Os resultados que a crise sanitária causou desde o seu início atingiu diversos setores da indústria e do mercado automotivo, principalmente em relação à produção de autos e comerciais leves.
De uma forma geral, muitos desses setores impactados pela pandemia tiveram que se reinventar dentro de um contexto complexo e em tempo ágil. Como ainda vivemos em um cenário pandêmico mais controlado, aos poucos o panorama do antigo normal vai retomando a sua realidade em um novo perfil transformador e criativo.
A produção de carros na pandemia vem sendo superada, pois, com a baixa na produção de carros zero-quilômetro, a procura por veículos usados aumentou, demandando mais do setor e afetando também o valor médio acima da inflação. Confira a leitura do artigo e se surpreenda!
Pandemia no mercado automotivo
Devido ao grande impacto da pandemia na indústria de auto brasileira, a produção de veículos comerciais leves recuou em um patamar bem inferior aos anos anteriores à crise sanitária. O reflexo do desempenho drástico na produção da indústria nesse setor, causado pelas paralisações, fizeram com que a expectativa de crescimento reduzisse.
No pico da crise sanitária e com a disseminação do vírus em escala mundial, além das interrupções nas fábricas brasileiras, o setor automotivo foi muito mais prejudicado pela redução das exportações e a falta de peças de reposição. Esses fatores reduziram as vendas e atrasaram as entregas já marcadas.
Com o fechamento das fábricas chinesas e a falta de componentes para dar continuidade na produção em escala, os fabricantes brasileiros sentiram de imediato a redução nas operações, com a quebra do fornecimento de insumos e a consequente paralisação por alguns meses.
Mercado automotivo antes e depois da pandemia (2019-2021)
Antes do impacto da pandemia na indústria de autos, o setor sempre passou por crises ou greves, porém os fabricantes tinham uma percepção melhor do retorno ao trabalho e a retomada da linha de produção.
Antes que se vissem obrigados a fechar as fábricas com a disseminação do coronavírus, perceberam que os locais de produção necessitavam ser mais resistentes à contaminação e foram em busca de alternativas para solucionar o impasse.
Procurando se inspirar nas opções já utilizadas pelas fábricas da China, conseguiram recriar espaços, os quais pudessem abrigar máquinas e profissionais adequadamente. A preocupação com o espaçamento físico e a melhoria na limpeza não eram pontos determinantes para a contínua escala de produção, porém foram detalhes primordiais.
O setor que ainda estava em processo de adaptação com o avanço da tecnologia na produção de automotivos precisou desacelerar a produção dos autos elétricos e autônomos. Sobretudo, a transformação na forma de vender carros foi acelerada para a modalidade online, visto que o fechamento do comércio foi feito pelas autoridades e a venda em eventos presenciais estava desagastada.
Impactos da pandemia na produção de autos e comerciais leves
Diante de vários impactos que a crise sanitária causou no setor automotivo, veja abaixo alguns fatores que prejudicaram tanto a produção quanto a venda de carro na pandemia:
- riscos fiscais;
- falta de recursos;
- paralisação nas indústrias;
- diminuição na procura por veículos.
Dados da análise do 4º trimestre/2021 do Data OLX Autos mostram que na relação crescimento econômico contra venda de veículos, existe um espaço para a expansão de vendas nacionais, conforme a renda per capta da população melhore. Após a queda do PIB no início da pandemia em 2020, o mercado nacional tem uma expectativa de projeção de crescimento para 2022 de 1,5%.
Os níveis de confiança no mercado também foram ameaçados devido à disseminação da variante Delta ser mais agressiva e à taxa de desemprego elevada, além do endividamento das famílias brasileiras. Outro fator são as incertezas quanto ao contínuo aumento da inflação até as eleições do final de 2022.
Além disso, com o forte impacto sofrido em 2020 na produção de autos e comerciais leves e um resultado nada satisfatório em 2021, as montadoras tiveram atrasos nas entregas pela escassez de peças. Porém, entre o mesmo período, as vendas de autos usados tiveram um resultado bom, o que mostrou um novo perfil de consumidor no setor automotivo.
Expectativas para a retomada
Nesses 2 anos de pandemia a fabricação de itens novos diminuiu em 30%, afetando o volume dos estoques e a movimentação das vendas. Contudo, como dissemos, a tendência pela procura na compra do usado se tornou a preferida dos consumidores no pós-crise sanitária, além do aumento pela procura de carros alugados como uma nova opção de locomoção.
Mas diante de tudo que foi exposto até aqui, o mercado automotivo tem previsões de retomada e expectativas boas no aquecimento crescente com relação à produção de auto e comerciais leves para 2022, quando a economia e a produção voltam a se estabelecer.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado em 2022 pode alcançar uma expectativa superior em um volume de vendas de mais de 2,6 milhões de unidades.
Com a instabilidade do cenário econômico e o aumento da volatilidade causados pela crise sanitária mundial e pelas eleições brasileiras que ocorrerão no final do ano de 2022, a previsão pode ser modesta. Contudo, a espera pela normalização no prazo de entrega nos acordos feitos acontecerá de forma mais eficiente por conta da regularização dos insumos necessários na continuidade da linha de produção.
Neste artigo, falamos sobre as consequências acarretadas em 2 anos de crise sanitária para o mercado automotivo e a produção de autos e comerciais leves. Isso com todos os seus impactos causados na linha de produção de autos e as expectativas criadas para o setor retornar à normalidade ainda no ano de 2022.
Diante do aquecimento na produção e na regularização na reposição dos insumos propícios para a fabricação de novas unidades, o programado entre indústria e revenda poderá ser cumprido com êxito. Assim, a retomada nesse aquecimento pós-pandemia vai normalizar o setor com mais cautela.
Conseguimos te ajudar com todas essas temáticas abordadas sobre a pandemia e os impactos causados em um dos maiores setores industriais no Brasil? Então, cadastre-se na nossa newsletter e conheça muito mais sobre o mundo automotivo!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.