Um dos principais desafios do dia a dia de quem vende carros é ter sempre disponíveis boas opções em seu catálogo de veículos. Isso aumenta bastante as chances de poder oferecer exatamente aquele modelo que um possível comprador procura e concretizar mais vendas.
A melhor forma de conseguir isso é por meio da prospecção de estoque de carros, uma prática bastante comum nesse setor. Mas, será que você sabe como ela deve ser realizada? Adotar uma boa estratégia pode fazer toda a diferença na hora de selecionar bons veículos para serem indicados aos seus clientes.
Neste post, você vai encontrar as principais informações sobre prospecção de estoque de carros, além de dicas valiosas para você obter bons resultados com essa prática. Acompanhe!
O que é prospecção de estoque?
A prospecção de estoque é o processo de busca, seleção e negociação de veículos para compor o portfólio de uma loja ou de um revendedor autônomo. Essa é uma prática que deve ser adotada por quem trabalha, sobretudo, com a venda de seminovos, já que esses veículos estão espalhados pela cidade em posse de seus atuais proprietários.
Então, é preciso que esses veículos cheguem à você de alguma forma, seja pela procura ativa por eles ou buscando atrair os donos interessados em vender seus bens. Assim, é possível estar pronto para atender às demandas dos seus clientes e garantir o faturamento do negócio.
Uma boa prospecção deve assegurar que os veículos que farão parte do seu estoque sejam boas alternativas para seus clientes, com procedência garantida e em boas condições de manutenção. Também é importante considerar critérios como modelos mais negociados e a faixa de preço para revenda ao público final, a fim de definir quais são os carros certos para o seu portfólio.
Como fazer prospecção de estoque de carros?
Existem diversas maneiras de realizar a prospecção de estoque de carros para sua revenda. Hoje, graças à transformação digital, é possível realizar partes dessa tarefa de forma remota, com bastante praticidade e agilidade.
Uma boa maneira de fazer isso é buscando por anúncios de modelos que se encaixem no perfil do seu negócio. A vantagem de pesquisar online é que dá para contar com o auxílio de plataformas especializadas e visualizar resultados de acordo com a localização, os valores, os modelos, o ano de fabricação e diversas outras características que tornam o processo mais efetivo.
Para contar com ajuda online em sua estratégia de prospecção, no entanto, é preciso observar alguns cuidados fundamentais para aumentar a sua segurança. Quando encontrar uma boa oportunidade, é fundamental se planejar para conferir os veículos anunciados pessoalmente, a fim de se certificar de que correspondem à descrição oferecida pelo proprietário.
Ao fazer a avaliação dos veículos, não deixe de verificar se a documentação está regularizada e também se existem multas e taxas em aberto. Quanto às suas condições de conservação, é interessante fazer algumas inspeções visuais, analisando o estado dos pneus, a pintura e qual é o desempenho do veículo durante o test-drive.
Se necessário, vale também contar com o auxílio de um mecânico profissional de confiança para realizar uma averiguação mais profunda e definir se determinado veículo é uma boa opção para seu estoque.
Não se esqueça de que é preciso convencer o proprietário de que é uma boa ideia contar com a sua intermediação na procura de um comprador para o veículo. É esperado que a negociação seja atrativa para o atual dono e seja capaz de garantir uma margem de lucro ao seu negócio.
Por serem bens de alto valor agregado, é natural que a captação de novos veículos exija uma certa dose de paciência e também de habilidade em alguns casos. Logo você perceberá que, quanto mais essa prática for exercitada, mais fácil ficará para identificar e prospectar os melhores veículos para revender.
Quais são as vantagens de prospectar?
A prospecção de veículos é importante para aumentar o estoque e manter o dinamismo do negócio. Além disso, outras vantagens podem ser observadas quando essa prática é realizada da forma correta.
A seguir, veja quais são elas.
Garante a procedência dos veículos
Existem vários problemas que podem surgir para uma loja de veículos e também para os compradores quando ocorre a negociação de um veículo sem boa procedência. A situação pode ir desde um carro que revela ter um problema mecânico em pouco tempo ou até mesmo irregularidades na documentação que podem, inclusive, acarretar problemas legais.
Riscos assim são minimizados quando a prospecção é feita de maneira correta, analisando atentamente todos os detalhes acerca de um veículo antes que ele seja oferecido aos possíveis compradores.
Estabelece uma rede de contatos
A prospecção é também uma ótima oportunidade para se construir uma rede de contatos profissionais muito valiosa para uma loja de veículos. Isso porque, nesses momentos, é comum negociar com diferentes pessoas e até mesmo com outras lojas do ramo.
Administrar essas conexões é uma boa forma de facilitar o seu processo de prospecção aos poucos, fortalecendo sua marca e visando bons negócios também no futuro.
Aumenta os lucros do negócio
A receita de quem vende veículos depende diretamente de quantas unidades a pessoa consegue negociar. Uma prospecção bem alinhada com as especificidades do seu negócio e do seu público-alvo é capaz de aumentar a eficiência das vendas, o que pode resultar no aumento do lucro líquido obtido.
Por que ter um estoque diversificado?
Um estoque diversificado é um grande diferencial para qualquer loja de carros. Com uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado atualmente, essa característica pode servir como atrativo para os consumidores, estabelecendo sua marca como uma verdadeira referência no segmento.
Ter disponível exatamente aquele modelo que um cliente procura pode fazer toda a diferença na sua decisão de compra. Então, para que você não perca vendas por falta de opções em seu estoque, é importante aplicar as boas práticas de prospecção de estoque de carros para manter seu catálogo sempre atualizado.
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