Já imaginou sua equipe inteiramente alinhada, trabalhando colaborativamente para atingir os objetivos e as metas por meio de processos operacionais que minimizam os erros e reduzem custos? Esse é o ambiente que todo gestor busca para sua empresa automotiva, possível de ser alcançado com a metodologia Lean Seis Sigma.
A estratégia é fruto da sinergia entre os conceitos de Lean Enterprise (adaptado do Lean Manufacturing, que tem foco na indústria) e Seis Sigma (Six Sigma, no termo original). Ambos são voltados para a melhoria contínua dos processos operacionais, visando sistematizar, com base em levantamento e análise de dados, a remoção de desperdícios ao longo de uma cadeia produtiva.
A combinação dos métodos dá origem ao Lean Seis Sigma, que proporciona as ferramentas ideais para uma gestão de vendas que impulsiona o negócio e corrige falhas do trabalho em equipe que levam à perda de potenciais clientes.
O que significa a metodologia Lean Seis Sigma?
A metodologia Lean Seis Sigma estrutura estratégias para aprimorar os processos internos de uma empresa a partir da identificação das ineficiências e de sua origem. Com coleta e análise de dados sistematizados e mensuráveis, os especialistas implementam o sistema no planejamento operacional considerando cinco fases, criando a cultura Lean Seis Sigma na equipe de vendas.
Para entender o que é Lean Six Sigma é preciso, primeiro, isolar cada um dos conceitos que compõem a metodologia, o que permite uma visão mais completa sobre a importância de sua aplicação para o aumento das vendas em lojas de veículos e concessionárias.
Sobre o Seis Sigma
O símbolo do sigma é uma letra do alfabeto grego cuja forma minúscula, na matemática, é usada para representar o desvio padrão na estimativa de probabilidades. Em 1930, um estatístico, a fim de controlar os processos nas operações que gerenciava, deu o primeiro passo para a fundamentação da estratégia Seis Sigma.
Em paralelo, ele também desenvolveu técnicas de melhoria contínua de processos, definindo etapas de padronização, produção e inspeção aplicadas de maneira cíclica. Com a contribuição de muitos outros grandes profissionais ao longo do tempo, a metodologia Seis Sigma foi criada. A Motorola foi a primeira empresa a popularizar-se como case de sucesso a partir da implementação do Seis Sigma. Depois dela, vieram muitas outras.
Assim, a teoria foi se aprofundando, conforme ia sendo aplicada, até ser incorporada ao Lean Manufacturing e dar origem ao Lean Seis Sigma.
Sobre o Lean Manufacturing
Técnica que tem como objetivo reduzir o tempo dedicado em um sistema de produção, o Lean Manufacturing foi elaborado pela Toyota na década de 1950, no Japão. A estratégia permitia que a fabricante de automóveis gerenciasse fornecedores, equipe interna e máquinas, de maneira a entregar automóveis de qualidade ao mercado com mais rapidez, atendendo à demanda urgente da época.
O sistema contava com um controle de qualidade automatizado e era ajustado para conter sete desperdícios ao longo dos processos:
- desperdício de estoque supérfluo de matéria-prima e produtos acabados;
- desperdício de superprodução;
- desperdício de processamento excessivo;
- desperdício de transporte;
- desperdício de movimento, por meio de mecanização ou automatização;
- desperdício de tempo de espera entre uma tarefa e outra;
- desperdício de produtos defeituosos.
O sucesso da Toyota com o método e, posteriormente, a necessidade de melhorar a operação em outros segmentos que não apenas o industrial levaram à criação do Lean Seis Sigma.
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Lean Seis Sigma: o que é?
Enfim, o Lean Seis Sigma foi fundamentado nos anos 2000 como um método voltado para empresários que controla os processos operacionais internos – a partir de gestão integrada das equipes -, cria um sistema de melhoria contínua e administra desperdícios, podendo ser aplicado na indústria, mas também em diversos outros setores da economia, como o automotivo.
O sistema se baseia em cinco fases de gerenciamento, conhecidas como DMAIC (Definir; Mensurar; Analisar; Incrementar; Controlar), que funcionam para identificar as causas de ineficiência na oferta de produtos ou serviços e criar estratégias para superá-las, entregando uma experiência otimizada, atrativa e mais rentável diante do cliente.
Para aplicar os princípios do Lean Seis Sigma em uma empresa, é preciso ao menos um especialista no método, chamado black belt, profissional que possui conhecimentos avançados sobre o sistema e sua implementação. Os certificados de nível de propriedade na metodologia são classificados por cores, sendo o black belt o grau mais alto, seguido por green belt e yellow belt.
Como funciona o Lean Seis Sigma?
A metodologia Lean Six Sigma tem ampla aplicabilidade, uma vez que é estruturada para se adequar a qualquer processo operacional, identificando e reduzindo falhas e desperdícios (chamados de muda no conceito original, cunhado no Japão) em qualquer etapa da operação que apresente uso excessivo de recursos, tais como:
- materiais;
- equipamentos;
- espaços infraestruturais;
- tempo de execução.
A gestão desses e de outros aspectos dentro de uma empresa possibilita adição de valor ao produto ou serviço e, consequentemente, aumento das vendas. Assim, o Lean Seis Sigma funciona como um sistema de excelência operacional. A partir de coleta e análise de dados completos e situados, que permitem identificar e resolver problemas complexos relacionados a desperdícios, os custos são reduzidos e os clientes são melhor atendidos.
O método funciona para integrar e alinhar a equipe em torno de um projeto de melhoria contínua para superar determinado problema de maneira ágil ou ainda estabelecer um novo processo alternativo, com o qual toda a equipe esteja alinhada. Isso só é possível seguindo as etapas com criteriosidade para analisar e suprimir as variáveis dentro do processo, sempre com uma agenda bem definida e com apoio de softwares e ferramentas especializadas.
Como aplicar a metodologia Lean Seis Sigma em lojas de carros
Criando a cultura do Lean Seis Sigma entre a equipe de uma loja de automóveis, a experiência de venda nunca mais será a mesma. A melhoria dos processos entrega mais qualidade de serviço, o que atrai mais clientes. Assim, é interessante entender cada uma das etapas da aplicação desse sistema baseado no DMAIC, para se ter uma noção de sua completude.
As etapas do DMAIC
Confira a seguir como funciona a aplicação do Lean Seis Sigma de acordo com cada etapa.
- Definir
Nesse primeiro momento, é preciso investigar onde se encontra o problema dentro do processo operacional, algo que pode ser bem evidente ou difícil de reconhecer. Isso pode ser feito isolando cada uma das etapas de vendas e analisando sua eficiência.
Ao encontrar a causa da ineficiência, é possível definir as metas do projeto que será gerenciado a partir do Lean Seis Sigma.
- Mensurar
Nessa etapa, serão avaliadas cada uma das variáveis que envolvem o processo em que se insere o problema mapeado, estabelecendo métricas para o monitoramento do progresso do projeto, sempre visando as metas e objetivos definidos na primeira etapa.
- Analisar
Então, é feita uma análise fundamentada nos dados mensurados que possibilitará a criação de alternativas de gerenciamento e operação para eliminar os erros e desperdícios mapeados. Nesse momento, estratégias de benchmarking e ferramentas de análise de dados são bem-vindas para diminuir a distância entre a realidade e as metas que se pretende alcançar.
- Incrementar
Assim, são incrementadas melhorias no processo definido no projeto de Lean Six Sigma, a partir de alinhamento de toda a equipe e brainstorms criativos. Nessa fase, já se está criando a cultura do Lean Seis Sigma diante da empresa como um todo.
- Controlar
Por último, os gestores precisam criar meios para controlar os novos processos incrementados, de maneira que as metas estabelecidas fiquem em vista por longo prazo, sem correr o risco de perder a qualidade das mudanças implementadas ou deixar passar oportunidades de novas melhorias.
Os benefícios do Lean Seis Sigma
A metodologia, quando implementada de forma sistêmica e com estrutura bem fundamentada, possibilita a melhoria dos processos a longo prazo, criando a cultura do Lean Seis Sigma em toda a equipe de vendas. O sucesso nesse gerenciamento oferece os seguintes benefícios:
- mais eficácia nas operações;
- eliminação de erros;
- melhoria da oferta ao cliente;
- criação de histórico operacional;
- sistematização de dados internos;
- assertividade da gestão;
- flexibilidade para aplicar mudanças com agilidade;
- redução de custos e desperdícios;
- integração e participação da equipe nas decisões;
- aumento da rentabilidade;
- aumento das vendas;
- maior satisfação dos clientes.
Assim, o Lean Seis Sigma é uma opção palpável e eficiente para a gestão de processos a fim de acelerar as vendas em lojas de carros ao estabelecer estratégias de melhoria contínua.
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