O mercado digital está em alta em todos os segmentos. A partir da pandemia de Covid-19 e das restrições de circulação como medida sanitária para a contenção do vírus, o e-commerce cresceu substancialmente no mundo todo e a tendência é que continue assim, de acordo com os dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Para se inserir nesse cenário, especialmente os negócios automotivos, que lidam com produtos de alto valor aquisitivo, é preciso escapar dos principais erros cometidos em vendas na internet.
Por isso, neste artigo vamos mostrar para você cinco fatores que impedem o sucesso das lojas de carros no meio digital e que, portanto, devem ser evitados. Antes, exibiremos um breve panorama do cenário do e-commerce no Brasil para evidenciar a importância de inserir sua loja de carros no mercado digital.
Mercado digital no Brasil: cenário atual para venda de carros na internet
Em 2020, o comércio digital cresceu mais de 70% no Brasil. No entanto, com o retorno às atividades presenciais, a alta nos preços frente à inflação e a redução do poder de compra do brasileiro, registrou-se uma queda de 8,48% nas transações digitais em abril de 2022, em comparação ao mês anterior.
Ainda assim, os números continuam promissores para vendas online. No que diz respeito ao segmento de automóveis, podemos tomar a OLX como referência, por ser a maior plataforma digital de compra e venda de autos no Brasil. De maneira geral, houve um aumento de cerca de 30% no anúncio de carros pela internet. Só a OLX tem um índice de venda de 3 carros por minuto!
Por que se deve ter esses dados em vista? Por mais desafiador que possa parecer o cenário, sempre há uma maneira de se reinventar. Vender carros online já é uma realidade e as lojas de automóveis precisam se adaptar para atender aos interesses do público e aumentar vendas na internet. Aproveite as dicas a seguir para acelerar o seu negócio!
Como vender carros pela internet? Conheça o interesse do público
Se, por um lado, o mercado de autos segue a tendência global de vendas de internet, por outro, o brasileiro ainda tem desconfiança em fechar uma compra dessas proporções no meio digital.
A pesquisa de abril de 2022 com usuários do OLX Data Autos, solução de inteligência automotiva gratuita da OLX, mostrou que há um potencial nas vendas online (como os números da vertical de automóveis da empresa podem comprovar), mas o possível comprador ainda desconfia dos anúncios e tem receio em relação às condições do veículo. Assim, trabalhar com vendas na internet é mais promissor para carros 0 km que para carros usados.
Diante disso, há uma estratégia de confiança no processo de vender carros online, para gerar confiabilidade por meio de transparência em todas as etapas da negociação. Confira no infográfico abaixo o esquema que preparamos para você:
Por isso, anunciar e vender carros online é essencial para as lojas de automóveis na atualidade, mas, para alcançar o sucesso desejado, é preciso superar alguns erros cometidos em vendas na internet. Vamos a eles!
Os 5 principais erros cometidos em vendas na internet
As vendas na internet aumentam a cada ano. Para anunciar e vender carros no e-commerce, é preciso um processo que gere confiança e seja efetivo no objetivo final: concretizar a negociação.
Por isso, selecionamos dicas de vendas na internet e, com base nelas, listamos 5 erros básicos nas vendas online para que você saiba exatamente o que não fazer!
Erro 1: Não ter um site de vendas responsivo e otimizado
Simplesmente ter um site não é suficiente para aumentar vendas na internet. O espaço digital de sua loja não é apenas para anunciar ou apresentar sua vitrine, mas sim o lugar que vai receber o cliente, com transparência, atenção e informações objetivas.
Por isso, seu site precisa estar conectado com as outras redes, ser coerente com as divulgações externas e estar otimizado para que o cliente tenha facilidade em encontrar o que procura. Além disso, o fator responsividade é essencial: a mesma página precisa ter um layout adaptável para os diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Assim, o site de loja de carros deve não apenas listar os modelos de automóveis disponíveis e os serviços de pós-venda oferecidos, como também informar os princípios da empresa, os diferenciais que a concessionária oferece, e ter um canal de atendimento que funcione com agilidade. Tudo isso com um carregamento rápido da página e visual otimizado.
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Erro 2: Não estruturar um funil de email marketing
O email marketing que gera tráfego e leva o cliente a clicar no CTA (call to action) – aquela chamada, visual ou textual, que encoraja o visitante a realizar uma ação desejada – é o que tem uma comunicação adaptada para os diferentes públicos-alvos. Não criar uma estratégia de linguagem que gere identidade com os diversos perfis acaba fazendo com que a divulgação por email seja um trabalho perdido.
Erro 3: Não investir em fotos e vídeos de qualidade
Recorrer somente a fotos de bancos de imagem é um tiro no pé. Para vender carros na internet, como vimos, é preciso criar confiabilidade. Assim, a presença digital de sua loja precisa de fotos e vídeos autênticos, que não somente ilustrem seu portfólio, mas mostrem a realidade do empreendimento e das condições do automóvel.
Os conteúdos visuais são o que chamam mais atenção, e trabalhar com vendas na internet apenas com imagens prontas não é um atrativo. Além disso, no momento de tirar suas fotos e criar seus vídeos, é necessário máximo cuidado com a qualidade dos arquivos. Uma foto embaçada ou um vídeo muito pesado, que não reproduz com facilidade, sem dúvidas resulta em perda de credibilidade.
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Erro 4: Não investir em marketing de conteúdo para redes sociais
Claro que anúncios e promoções são uma das frentes da divulgação digital, no entanto, para se manter competitivo no mercado de vendas de carros na internet, sua empresa precisa se mostrar especialista no assunto.
O marketing de conteúdo é o principal responsável por estimular a confiança do cliente, para que ele se sinta seguro de que está negociando com a loja certa para adquirir seu novo automóvel. Além disso, é por meio do conteúdo que você comunica os princípios de sua empresa e o posicionamento dela no mercado, gerando identidade no público-alvo que pretende alcançar.
Por isso, não investir em marketing de conteúdo para as redes sociais leva a pouca interação, baixo engajamento e, consequentemente, baixo nível de conversão para o acesso ao site, que é o destino final de toda comunicação.
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Erro 5: Não investir em plataformas anunciantes
Com o aumento da concorrência em vendas na internet, criar um plano de divulgação que seja realmente competitivo é um grande desafio. Há diversos detalhes importantes para que sua loja consiga estar sempre em alta no rankeamento do Google, e, para manter um bom nível de acessos, contar com especialistas em anúncios digitais se faz essencial.
A plataforma da OLX, por exemplo, é referência mundial em vendas de carros online, por sua especialidade em desenvolver conteúdos impactantes, transparentes e com confiabilidade. Estamos presentes desde a criação de anúncios patrocinados para redes sociais, produção de vídeos para YouTube, e comunicação por email, até a realização de contatos de atendimento via chat. Tudo isso conta para que seu cliente esteja seguro para concluir a compra.
Assim, querer fazer tudo sozinho, sem firmar parceria com um especialista em vendas digitais como a OLX, não é uma boa ideia para o empreendedor que deseja ter sucesso com sua loja de carros online.
Com todas essas dicas de vendas na internet, você já pode otimizar o seu empreendimento digital. Conte com nossos planos profissionais e com nossa equipe especializada para impulsionar suas vendas!
Boa sorte!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.