Quando se fala em empreender, é fundamental conhecer mais sobre o mercado em que vai atuar, não é mesmo? Iniciar a venda de carros, por exemplo, se torna uma opção bastante interessante, especialmente ao considerar que a venda de veículos usados tem aumentando bastante nos últimos meses.
Porém, não significa que é simples ter sucesso, certo? O que acha, então, de conferir algumas dicas importantes para começar o seu negócio? Preparamos um artigo completo sobre o assunto para você abrir uma loja de carros e empreender com sucesso em um mercado em alta! Confira!
O que é preciso fazer para se destacar no mercado?
Quer começar a vender carros? Então, está no lugar certo, pois separamos alguns passos necessários para começar o seu negócio de forma profissionalizada e com grandes chances de sucesso. Preparado? Confira a seguir!
Defina seu público-alvo
Antes de iniciar o seu negócio, é fundamental conhecer o território em que você vai trabalhar. Cada produto ou serviço tem um tipo de público, com demandas e desejos diferentes. Portanto, é importante conhecer quem estará do outro lado realizando a compra, pois só assim você vai oferecer exatamente o que ele quer, garantindo mais vendas.
No cenário atual, o consumidor exige cada vez mais um atendimento personalizado e voltado para os seus interesses. Afinal, com tantas formas de contato disponíveis, o cliente é bombardeado o dia inteiro por diferentes anúncios e propagandas.
Para chamar e garantir a atenção dele, é fundamental ofertar exatamente o que ele está precisando ou procurando no momento para não “gastar” uma chance de se comunicar.
Avalie a concorrência local
Esse é outro aspecto importante antes de começar a vender carros. Quais são as concessionárias e lojas que disputam os clientes com o seu negócio? A partir do momento em que você entende quem são os concorrentes, fica muito mais fácil estabelecer as estratégias ideais para encontrar diferenciais competitivos.
Imagine que quem mais realiza vendas na sua região faz isso por conta do investimento em anúncios online. Para começar, portanto, o seu negócio precisa se fazer presente nas mesmas plataformas. Além disso, é possível identificar o que falta na oferta de valor do concorrente e suprir essa demanda em seu negócio, como um atendimento de alto nível para proporcionar uma experiência completa.
Estude sobre o mercado automotivo
Você já sabe quem quer impactar e também quem precisa superar, certo? Agora é o momento de se aprofundar nas características do mercado em que vai atuar. O comportamento do consumidor é importante nesse caso, sobretudo em relação aos principais métodos para realizar a compra.
As vendas são feitas à vista ou parceladas? Em quantas vezes? É comum oferecer outros veículos para abater o valor? Todos esses detalhes precisam ser analisados antes de abrir a sua loja, já que facilitam a sua preparação para saber como negociar e aumentar as suas chances de fechar negócio.
Invista na divulgação virtual
Por mais que a sua loja de carros seja física e que parte da jornada aconteça cara a cara, a divulgação virtual é fundamental. Segundo a pesquisa da Consultoria7, 70% dos clientes em busca de veículos fazem pesquisas na internet antes de fechar um negócio. Sendo assim, não dá pra ignorar essa tendência: sua loja de carros precisa se destacar online também.
Crie anúncios para os seus veículos e aumente ainda mais o alcance das ofertas. Alguém que mora em outra cidade ou em uma região mais distante pode se interessar pelo carro anunciado com um preço mais interessante e se deslocar até lá. As oportunidades de negócio se expandem, e a sua loja se torna ainda mais conhecida e confiável.
Fique de olho nas novidades
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a atualização constante. Por exemplo, no início dos anos 2000, o tópico anterior não seria tão impactante como é hoje. Isso mostra como a sua loja precisa sempre acompanhar as novidades e entender como se diferenciar e se destacar dentro de um cenário tão competitivo pela atenção dos consumidores.
Por que divulgar os seus carros online?
Quando se fala em abrir uma loja de carros, o espaço físico é fundamental, mas também é necessário considerar a sua presença no ambiente digital. A ideia é criar mais um canal de comunicação com o seu público e ampliar as oportunidades de vendas. O mesmo estudo da Consultoria 7 mostra que 8 em cada 10 brasileiros procuram por carros na internet.
Além disso, quase 50% desses consumidores chegam em uma loja de carros ou concessionária com a decisão já tomada. Se você quer que o seu negócio tenha mais chances de venda, é fundamental fortalecer a presença online da sua loja de carros, investindo em anúncios e divulgação nas plataformas certas, como a OLX.
Como o OLX Ensina contribui para sua profissionalização?
Para quem quer empreender no mercado automotivo, nada melhor do que se profissionalizar e aprender com quem tem experiência no setor, certo? Então, você precisa conhecer o OLX Ensina, um curso gratuito com as principais técnicas e estratégias utilizadas pela OLX para que se torne um vendedor ainda mais completo e faça a gestão das lojas online e física.
São três módulos completos com tudo o que você precisa para atuar de forma profissional dentro de um mercado em crescimento constante. E tudo isso de forma gratuita para você se capacitar ainda mais.
Abrir uma loja de carros não é uma tarefa simples, mas existem muitas alternativas para começar o seu negócio de sucesso. Com as dicas que apresentamos ao longo deste artigo, o caminho fica mais fácil para você.
Preparado para abrir a sua loja de carros? O que acha de aproveitar essa oportunidade e se profissionalizar ainda mais? Faça o seu cadastro no OLX Ensina e leve o seu negócio para um outro nível de resultados com a qualificação profissional e a ajuda das técnicas da OLX para vender cada vez mais!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.