A Black Friday 2022 já tem data marcada: ela ocorrerá no dia 25 de novembro, seguindo o calendário do comércio de realizar a temporada de ofertas sempre na última sexta-feira do mês 11. Os consumidores aguardam as promoções para comprar automóveis com condições facilitadas, e a OLX preparou algumas dicas para os revendedores aproveitarem a oportunidade para aumentar as vendas, explorando os recursos da plataforma e a confiança que os clientes depositam nesse espaço para comprar carros novos e seminovos.
Neste ano, a OLX está aderindo a uma variação do termo que nomeia o evento, diante da importância de engajar campanhas contrárias a qualquer conotação racista. A polêmica em torno do termo “Black Friday” retoma as origens da promoção, que ainda não é consensual entre empreendedores de diversos países. De toda forma, o uso das palavras “negro” e “preto” em expressões controversas não está alinhado aos valores da nossa empresa, que se posiciona para mitigar propostas segregadoras.
Assim, o dia mais esperado para consumidores e vendedores de automóveis em 2022 fica denominado Best Friday OLX! Entenda como preparar a operação de sua loja para atender à alta procura por automóveis no meio digital e saiba como impulsionar suas vendas na Black Friday.
Como otimizar os processos para a Best Friday 2022?
Se você quer acelerar suas vendas de automóveis na internet e aumentar a visibilidade de sua loja frente aos potenciais compradores, a Best Friday é uma grande oportunidade. Mas não se pode deixar tudo para a última hora. Apesar de ser uma curta temporada de promoções, os preparativos precisam começar muito antes, a fim de eleger campanhas que sejam de fato lucrativas e positivas para a empresa.
Os clientes realmente estão mais dispostos a realizar compras neste dia, no entanto, é preciso ter vantagem sobre a concorrência, que também é maior. Um atendimento mal preparado ou um erro ao longo do processo de vendas pode significar não só a perda de um cliente, mas um ponto negativo na reputação da loja. Da mesma forma, uma excelência em performance durante a Best Friday 2022 pode significar fidelização de clientes e aumento da credibilidade da marca.
Assim, selecionamos alguns pontos operacionais que precisam ser levados em conta para aumentar as vendas nesse período:
- toda a proposta precisa estar definida pelo menos um mês antes, quando os clientes já começam a pesquisar e se informar sobre as propostas dos diferentes vendedores de carros;
- crie uma proposta que diferencie sua loja das demais e que ofereça uma experiência de compra atrativa aos olhos do consumidor;
- treine toda a equipe, de todos os setores internos da empresa, para estar alinhada e integrada em torno dessa proposta. A coesão e a assertividade do time é crucial para aumentar as vendas;
- planeje as estratégias de vendas antecipadamente, prevendo ações de marketing e preços e alinhando os processos com as equipes;
- mantenha o estoque pronto para atender à demanda, de acordo com os modelos e marcas de carros que se pretende colocar em destaque para venda;
- elabore um plano de logística que seja eficiente e ágil. A entrega do produto é um dos fatores indispensáveis para a satisfação do cliente;
- centralize as operações em uma plataforma que integre a comunicação da oferta, o canal de atendimento ao cliente e o espaço de e-commerce. Assim, alcança-se agilidade operacional e diminuem-se as chances de erros pela otimização dos processos.
Com a equipe preparada para o aumento do fluxo da loja, já se tem meio caminho andado na definição de estratégias de como aumentar as vendas na Best Friday 2022. Ainda assim, é necessário definir o que ofertar ao cliente para que seja realmente impossível não fechar negócio.
Planejamento da Best Friday 2022 por meio de análise de mercado
A definição da estratégia de vendas para a Best Friday obrigatoriamente passa por uma análise dos anos anteriores. Verifique como foram as vendas no setor automotivo com base nos números de mercado dos anos anteriores e considere uma análise pré e pós-pandemia.
Neste ano, espera-se uma quantidade de vendas superior durante a Best Friday, uma vez que o poder de compra do consumidor aumentou nos últimos meses. O período já é promissor para aumentar as vendas, uma vez que antecede as comemorações de final de ano e se aproxima do recebimento do 13º salário, quando os clientes se organizam para investir em compras de alto valor aquisitivo.
Assim, pesquise em plataformas como a Data OLX Autos como está o interesse do consumidor, quais os modelos de automóveis em alta, quais as marcas mais vendidas durante o ano de 2022 e nas best fridays anteriores.
Avalie também a performance interna de sua loja nos últimos meses, considerando os veículos mais procurados, em quais vale a pena aplicar descontos sem perder margem de lucro e se é possível aproveitar o momento para destacar automóveis que estão parados no estoque.
Como se preparar para a Best Friday 2022 e aumentar as vendas?
Na prática, participar da Best Friday 2022 pode ser uma faca de dois gumes. Para alcançar resultados positivos, selecionamos 4 dicas para vender na Best Friday 2022.
#1 Invista em atendimento personalizado
A Best Friday não é um momento apenas para aumentar as vendas, mas serve também como uma oportunidade para elevar a reputação da marca frente aos concorrentes. Assim, um atendimento personalizado faz toda a diferença. Lembre-se: mesmo que a venda não seja realizada no momento, um cliente bem atendido tem a tendência de retomar o contato com a loja posteriormente.
É preciso ter vendedores preparados para atender aos diferentes públicos, sabendo o que oferecer para diversos perfis de consumidores e como se comunicar com eles. Além disso, não se pode de jeito nenhum deixar o cliente em potencial esperando por uma resposta. O atendimento precisa ser imediato, seja para responder dúvidas ou para apresentar o portfólio e as ofertas.
A excelência no atendimento precisa estar presente em todos os canais de comunicação. Por isso, é muito melhor atender bem por meio de um único canal, do que alcançar um grande número de interessados por meio de diversas plataformas e não conseguir responder adequadamente às solicitações recebidas.
O fator agilidade é ainda mais importante no período da Best Friday, pois os compradores buscam por imediatismo nesta data. Não deixe o cliente esperando! Uma distância de minutos entre o primeiro contato e a resposta pode significar perda de uma oportunidade de venda.
Também não se deve atender rapidamente sem conseguir entregar a empatia que o comprador precisa para criar confiança na loja. Assim, a qualidade do atendimento deve andar ao lado da agilidade.
#2 Invista em ferramentas de gestão
Automatizar alguns processos de gestão pode ser uma das melhores estratégias para desafogar o acúmulo de funções e tarefas necessárias para atender bem e aumentar as vendas. A organização das operações em uma mesma plataforma é um grande facilitador, pois, como comentado anteriormente, centraliza as informações, diminuindo erros e lacunas operacionais e de comunicação.
Opte por usar plataformas com ferramentas que ajudarão no gerenciamento dos processos, liberando tempo para a realização de outras demandas. A integração entre gestão de estoque, plano de vendas, emissão de notas fiscais, gestão de logística e atendimento ao cliente não apenas garante mais qualidade e assertividade dos processos, como também permite o registro de dados preciosos para mensurar o sucesso ou o fracasso das propostas.
Leia também:
- Carros mais vendidos em 2022 na OLX: Confira a lista!
- Cartão ou Pix? Novas formas de pagamento em lojas de carro
- Carros automáticos mais vendidos na OLX
#3 Dê descontos reais para os usuários
Acredite, o cliente sabe o que é uma promoção de verdade. Muitas lojas perdem a credibilidade durante a Best Friday exatamente por oferecer descontos fictícios. Por um tempo, foi comum vendedores subirem os preços dos produtos algumas semanas antes do período de ofertas e venderem pelo preço normal na Black Friday, anunciando como desconto.
Essa estratégia manchou a reputação de muitas marcas, pois os compradores estão atentos à movimentação do mercado. Assim, é extremamente importante aplicar descontos reais para os clientes. Para fazer isso de maneira rentável, é preciso avaliar quais modelos de automóveis realmente vale a pena colocar em promoção.
A definição dos descontos deve considerar os seguintes quesitos:
- escolher apenas marcas e modelos que dificilmente são vendidos no preço original, pois nem sempre vale a pena aplicar descontos em automóveis que já têm boa saída fora do período de promoção;
- definir uma porcentagem que proporcione uma boa margem de lucro;
- colocar em promoção os veículos em abundância no estoque ou com fácil acesso a fornecedores, para que não haja falta do item em situação de alta procura e para aproveitar a Best Friday para limpar do estoque os modelos que venderam pouco nos meses anteriores;
- negociar preços mais baixos com os fornecedores para adquirir uma quantidade maior dos veículos mais procurados e ofertá-los a preços menores ao consumidor final.
O que realmente importa na Best Friday 2022 é oferecer descontos atrativos e lucrativos. Faça uma gestão financeira inteligente nesse momento, pois aplicar descontos sem uma projeção das finanças pode resultar em prejuízos para a loja se as metas de vendas não forem alcançadas.
#4 Utilize plataformas de vendas para aumentar a visibilidade da sua loja online
As compras no meio digital são, sem dúvidas, o maior sucesso da Best Friday. Os consumidores procuram primeiro as ofertas pela internet e normalmente realizam o primeiro contato com a loja de automóveis pelos canais digitais. Por isso, é importante posicionar a loja com visibilidade e antecedência no comércio digital de automóveis.
Assim, escolha plataformas que já são sucesso de vendas de carros pela internet para veicular seus anúncios e gerenciar as vendas. Esse é o melhor caminho para alcançar mais compradores durante esse período de alta procura e aumento da concorrência.
A OLX é a plataforma digital que mais vende carros no Brasil e abre espaço para que vendedores tenham mais oportunidades de aumentar as vendas na Best Friday 2022. Para conseguir maior visibilidade para os modelos de automóveis em promoção, oferecemos um desconto em nossos planos profissionais acima de 10 anúncios. Por meio do cupom BF10, o vendedor consegue 10% de desconto na assinatura OLX, válido por seis meses.
Com essa oportunidade, a estratégia de marketing e de aumento da visibilidade acontece antes e depois da Best Friday 2022, mantendo sua loja em evidência nos mecanismos de busca por um período mais longo. Acesse os planos profissionais OLX autos e comece já a acelerar suas vendas e a se preparar para a Best Friday 2022.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.