Se você está pensando em vender mais, investir em estratégias de marketing de conteúdo pode ser muito útil para impulsionar os seus resultados. Antes de tudo, é preciso conhecer o que é esse conceito a fundo, não é mesmo? Uma dica para facilitar: este site que você está lendo no momento é um exemplo de produção de conteúdo relevante.
Se trata de uma estratégia de inbound marketing — aquele que faz o consumidor ir atrás de uma marca, e não o contrário —, criando uma conexão mais natural com os seus clientes. O que acha, então, de conhecer mais sobre as vantagens do marketing de conteúdo e como ele pode ser implementado no seu negócio? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as dúvidas!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de conteúdos relevantes — em formatos variados — para conectar um negócio ao seus clientes. A ideia é criar materiais interessantes para um público específico, em vez de investir apenas em anúncios diretos.
Uma loja ou concessionária pode se conectar com eventuais consumidores a partir da produção de textos, vídeos e infográficos do interesse dessa audiência. Ao ajudar o consumidor, você posiciona o seu negócio como referência dentro do segmento, reforçando a sua autoridade.
Alguém que tenha acesso ao conteúdo vai procurar a sua loja ou concessionária antes de fazer negócio. Afinal, você ajudou a solucionar uma demanda que ele tinha, e essa confiança pode ser um diferencial para fechar cada vez mais vendas.
O que é SEO e por que é importante?
Dentro do marketing de conteúdo, o SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução livre, otimização para motores de busca) é um termo relevante. De forma resumida, são as práticas utilizadas para aumentar as chances de um conteúdo ser considerado relevante pelas ferramentas de pesquisa, como Google.
Do uso das palavras-chave corretas até a criação de uma página que ofereça uma experiência positiva ao visitante, são inúmeros fatores que fazem com que um conteúdo tenha mais ou menos destaque na página de resultados. Quanto mais práticas de SEO forem implementadas, maiores são as chances do seu material ter uma posição de destaque nos buscadores.
Quais os diferentes tipos de conteúdos que você pode criar?
A boa notícia é que existem diferentes formatos de conteúdos que podem ser usados ao investir nessa estratégia. Que tal conhecer um pouco mais sobre as opções?
Rede sociais
As redes sociais são, sem dúvidas, um dos canais mais relevantes para realizar o marketing de conteúdo para a venda de carros. Estudos mostram que mais de 60% da população brasileira está ativa em alguma dessas plataformas, como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Como ignorar esses números, se você está se planejando para vender cada vez mais?
Colocar a sua marca nesses canais vai aumentar o alcance do seu negócio, além de possibilitar a criação de uma relação mais próxima com os seus clientes em potencial. Afinal, as redes sociais podem ser utilizadas não apenas para colocar os seus veículos, mas para entregar conteúdos relevantes que ajudem o consumidor na sua jornada de compra de um automóvel.
Blog
Outra forma de se posicionar na internet é utilizar os conteúdos completos do blog nas redes sociais. Como vendedor, você tem conhecimento sobre o assunto que muitos dos seus clientes podem não ter. Por que não compartilhar um pouco do que você sabe e ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões na hora de fazer uma compra, por exemplo?
Além de contribuir para um contato mais natural e saudável com clientes em potencial, o marketing de conteúdo vai permitir que o seu blog ganhe lugares mais altos nos mecanismos de busca, como o Google. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa, a sua marca vai aparecer entre os primeiros resultados, um diferencial relevante para fazer mais vendas.
Os dois canais acima permitem uma interação mais ampla com os clientes, enquanto o e-mail pode ser utilizado de forma ainda mais segmentada. Ou seja, o seu contato com o consumidor se torna ainda mais próximo, criando um canal direto de contato com seu público.
Você pode, por exemplo, investir em uma newsletter mensal com os melhores conteúdos produzidos no seu blog para enviar aos seus contatos. O diferencial do e-mail é, justamente, interagir de forma mais direta com quem está do outro lado.
O cliente pode se interessar por um tópico e responder a sua mensagem rapidamente. Em tópicos mais curtos, é possível não só anunciar novidades da sua concessionária, por exemplo, mas entregar conteúdos úteis para o seu público-alvo.
E-book
Os e-books também são materiais interessantes de serem produzidos, aprofundando ainda mais alguns temas abordados nas redes sociais ou no blog. Por que não criar um conteúdo completo com tudo o que um cliente deve analisar antes de comprar um carro? O material pode apresentar desde a reputação do vendedor na plataforma de anúncios até as características e condições dos carros.
Vídeos
Segundo um levantamento da Consultoria7, 80% dos brasileiros que querem comprar um veículo assistem a vídeos de análise sobre os automóveis. Sendo assim, investir na produção de conteúdo audiovisual pode ser interessante para potencializar o marketing de conteúdo da concessionária ou loja. Além disso, vídeos são fáceis de serem compartilhados, o que ajuda a expandir ainda mais a sua marca.
Em vez de utilizar apenas conteúdos em texto, crie vídeos apresentando mais detalhes sobre os veículos que estão no seu estoque. O cliente passa a valorizar o seu esforço e suporte para uma tomada de decisão. E o melhor: já não é preciso nem investir tantos recursos para criar vídeos de qualidade com o seu celular, por exemplo.
Como começar a usar o marketing de conteúdo?
Mas, então, como fazer marketing de conteúdo para sua concessionária ou loja? Listamos alguns passos que devem ser considerados, confira!
Conheça a sua persona
Nenhuma estratégia de marketing de conteúdo vai ser eficiente sem uma definição clara sobre quem é a sua persona e o que ela está procurando. Trata-se de um perfil semificcional do seu cliente ideal, com objetivos, dores e demandas. A sua tarefa é entregar materiais que se encaixem no que ela procura.
Foque na qualidade
A qualidade e a originalidade devem sempre serem priorizadas na hora de produzir conteúdo para o seu negócio. Utilize as técnicas de SEO e crie materiais relevantes e únicos, que realmente possam ajudar o seu cliente a solucionar as suas dores.
Acompanhe as métricas
A boa notícia é que é possível metrificar todas as suas ações de marketing digital, não é mesmo? Na produção de conteúdo para concessionária, não é diferente, já que os resultados podem ser monitorados. A ideia é entender quais formatos e temas dos conteúdos funcionam melhor com a sua audiência.
A adoção do marketing de conteúdo para concessionária é, portanto, uma estratégia fundamental para quem quer se destacar no ambiente digital. Mais do que os preços atrativos ou automóveis de qualidade, é preciso que o seu público conheça e confie na sua marca. E nada melhor do que essa estratégia para fazer isso.
O que acha de seguir por dentro de outras dicas que podem ser úteis para o seu negócio se destacar ainda mais? Assine a nossa newsletter e receba materiais como este na sua caixa de e-mail!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.