Nos últimos anos, o inbound marketing tomou conta do mercado automotivo. O negócio que estruturasse as melhores estratégias para captar clientes a longo prazo, por meio da prospecção de conteúdos, saía na frente. A realidade é que o empreendedor realmente tinha que correr atrás de se posicionar, divulgando informações relevantes sobre o setor que atraíssem o cliente e ajustando-se, assim, às novas formas de fazer propagandas com base no mundo digital.
Atualmente, o que se percebe é o jogo virando. O marketing digital continua a ter sua relevância, mas as plataformas estão saturadas de conteúdo a tal ponto que o consumidor já não apresenta o mesmo comportamento diante de tanta informação, de maneira que as taxas de conversão nesse tipo de estratégia tendem a cair, pela alta oferta em detrimento da demanda (e do interesse do público-alvo).
Eis que o bom e velho outbound marketing para lojas de veículos retoma seu lugar no grid de largada da corrida pela captação de clientes. Diversas marcas já perceberam que a geração de leads (oportunidades de negócio) não mais depende apenas do conteúdo digital e voltaram a pensar em maneiras de atingir aquele consumidor que não está tão conectado assim.
O que é outbound marketing?
O outbound marketing (na tradução, marketing de saída) é uma estratégia de prospectar clientes de maneira ativa. Diferentemente da técnica própria do inbound, de criar relevância para a marca a fim de fazer o cliente procurar a loja, o outbound age para que a marca procure e alcance o público-alvo.
A estratégia é próxima ao marketing tradicional, que usava panfletos, jornais e carros de som para divulgar a loja na vizinhança, mas agora há muito mais recursos que podem ser usados nesse processo. Assim, a importância do outbound marketing está em seu potencial de fazer a marca se conectar com aqueles consumidores que não dependem somente das redes sociais para realizar uma compra.
Além de ampliar o alcance do público, o outbound marketing permite a visibilidade que nem sempre os conteúdos recebem, pela alta quantidade de materiais disponível nas plataformas. Dessa forma, potenciais clientes que não foram atraídos pela prospecção passiva podem iniciar sua jornada de compra por meio de uma abordagem direta, tais como:
- anúncios digitais pagos;
- anúncios em rádio, TV, jornais e revistas;
- distribuição de panfletos;
- outdoors;
- ligações de telemarketing;
- SMS ou e-mails em massa;
- posicionamento como marca patrocinadora.
As vantagens do outbound marketing fazem com que essa estratégia volte a aparecer como relevante para a competitividade entre lojas de automóveis, considerando ainda que abordagens diferentes atingem públicos diferentes, afinal, uma das características do setor automotivo é a amplitude de perfis consumidores.
Como utilizar o outbound marketing em sua loja de veículos?
A estratégia é mais voltada para o público local, sendo uma vantagem do outbound marketing a abordagem de clientes que realmente têm a possibilidade de realizar uma compra na loja, enquanto o inbound atinge centenas de pessoas antes de começar a converter. Lembrando que não existe estratégia melhor ou pior, existe aquela que entregará resultados superiores para a revendedora ou concessionária.
Diante disso, os passos essenciais para iniciar o outbound marketing em lojas de veículos são:
- Definição do cliente ideal: quem costuma comprar carros? Onde esse comprador mora e por onde ele circula? Quais seus interesses? Quais ofertas mais o atraem?
- Escolha dos canais de comunicação: considere mídias online e offline para veiculação de anúncios e propagandas, podendo ser de diferentes meios (imagens, slogan, portfólio/panfleto, locução, comercial audiovisual etc.).
- Produção das peças publicitárias: definidos canal de comunicação, público-alvo e tipos de campanhas, é hora de pôr a mão na massa e criar as peças das ações de publicidade.
- Equipe de vendas e marketing: uma equipe de vendedores capaz de conquistar o cliente em abordagens via ligação, WhatsApp ou e-mail é o que definirá o sucesso da estratégia.
Vale ainda lembrar que o outbound marketing tal como era feito há algumas décadas, com distribuição desordenada de panfletos e poluição visual nas cidades, já não é mais tão bem-vindo, pois o consumidor está atento às questões ambientais, de maneira que a geração de lixo pode causar o efeito oposto ao esperado. Propagandas de áudio, por outro lado, assim como adesivos ou cartões de visita em lojas parceiras, são exemplos de estratégias bem-vistas pelo atual consumidor.
Leia também: Outbound vs. Inbound Marketing: descubra qual usar para vender mais
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.