A aquisição de veículos teve uma guinada transformadora desde a pandemia. Para o público, a compra de veículos passou a ser algo mais digital, como o comércio de uma maneira geral. Assim, fazer anúncios na internet é algo que todo profissional de venda precisa colocar em seu radar, sendo você autônomo ou de uma loja ou concessionária.
Para vender carros com mais agilidade, sejam automóveis usados ou não, um dos pontos que facilita o caminho é o conhecimento do perfil de compradores. Quando você compreende as mudanças do mercado e as novas preferências do público consumidor, fica mais simples criar caminhos certeiros para a compra e venda dos veículos.
Pensando nessa prática, trouxemos este artigo com diversas informações do cenário automotivo. Assim, você compreenderá o que passa pela cabeça daqueles que querem comprar carros em 2022 e possa ainda fazer uma boa prospecção de estoque de carros. Acompanhe com a gente e entenda mais sobre a aquisição de veículos!
Os impactos no setor automotivo quanto à aquisição de veículos
Até 2019, o termo transformação digital já era algo bastante comentado. Porém, no começo de 2020, quando o isolamento social passou a virar regra e lei, a transformação digital foi imposta de vez.
Negócios que já contavam com um braço no meio online saíram na frente. Mas aqueles que ainda dependiam em tudo do presencial, precisaram correr atrás para evitar o risco de não conseguir se erguer. Isso, claro, pensando no cenário total.
Para a venda de veículos, anúncios na internet já eram uma realidade. A própria OLX já tinha seu lugar de destaque no mercado como a maior plataforma de compra e venda de automóveis no mercado brasileiro.
Entretanto, com a pandemia, diversos negócios buscaram fazer mais anúncios, sabendo que, assim, poderiam alcançar um público mais qualificado, ou seja, realmente interessado na compra.
Também, com o isolamento social, a jornada de compra se modificou. Muitos vendedores de carro e concessionárias precisaram pensar em pontos de contato online para que o público chegasse até a marca, como site, redes sociais e plataformas especializadas.
Dessa forma, passou a ser fundamental oferecer uma ótima experiência no digital. O objetivo é garantir que as pessoas tenham uma boa impressão da sua marca, seja ela uma concessionária ou um estabelecimento de veículos usados para compra e venda.
Os clientes OLX puderam ter acesso a feirões virtuais, que proporcionaram aos anunciantes levar seus veículos, de forma online, a um público qualificado. Isso fez com que agilizasse as vendas.
Outro ponto relevante foi a maior busca por compra de veículos na pandemia, quase como um investimento em saúde e segurança, já que o transporte público passou a ter diversas restrições.
Uma pesquisa feita pela unidade de negócios do setor automotivo da Globo com pessoas que não têm veículo próprio, pertencentes às classes A, B e C de todas as regiões do País, aponta que 39% dos entrevistados têm intenção de comprar um automóvel, 22% entre o fim de 2020 e o decorrer de 2021 e 17% a partir de 2022.
Essa maior busca, mesmo em tempos econômicos mais incertos, pode ser creditada à segurança sanitária que é andar em automóvel próprio. Afinal, por medidas de segurança em relação à Covid-19, é natural que prefiram ter carro ao transporte coletivo (3%).
Análise do comportamento do consumidor do mercado automotivo
Ainda, em 2021, visto que a produção de novos veículos teve queda, um dos primeiros pontos que vale ressaltar é o fato de a aquisição de carros seminovos ter despontado, como aponta a Análise Setorial, feita pela OLX.
O nosso estudo, que mostra tanto o cenário econômico do Brasil como também foca a busca por aquisição de veículos, indica uma demanda aquecida em 2021. Pra você ter uma ideia do cenário, no último semestre de 2021, foram anunciados mais de 2 milhões de veículos em nossas plataformas, enquanto 3 carros foram vendidos a cada minuto. Ou seja, temos um mercado muito aquecido — sobretudo para seminovos.
Com tanta demanda, o preço sobe. Nos dados do estudo da OLX, vemos uma forte tendência no crescimento dos preços, principalmente a partir do 1º trimestre de 2020. O período com maior preço médio, tanto das vendas quanto dos novos anúncios, foi o 3º trimestre de 2021.
Principais pontos a serem observados na aquisição de veículos
Nosso estudo ainda traz algumas informações que vale ter em mente na hora de ofertar carros ao público:
- preço e segurança são os itens mais relevantes na hora da escolha de um carro;
- a maioria do público acredita que seria interessante ter processos mais digitais, como levantamento do histórico do carro e transferência de documentação.
Preparação para vender veículos em 2022
Para 2022, o governo tem tomado medidas que buscam facilitar a venda de novos veículos, como a redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) — o bônus do setor foi de 18,5%.
O fato é que a redução no imposto de carros 0 km depende também da potência do motor, que segue a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Assim, o número no código da tabela indica a alíquota de imposto de cada categoria, além de ter influência da eficiência energética e do peso do carro.
Na prática, o valor de novos veículos não deve baixar tanto, o que faz com que a oferta de seminovos continue sendo mais atrativa ao consumidor final.
Mas um conselho nesse ponto é em relação ao endividamento familiar, que vem crescendo. Ou seja, é importante ter bastante atenção ao oferecer crédito para aquisição de veículos.
Para prevenir eventuais problemas, como vendedor, é importante mapear o risco e estabelecer cláusulas de garantias nos contratos de empréstimo.
Parceria da OLX na venda de veículos
Como já falamos, a OLX é a plataforma número 1 do Brasil quando o assunto é compra e venda de carros usados. Anunciar em nossa plataforma é garantia de venda mais rápida — chegamos a vender 3 carros por minuto. Um dos segredos é que nossos anúncios atingem um público qualificado, que quer mesmo fazer a aquisição de veículos.
Também somos parceiros no compartilhamento de informações com pesquisas e conteúdos relevantes em nosso blog, seja para entender sobre imposto em carros usados, para aprimorar seu lado vendedor, entre outros.
A OLX ainda tem feirões virtuais para que seus anúncios cheguem a um público ainda maior. Por isso, para vender carros com eficiência, conheça nosso Plano Profissional.
Gostou do artigo? Ainda pensando na aquisição de veículos, veja como aprimorar seus anúncios.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.