Ter uma loja de carros nos dias atuais leva à necessidade de se adaptar aos meios digitais para aproveitar a oportunidade de vendas pela internet. Ao contrário do que muitos acham, isso não significa simplesmente manter uma campanha de divulgação online, muitos dos problemas dos empreendedores do setor automotivo em aumentar suas vendas estão relacionados a falhas na comunicação digital.
O fato é que, com o aumento do preço do combustível e a queda do poder de compra do brasileiro, o mercado de venda de carros está desaquecido. Assim, garantir o máximo aproveitamento de oportunidade de venda é o que vai fazer a diferença nesse momento. Para isso, a presença digital se faz uma ótima estratégia para vender carros, a fim de converter engajamento em potenciais consumidores, e, então, concluir as vendas.
Os principais fatores que o plano de vendas precisa incluir para evitar falhas que prejudiquem as oportunidades de venda de autos são:
- definição do público-alvo adequado em cada comunicação, para cada produto ou serviço oferecido;
- atendimento ao cliente com canais acessíveis e respostas rápidas;
- contato direto e personalizado por meio de um e-mail marketing estratégico com conteúdos sempre atualizados;
- rede de comunicação coesa, que envolva várias mídias diferentes, todas voltadas para o mesmo objetivo: gerar oportunidades de vendas.
O monitoramento constante de cada uma dessas quatro funções permite reconhecer falhas do processo rapidamente, de maneira a poder redefinir ou incluir estratégias no planejamento antes que haja impacto nas vendas.
Por isso, apresentaremos ao longo deste artigo quatro falhas que prejudicam novas oportunidades de vendas em uma loja de carros. Assim, você já saberá em que deve prestar mais atenção no momento de criar ou reestruturar seu plano de negócios.
Direcionamento de conteúdos com foco no público errado
O espaço digital está repleto de anúncios todos os dias, de maneira que o cliente em potencial precisa ter a visibilidade certa para que seja gerada uma oportunidade de venda. O empreendedor não pode atirar para todos os lados, mas deve saber com quem deseja se comunicar.
O público de autos é muito diverso, atingindo desde as gerações mais novas até as mais velhas, com pessoas dos mais variados perfis. O tipo de carro é o que vai indicar qual o cliente que se quer atingir. Veja alguns exemplos:
- modelos esportivos para empresários;
- modelos off road para aventureiros;
- modelos compactos para uso cotidiano;
- modelos híbridos para um estilo de vida sustentável;
- modelos automáticos para PCD;
- modelos equipados com tecnologia para a geração Z;
- modelos espaçosos para famílias com crianças;
- modelos seminovos para uso de trabalho.
Enfim, há carros para todos os gostos e utilidades, com valores de mercado para todos os bolsos. É necessário entender a qual perfil de público os modelos que você está anunciando atingem, para que seus conteúdos sejam vistos por compradores em potencial. Sem isso, dificilmente será possível gerar oportunidade de vendas pela internet.
Demora no atendimento ao cliente
Uma vez que o conteúdo em rede alcançou o público certo, atraiu o consumidor que usa os meios virtuais até a página de vendas de sua loja, e então ele solicitou contato com o atendimento, seja via chat, direct, email, WhatsApp ou qualquer outro canal que você use para essa comunicação com o comprador, é preciso atendê-lo prontamente.
Qualquer demora para responder ou até mesmo iniciar uma conversa com aquele usuário que, durante a jornada de compra online, está navegando por sua vitrine virtual pode significar perda da oportunidade de venda. Isso porque, muito provavelmente, quem está interessado na compra do carro pesquisa também por outras lojas de automóveis, aquela que melhor atendê-lo com agilidade terá mais chances de fechar negócio.
Não só isso, o cliente pode vir a mudar de ideia dentro de poucas horas, desistindo da troca de carro ou da nova aquisição. Assim, aproveitar o sentimento de identidade que seu anúncio criou e que levou o usuário a acessar o showroom de sua loja é a melhor chance de garantir oportunidades de vendas.
Não explorar o e-mail marketing
Dificilmente um cliente compra um carro da noite pro dia. Aquele que quer adquirir um veículo ou trocar o seu antigo faz isso planejadamente, explorando opções, calculando o orçamento e os gastos mensais, para poder realizar a compra de maneira segura. Assim, geralmente, a pessoa que acessa o site de uma loja de carros, solicita contato e informações, mas não faz o agendamento para compra, pode continuar sendo um cliente em potencial.
Manter esse usuário que já entrou em contato no radar da loja é muito importante para que seu produto continue sendo uma opção para este potencial cliente. O e-mail marketing é uma ferramenta estratégica para isso, e não usá-la é uma falha no plano de mídia que pode prejudicar uma nova oportunidade de venda.
Ao usar o e-mail para disparar conteúdos objetivos e personalizados para uma mailing list, você mantém sua loja visível e presente no cotidiano do interessado pela compra, estabelecendo mais um espaço digital que pode gerar vendas.
Não aderir a diferentes canais digitais
Sua loja de carros precisa ter uma presença virtual completa, sendo visível em diferentes canais de comunicação e atingindo os diferentes públicos compatíveis com seu showroom. Até que, finalmente, seus conteúdos o levem ao site principal, aquela página em que consta o botão “Comprar”.
Diferentes canais digitais levam a maiores oportunidades de vendas, disso não tenha dúvidas. Assim, criar conteúdos adequados para as diversas redes sociais, que conduzam a um site responsivo, com layout agradável, informação acessível e atendimento ao cliente personalizado é o segredo para a geração de oportunidades de venda. Este é um diferencial importante para que sua loja de carros seja competitiva no mundo digital.
Além disso, outras plataformas podem ser úteis para tornar sua loja uma referência na internet. Procure parcerias com especialistas em anunciar e vender carros na internet, pois há sites que já têm um bom rankeamento no Google e vão oferecer a visibilidade de que sua loja precisa.
Um dos grandes erros dos donos de lojas de carros é não utilizar as plataformas de anúncios online que já estão em alta, sem isso, sua loja vira mais uma em um milhão. Contar com a experiência de plataformas especialistas em vendas de carros, como a OLX, é um dos fatores que podem fazer a diferença na geração de oportunidades de vendas para o seu negócio.
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