Segundo estudos recentes conduzidos pela PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, 81% dos brasileiros maiores de 10 anos utilizam a internet para fins diversos. Entre eles, 99% afirmam que acessam a internet por meio do celular, sendo que 58% dependem exclusivamente desse tipo de aparelho para se conectar, ou seja, não utilizam outros dispositivos. Esses dados estão diretamente relacionados com a importância do site responsivo.
Outros números relevantes dessa pesquisa no que diz respeito ao comportamento do usuário de internet no Brasil são: 44% navegam pela televisão smart, 30% por notebook, 26% por computador de mesa, 10% por videogame, 8% por tablet. Isso demonstra a grande variedade de dispositivos usados ao redor do país e a diversidade de formatos que os displays devem apresentar para entregar os conteúdos de uma mesma página de maneira otimizada para todos.
De todas essas pessoas que estão conectadas por meio de diferentes dispositivos (136 milhões de brasileiros), cerca de 90% são consumidores no e-commerce e potenciais clientes do setor automotivo. No último semestre de 2022, foram vendidas 295k de unidades apenas na plataforma da OLX, o que reforça a importância do site responsivo para lojas virtuais.
O que é site responsivo?
Um site responsivo tem a tecnologia de adaptar a visualização para qualquer tipo de display, mantendo a qualidade do mesmo conteúdo em diferentes dispositivos. Assim, a mesma página de vendas tem seu conteúdo preservado, seja no computador, celular, tablet, ou outro, sem falhas de carregamento ou distorção das imagens.
A responsividade é uma característica indispensável para lojas virtuais do mercado automotivo na atualidade, visto que muitos usuários desistem de continuar a navegação se o site demorar para carregar, mesmo que esse tempo corresponda a segundos. Além disso, se a página do portfólio carrega rápido, mas não entrega imagens e textos com a devida qualidade, fica inviável garantir vendas por meio da plataforma, o que significa perder muitas oportunidades.
Leia também:
- KPIs para lojas de carros: conheça os indicadores de desempenho
- E-mail marketing para concessionárias? Confira vantagens
- Dark Dealer: o novo modelo de negócios do setor automotivo
Qual a importância do site responsivo para lojas de carros?
Para um site de vendas ter boa performance ele precisa ser fácil de navegar e não apresentar falhas, focando na experiência do usuário, por isso o site responsivo é tão importante atualmente. É essa a tecnologia que permite o aumento das vendas pela internet no mercado automotivo.
Assim, algumas característica devem ser levadas em conta no momento de criar um site de venda de carros ou reestruturar aquele que já existe:
- Layout atrativo: cores da identidade da marca, organização de cabeçalho, rodapé, corpo do texto, títulos e disposição das imagens são fatores indispensáveis para um site do setor automotivo ter bons índices de navegação e vendas. Nesse caso, é correto afirmar que o livro é julgado pela capa, ou melhor, a página é julgada pelo seu layout de visualização.
- Combinação de imagens: na internet, a comunicação não verbal é tão importante quanto ter textos objetivos e informativos. Um site carregado de textos dificilmente chama a atenção do usuário, por isso, é importante combinar frases e imagens que comunicam, não basta ser meramente ilustrativo. Infográficos, vídeos e fotos dos veículos são essenciais e devem responder aos diferentes dispositivos. Por isso, atenção aos formatos e tamanhos!
- Conteúdo e palavras-chaves: não adianta o site ser perfeito na estratégia de combinar textos e imagens em um layout invejável se não tiver um bom rankeamento nas plataformas de buscas. É preciso posicionar corretamente as palavras-chaves para que o site seja encontrado pelos potenciais compradores que estiverem procurando modelos ou indicações por meio de perguntas ou frases específicas. Assim, é preciso uma estratégia de SEO assertiva.
- Direcionamentos por CTA: call to action é o que permite que um usuário vá da página de anúncio ou de conteúdo para a página de compra e venda. Por isso, os botões ou links de direcionamento precisam ser posicionados estrategicamente em meio ao conteúdo do site, para incentivar o consumidor a entrar em contato com o vendedor ou prosseguir na jornada de compra online.
- Responsividade: tudo isso deve ter um formato adaptado aos diferentes dispositivos, de maneira que o usuário possa encontrar o mesmo conteúdo, com boa visualização e carregamento, em qualquer aparelho.
O começo do ano é o momento para aplicar melhorias e corrigir as falhas do ano anterior. Apesar de serem necessárias ações de melhoria contínua, iniciar o novo ciclo com um site responsivo em sua loja de automóveis permite aumentar as vendas neste período de alta procura e ir melhorando ainda mais a estratégia de e-commerce ao longo do ano, uma tendência do mercado automotivo que não tem perspectiva de dar ré.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.