Para fazer uma boa gestão de concessionárias, é fundamental entender que são muitos os aspectos a serem analisados. Não basta apenas cuidar da parte financeira e conseguir os preços mais atrativos se esses diferenciais, na prática, não chegarem até o seu cliente — ou não forem o bastante para garantir a venda. Ou seja, é preciso conectar as diferentes áreas da empresa para garantir um trabalho completo e eficiente.
Assim como é necessário entender mais sobre o comportamento do consumidor, a sua concessionária tem que ficar de olho no que a concorrência está fazendo de diferente. Além disso, uma gestão eficiente passa diretamente pela conexão das áreas do negócio em busca das melhores soluções.
Mas por onde começar? O que fazer? Quais são as melhores práticas que devem ser executadas para aumentar as chances de sucesso do seu negócio? Se você quer tirar todas essas dúvidas e garantir que o seu negócio consiga bons resultados no curto, médio e longo prazos, continue a leitura deste artigo e descubra como otimizar a gestão da sua concessionária!
Quais são as 6 estratégias de gestão que você precisa adotar?
Mas, na prática, quais são as ações que precisam ser executadas para garantir uma gestão eficiente da concessionária? Confira as nossas dicas!
1. Compreensão sobre o seu cliente
Antes de mais nada, é fundamental conhecer a fundo o seu consumidor. Dos seus comportamentos e preferências aos veículos e acessórios que costuma priorizar ao fazer uma compra. A ideia é ter o máximo de informações possível para proporcionar uma jornada de compra positiva e, dessa forma, garantir a satisfação do cliente sempre que ele se relacionar com o seu negócio.
Colocar o cliente no centro da sua estratégia é a melhor maneira de direcionar os seus esforços. Assim, você garante maiores chances de entregar o que ele procura e, consequentemente, amplia as possibilidades de fechar uma venda. Especialmente a longo prazo, essa é uma estratégia que aproxima o consumidor da empresa e contribui, por exemplo, para uma maior fidelização.
2. Monitoramento de concorrência
Também é preciso ficar de olho nos seus principais concorrentes; afinal, você não está sozinho no mercado. É necessário encontrar diferenciais competitivos para a sua concessionária, e a melhor alternativa para isso é analisar o que eles fazem de melhor e de pior. Ou seja, identificar os aspectos ainda não aproveitados e transformá-los em características próprias do seu negócio.
Para isso, é preciso que você entenda quais são as estratégias que eles utilizam para atrair mais clientes. É um preço mais baixo? Tudo bem, mas será que o atendimento é realmente de qualidade? A venda é consultiva? Esse pode ser o caminho para que a sua concessionária consiga se diferenciar mesmo sem praticar, sempre, os melhores preços.
3. Investimento no digital
Por mais que os seus negócios sejam fechados pessoalmente, é impossível ignorar a importância dos canais digitais para qualquer negócio — e especialmente para uma concessionária: um levantamento realizado pela Consultoria7 mostra que 70% dos brasileiros que pretendem comprar um carro pesquisam primeiro na internet.
Seja pela utilização das redes sociais para se manter presente, seja pelo uso de plataformas de anúncios para divulgar os seus veículos, os canais digitais são os mais variados e podem se encaixar de diferentes maneiras no seu planejamento estratégico. Sendo assim, é fundamental que a sua concessionária se faça presente nas mesmas plataformas em que os seus consumidores estão.
4. Atendimento personalizado ao cliente
O primeiro item que destacamos aqui trata da importância de entender o consumidor, certo? Com as informações coletadas durante o processo, portanto, você deve ter o cuidado de transformá-las em ações. E uma das estratégias mais relevantes para a gestão da sua concessionária atualmente é oferecer um atendimento personalizado ao cliente.
Mais do que fechar uma venda, a sua equipe precisa estar preparada para contribuir com o público ao longo da sua jornada de compra. Ou seja, oferecer todo o seu conhecimento para ajudá-lo a encontrar, por exemplo, o veículo ideal para o que ele procura. Além de impactar a satisfação do cliente, essa é a melhor maneira de criar uma relação duradoura e de confiança com a sua audiência. É assim que o tão famoso boca a boca trabalha a favor do seu negócio.
5. Treinamento de equipes
Todas essas dicas para gestão de concessionárias são excelentes no papel, mas precisam ser colocadas em prática. Para que os conceitos funcionem, a sua equipe deve estar preparada para lidar com os desafios. Como garantir um atendimento humanizado e personalizado, se muitos dos vendedores não sabem como explorar os recursos do WhatsApp para manter um contato mais próximo?
Seja para criar anúncios mais completos, seja para administrar uma estratégia de e-mail marketing, a sua equipe tem que estar capacitada. Parte do desafio da gestão de concessionárias, lojas multimarcas e de semi novos é exatamente garantir que todos os profissionais estejam na mesma página.
6. Explore a tecnologia
Não importa o motivo: a tecnologia pode ser muito útil para a gestão da sua concessionária. Mesmo que para fazer contatos mais consistes e eficientes com os consumidores em potencial ou para facilitar a administração dos recursos financeiros, a tecnologia precisa fazer parte do dia a dia do seu negócio. Afinal, ela é uma forma de otimizar muitos dos processos mais burocráticos.
Um software de CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente), por exemplo, contribui para a precisão da sua equipe de vendas, acompanhando toda a caminhada do cliente até a conversão. Ao mesmo tempo, é possível otimizar tarefas de Marketing Digital com ferramentas específicas. Enfim, todas as operações do dia a dia da concessionária podem ser facilitadas.
Fazer a gestão de concessionárias, lojas multimarcas e de semi novos não é uma tarefa fácil, já que exige cuidados em muitas áreas para garantir que tudo funcione como o esperado. Mas é a partir dessas ações que o seu negócio se posiciona como referência dentro de um segmento amplamente concorrido, ampliando as suas chances de fazer sucesso por um longo período.
Ao longo deste artigo, falamos sobre dois tópicos importantes: mudança no comportamento do consumidor e a jornada de compra. O que acha, então, de ficar por dentro do que há de mais novo sobre o assunto? Confira outro dos nossos artigos e entenda o que está mudando na jornada de compra de um veículo!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.