos países, que definem a linha de sua empresa baseando-se em 9 pontos que se relacionam entre si:
- parcerias-chave;
- atividades-chave;
- recursos-chave;
- propostas de valor;
- relacionamento com clientes;
- canais;
- segmento de clientes;
- custos;
- receitas.
Esse modelo tem feito sucesso por ser especializado, estratégico, adaptável e fácil de consultar por qualquer membro da equipe, além de oferecer as informações necessárias para situar toda e qualquer tomada de decisão.
Qual a importância do plano de negócios em uma loja de automóveis?
Esse tipo de estratégia pode ser elaborado, no melhor dos mundos, antes da abertura do empreendimento, mas também é possível de ser feito em um negócio que já está em funcionamento. Lembre-se: nunca é tarde para estruturar sua empresa! Um plano de negócios simples é importante por delinear o tom da empresa diante das concorrentes, mas também por oferecer o planejamento financeiro, que pode ser atrativo aos olhos dos investidores, e até mesmo guiar a aplicação de novas práticas e a necessidade de adaptação de uma estratégia já vigente.
É um documento que define a identidade, a capacidade, o potencial e os objetivos de sua empresa, e que precisa ser consultado a cada nova empreitada. Esse registro também permite que não se tomem ações que fujam aos valores definidos ou ultrapassem a capacidade operacional/financeira de sua loja, e ainda permite que novos funcionários ou parceiros tenham fácil acesso aos propósitos do negócio.
Plano de negócios: como fazer?
Para o setor automobilístico, o plano de negócios passo a passo é uma ferramenta importante para mapear o caminho de criar uma marca autêntica, que se destaque no mercado e entregue o que o consumidor quer, com projeção de uma margem de investimento e lucro saudável e segura para o empreendedor.
Acompanhe a seguir as quatro principais dicas de como fazer um plano de negócios para uma loja de automóveis!
1. Análise de mercado
Em primeiro lugar, é preciso mapear o cenário automobilístico em sua região, entendendo quais os modelos de carros mais vendidos, qual tipo de consumidor mais compra carros, qual marca se relaciona com cada perfil de cliente, qual a faixa de preço de automóveis que mais atrai o potencial comprador, onde essas pessoas buscam informações para adquirir um carro, quais os interesses da juventude e qual o potencial de venda para a Geração Z.
Analisar como trabalham as concorrentes é importante para definir uma estratégia diferenciada e competitiva que, ao mesmo tempo, siga o exemplo de empresas que já fazem sucesso. Esse é um ponto indispensável para a análise de mercado. Assim, sua loja de automóveis não vai ser autêntica a ponto de nadar contra a maré, mas entrará no ramo com destaque em meio aos outros empreendimentos.
Essa etapa do plano de negócios definirá o que ter no estoque, em que quantidade e quais serviços extras é possível oferecer para atrair mais público e garantir a fidelização da clientela. Além disso, essas informações dão suporte para definir qual o perfil de funcionário que atenderá seu cliente de maneira acolhedora, assertiva e responsável, e permitem entender o tom da comunicação e a possibilidade de vendas de carros no meio digital ou físico.
Com isso, a identidade da sua loja, do atendimento ao produto, estará alinhada à identidade do público que se deseja alcançar.
Para realizar a análise de mercado, você pode aplicar formulários com questionários, mapeando os interesses, visitar as lojas bem colocadas no mercado para analisar sua estrutura e funcionamento, analisar a concorrência e conferir os dados gratuitos do Data OLX Autos, a solução de inteligência automotiva pra você ficar por dentro dos principais movimentos do mercado de autos.
2. Estratégia de marketing
Após o mapeamento do potencial do mercado, você definirá os produtos e serviços que vai entregar de acordo com o perfil do consumidor. Na estratégia de marketing, o primeiro passo é delimitar o que vender, pensando em responder às seguintes perguntas:
- Qual a marca de carro que mais atrai o cliente?
- Quais os modelos de carros mais procurados?
- Quais as cores e designs que estão em alta?
- Quais serviços de pós-venda é possível oferecer para agregar valor ao produto?
Com essas especificações, você tem as informações necessárias para determinar precificação, campanhas promocionais, canais de comunicação e tom de voz da empresa.
Para saber mais sobre estratégias de marketing para negócios automotivos, leia também:
- Veja 5 ações de marketing essenciais para concessionárias
- Marketing digital para concessionárias e lojas: qual o segredo do sucesso?
- Marketing automotivo: veja 6 tendências para ficar de olho
3. Plano operacional
Após definidos os detalhes substanciais de sua loja de automóveis, é hora de especificar em seu plano de negócio as ações práticas e como aplicá-las. Pensando no nível operacional, determina-se um plano de vendas com base nos seguintes pontos:
- localização da loja;
- a estrutura e o espaço da loja, considerando estoque, salão de exibição dos produtos e espaço de atendimento aos clientes;
- equipamentos, mobília e infraestrutura necessária para atender o público-alvo;
- funções necessárias para montar a equipe da empresa, além do perfil do funcionário para cada cargo;
- capacidade de venda, considerando uma projeção de saída de produtos e serviços.
Para isso, é preciso listar cada uma das operações que farão parte da estrutura da empresa e em que será necessário investir para colocar tudo em prática.
4. Plano financeiro
Sabendo quais são os produtos e serviços a serem vendidos, a precificação, a equipe e a quantidade de funcionários, o local e a estrutura da loja, os meios e as ferramentas de comunicação, tem-se, por fim, tudo o que é necessário para calcular o investimento inicial, a margem de lucro mensal e o tempo de recuperação do investimento.
O plano financeiro é o principal componente do plano de negócios, mas depende de todas as outras etapas que descrevemos anteriormente para poder ser elaborado de maneira segura. Esses dados precisam estar muito bem definidos, pois é a partir deles que, ao longo do tempo, você conseguirá avaliar o desempenho da sua estratégia de venda e observar com maior precisão qual parte do funcionamento da empresa não está entregando o que foi projetado.
O mercado de automóveis é e sempre será muito promissor. Com a estratégia certa, você consegue se comunicar com seu público de acordo com os valores que acredita, criando uma relação de confiança e a segurança de um investimento que resultará nos melhores retornos!
A OLX é especializada no mercado de autos e acompanha de perto as tendências do segmento. Conte com nosso apoio para elaborar um plano de negócios inteligente e ter uma loja de automóveis de sucesso. Então, que tal começar a anunciar o seu negócio na OLX e impulsionar as suas vendas?
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