Carros representam a liberdade de poder se locomover para qualquer lugar a qualquer hora, proporcionam bons momentos em família e sozinho, e também são essenciais para o trabalho de milhões de profissionais em todo o país. Nesse último quesito, o mercado de veículos comerciais leves merece a atenção dos revendedores.
Na categoria mencionada estão as picapes, furgões e vans, que cumprem diversas rotinas dentro das cidades e no campo, como levar alunos para as escolas e a prestação de serviços de fretamento. Por serem tão necessários nos mais variados contextos, formam um mercado bastante promissor, mas ao qual é dada pouca importância.
Quer saber mais sobre os carros comerciais leves e como trabalhá-los na sua revenda? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para que você entenda a importância dessa categoria no mercado automotivo. Confira!
Veículos comerciais leves: como está o mercado no Brasil?
Da mesma forma que aconteceu em diversos países, o Brasil teve uma retração nas vendas de veículos em razão da pandemia, o que diminuiu a mobilidade urbana e trouxe outras prioridades para o público consumidor. Superada a fase mais aguda desse período, temos hoje um cenário de mercado aquecido no setor automotivo.
O aumento nas vendas é puxado especialmente pelos veículos comerciais leves que ao longo do ano de 2021 deve-se registrar um crescimento de aproximadamente 30% em relação ao ano anterior. Esses números são consolidados pela Fenabrave e consideram o emplacamento de veículos novos, sendo que no mercado de usados também há uma forte tendência de alta.
Panorama de mercado
Com o aumento do desemprego no país, uma das opções para a geração de renda tem sido os veículos para frete, o que ajuda a explicar o aumento nas vendas desse tipo de automóvel. A falta de componentes no mercado é um dos maiores desafios para o mercado e deve frear o crescimento apesar da volta da confiança do consumidor.
Os impactos podem ser sentidos no prazo de espera para a entrega de alguns veículos nas concessionárias, que pode chegar até 120 dias. A produção industrial abaixo do ritmo esperado impulsiona um outro mercado: o de seminovos e usados.
Demanda aquecida
Se a confiança do consumidor aumentou, o mesmo pode se dizer do apetite dos bancos, que estão sendo cada vez mais procurados para o financiamento de veículos. A compra tem sido mais onerosa nos últimos tempos, pelas altas nos preços, mas a previsibilidade e o prazo generoso dos financiamentos tem servido para remediar as objeções financeiras de quem quer comprar um veículo comercial leve.
Como utilizar os veículos comerciais leves para vender mais?
Não é novidade que qualquer mercado funciona na base da demanda e oferta, o que conta muitos pontos a favor do mercado de carros para frete atualmente. Para crescer, o vendedor de carros deve sempre optar por oferecer os veículos mais procurados por seus clientes e, se você trabalha com carros, já deve ter sentido que a procura por carros para frete tem superado a oferta.
Trabalhar com veículos de alta liquidez é o sonho de todo vendedor, e isso tem sido oferecido pelos carros comerciais leves, e a venda se torna ainda mais fácil quando você recorre a veículos que são populares nas ruas. Ter os astros dos rankings de mais vendidos ajuda bastante na hora de fechar um negócio.
Carros populares nas ruas são sinônimos de manutenção acessível, baixa depreciação e alta oferta de peças para reposição. Dessa forma, a reputação do veículo no mercado é tão importante quanto a procedência, ao menos se a sua ideia for vender rápido e sem ter dores de cabeça no futuro.
Quais são os benefícios desse veículo para usar na hora de vender?
O primeiro grande benefício é a baixa desvalorização desses veículos, e isso persiste mesmo nos casos de uso pesado. Mesmo que possa ser considerado um passivo financeiro, ninguém gosta de perder dinheiro, por isso a baixa depreciação é um forte argumento na hora de vender um veículo comercial leve.
Facilidade de uso
Versatilidade e facilidade de uso são outros atributos que devem ser abordados pelo vendedor, pois da mesma forma que um carro pode ser utilizado para fretes ele também serve para as rotinas familiares. Há inclusive algumas vantagens para esse segundo uso, como alta capacidade de carga para viagens de férias e outras necessidades domésticas.
Agilidade para efetuar entregas
Seja para carregar encomendas, seja para realizar mudanças de endereço de seus contratantes, os veículos para frete são perfeitos para trabalhos menores que não exigem o uso de um caminhão e oferecem agilidade nas estradas e no trânsito urbano. Com isso, aumentam também as chances de se fazer diversos serviços em um único dia, o que pode incrementar a renda do proprietário.
Tudo isso deve ser levado em consideração, pois quanto mais evidenciadas forem as vantagens dessa categoria, maiores serão as chances de se concluir um negócio. A renda que poderá ser auferida por ele é um dos principais argumentos para afastar as objeções à compra.
Como usar as vantagens dos veículos comerciais leves na hora de fazer o anúncio?
Nem sempre um veículo é visto como um investimento, mas em relação aos comerciais leves, a baixa depreciação e a geração de renda somam pontos a favor de quem quer comprar sem ter perdas durante o período com o veículo. Claro que isso é algo relativo, afinal, um veículo pode gerar certos gastos para que siga com a documentação e mecânica em dia.
Mostrar que pode ser muito vantajosa a aquisição é o primeiro passo para convencer um potencial comprador e nenhuma outra categoria conta com tantos atributos positivos quanto os veículos comerciais leves. Mais do que isso, ele pode dar conta de todas as demandas do dia a dia no trabalho e em família, e essa versatilidade também deve ser muito bem trabalhada no seu anúncio, com fotos que destacam o interior do veículo, sua capacidade e conforto aos ocupantes.
Gostou das nossas dicas? Conheça a OLX Ensina e saiba como se destacar na principal plataforma de vendas do Brasil!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.