Muito se fala sobre a digitalização das vendas de veículos diante do aprimoramento de plataformas, ferramentas e técnicas que permitem aplicar o dark dealer em concessionárias. O que não se pode perder de vista, no entanto, é o fato de que uma coisa não exclui a outra, principalmente pensando no consumidor brasileiro: ainda há muito espaço para a venda de veículos da maneira tradicional, ou seja, por meio de lojas físicas.
Para atualizar as estratégias de vendas, as concessionárias precisam considerar que o público realmente usa os recursos digitais para pesquisar modelos de automóveis e revendedores, mas isso não significa que a jornada de compra aconteça inteiramente pela internet. Na verdade, o consumidor brasileiro prefere negociar um novo carro presencialmente, pela possibilidade de avaliar de perto, fazer testes e verificar a credibilidade do anúncio visto ou das informações que leu no site da loja.
Por isso, as estratégias de marketing digital para concessionárias podem e devem atrair o consumidor para a loja física, unindo as vantagens da comunicação online aos benefícios da negociação presencial.
3 motivos para usar marketing digital para impulsionar sua loja física
Nem sempre o marketing digital tem como objetivo realizar uma venda online, principalmente no mercado automotivo, em que os produtos vendidos são de alto valor aquisitivo e o comprador costuma querer experimentar o veículo antes de decidir pela compra. Nesse contexto, as estratégias de comunicação pela internet buscam criar mais oportunidades de vendas e atrair mais clientes para a loja.
Assim, é possível usar os recursos da internet para impulsionar as vendas na loja física, com foco nos seguintes fatores:
1. Fortalecimento da marca
Um marketing digital consistente, coeso e frequente possibilita o posicionamento da marca e a presença digital da empresa. Todo potencial consumidor que procurar por uma loja de carros em sua região ou estiver pesquisando por modelos de veículos presentes no catálogo da loja tem a probabilidade de encontrar a marca pelos anúncios veiculados, especialmente se houver uma estratégia de mídia paga, em que os anúncios entregues ficam visíveis a um público qualificado e segmentado.
Além da visibilidade, o consumidor consegue verificar informações básicas da empresa por meio das redes sociais ou do site da loja, como endereço, valores, ofertas, métodos de negociação, entre outras questões que fazem a diferença na decisão de agendar uma visita e conhecer os veículos de perto.
2. Direcionamento do público
A presença da marca no meio digital permite que o cliente chegue até a loja pelo próprio GPS do celular. Através de uma simples visualização do mapa, a concessionária estará ali, com seu ponto marcado de localização. Assim, aquele possível comprador pode não ser impactado diretamente pelo marketing digital, mas a busca no Google por uma loja de veículos nas redondezas já o encaminha para o endereço da concessionária, o que resulta em um significativo aumento do fluxo de pessoas na loja física.
3. Facilidade de indicação
Um cliente que quiser indicar a loja física para algum colega ou parente tem a possibilidade de fazê-lo prontamente se a concessionária estiver devidamente posicionada no mundo digital. Isso porque o marketing boca a boca hoje também ocorre digitalmente e a loja que não apresenta um banner digital atualizado, uma rede social sempre em movimento e um site responsivo perde a chance de ser indicada, por falta de material para acesso e links para serem compartilhados entre os consumidores.
Muito além disso, o marketing digital para concessionárias que trabalham apenas com vendas presenciais permite posicionar a empresa como referência no setor na região em que trabalha, abrindo sempre novas chances de conquistar uma parcela dos consumidores.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.