Neste artigo, você, que é dono de uma loja de seminovos, poderá compreender como ajudar os seus clientes a tomarem a decisão na troca de carro no momento certo. Pesquisas mostram que entre 10 consumidores, 7 fecharam um bom negócio na troca de veículos.
Apesar de mais de 70% das pessoas terem o interesse genuíno em trocar o carro na pandemia, apenas 19% do total alegaram concluir uma nova troca de carro nesse ano de 2022.
Quer saber mais sobre esse mercado que anda movimentando o consumo de novos e seminovos? Continue lendo até o final e também fique por dentro das melhores dicas.
A troca de carro será incentivada de que forma?
É muito importante saber o momento conveniente para a troca de veículos e assim, os vendedores de lojas de seminovos precisam entender as características dos compradores de carros usados.
Neste sentido, alguns sinais importantes poderão ser considerados para a troca de carro financiado. A aquisição de um veículo não significa apenas a facilidade de locomoção para o usuário, mas a independência e autonomia no ir e vir.
Porém, deve-se entender que o veículo usado não irá durar para sempre, sendo necessário o momento em que os sinais são dados para que você possa trocar de veículo. Isso também não significa que, por mais cuidado e uma boa manutenção feita no seu veículo usado, não vale a pena manter o carro por décadas.
Por isso mesmo faz-se necessário considerar diversos fatores que irão influenciar na sua decisão para saber quando trocar de veículo, levando em consideração principalmente a desvalorização do veículo nos primeiros dois anos.
Caso você opte pelo mercado de seminovos, é válido que leve em consideração o uso do seu carro em até cinco anos, para que após esse período você consiga trocar de carro com a garantia de um negócio bem-sucedido.
Além dos aspectos desse mercado, faz-se necessário levar em consideração sinais de uso que são apresentados para trocar de veículo no momento exato, sem muita desvalorização e maiores transtornos de gastos.
Outro sinal a ser levado em conta para perceber a necessidade da troca de carro é o desgaste de suas peças, pois dependendo do modelo poderá deixar mais caro o processo de reparo. Um bom exemplo para este ponto é o desgaste das rodas de liga leve em um modelo de luxo, caso o alinhamento e o balanceamento não resolvam o problema, o custo na troca ficará bem alto e será desnecessário.
O consumo de combustível também deve ser levado em consideração como ponto relevante para a tomada de decisão na troca de veículos, pois com o preço do combustível passando por diversas altas, esse consumo pode aumentar devido a fatores que estão ligados a pneus mal calibrados ou filtros de ar precisando de troca.
Por conta de mudanças de hábitos e estilos de vida é necessária uma reavaliação no momento que você precisa trocar de veículos, seja porque a família aumentou ou precise dirigir mais, indo para outras cidades trabalhar. Um carro com mais espaço, segurança e um bom desempenho será mais compatível com a nova realidade.
Estando em um momento de vida diferente ao anterior do que quando comprou o seu último carro, podendo trocar pelo outro modelo que sempre sonhou, sempre é bom que tenha cautela, fazendo um planejamento e pesquisas das opções, sem agir por impulso no momento da troca de carro e moto.
Qual é o melhor momento para a troca de carro?
Pesquisas divulgadas sobre o desejo do consumidor na troca de carro para 2022 trazem informações que incentivam as pessoas, com objetivos e vontades diferenciados. Segundo as pesquisas, feitas com mais de 4.200 entrevistados, entre 10 motoristas 7 desejam trocar de veículo, sendo em sua grande maioria homens de média idade, morando na região Sudeste do país.
Dentre o montante dos entrevistados, mais de 4 mil farão negócio em 2022 e mais de 2.300 já tem carro. Quando a pergunta para os entrevistados foi feita com relação a melhor data de previsão da troca de veículos, 19% disseram que seria em 2022, alegando que os motivos pelos quais dificultavam a troca antes foi o preço alto dos carros, por conta das altas taxas de juros.
O que tem motivado a decisão?
Mais de 40% dos entrevistados são motivados a tomar a decisão pela troca de carro por causa do bônus recebido no valor de seu veículo usado. Porém, tem os que preferem a redução de juros e dos impostos recorrentes ao produto (IPI e ICMS), outros aguardam por condições melhores no financiamento e inda os que preferem pagar o carro novo em 2022 por meio de venda online.
Por que os carros usados estão em alta?
Dentre os entrevistados que já possuem carro, mais de 80% buscam pelos modelos usados, pelas condições facilitadas que o financiamento poderá proporcionar, além da redução das taxas de juros e dos impostos.
Para as pessoas que ainda não possuem carro, disseram que um dos maiores obstáculos é o preço alto dos carros, como o cobrado pela entrada. Desta forma, os carros usados são a preferência de quem ainda não possui o seu, buscando por ofertas de seminovos, compra à vista ou a participação de leasing ou consórcio.
Aproveitando esse momento do novo perfil do consumidor, para a troca de carro na pandemia, os vendedores e os donos de lojas de seminovos podem aumentar as suas vendas e melhorar os resultados financeiros de seu negócio, oferecendo dicas e financiamentos mais facilitados até mesmo de consórcios, para melhor planejamento de gastos do consumidor.
Vimos nesse artigo que o momento ideal para a troca do veículo é que seja em até 5 anos ou no final do prazo de garantia de fábrica. Assim, o consumidor poderá escolher o momento ideal para a troca, conforme necessidades e condições adequadas.
Gostou do tema abordado? Saiba mais dicas para o sucesso na venda do seu usado e faça um bom negócio.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.