Vidro do carro embaçado é um problema em quaisquer tipos de condições, principalmente em dias de chuva. Ter a visibilidade prejudicada em períodos chuvosos é um risco não apenas para você, mas também para os demais motoristas que trafegam pelas ruas e estradas.
Se dirigir já demanda atenção em dobro e clareza em momentos “normais”, guiar com o vidro embaçado na chuva não é nada indicado. Afinal, não ter noção do que está acontecendo na sua frente e ao redor do veículo pode causar sérios acidentes. Por isso, separamos algumas dicas de como desembaçar vidro de carros na chuva. Confira!
5 dicas de como desembaçar vidro de carros na chuva
Desembaçar vidros de carro por fora
1. Não utilize as mãos
Para começo de conversa, evite o que talvez seja o erro mais básico para desembaçar o vidro do carro por fora — especialmente o para-brisa: não utilize as mãos para tentar melhorar a visibilidade. Por quê?
Suas mãos estão engorduradas e, portanto, irão prejudicar ainda mais a sua visibilidade. O indicado é sempre ter no porta-luvas um pano de microfibra e um pouquinho de detergente neutro. Assim, você é capaz de desembaçar os vidros e seguir viagem com maior tranquilidade.
2. Não use jornal ou papéis para limpar o vidro
Outro erro muito comum ocorre quando o condutor não tem os itens acima citados no carro. No entanto, ele tem, no chão ou no porta-malas, algum pedaço de jornal e o utiliza para tentar limpar os vidros.
No entanto, essa é uma tática equivocada. Em dias chuvosos, o jornal solta tinta e deixa os vidros ainda mais sujos e embaçados. Portanto, não apele para essa técnica de forma alguma.
Confira no Dicas OLX: Como limpar para-brisa do carro
Desembaçar vidros de carro por dentro
3. Direcione o ar-condicionado do carro
Esta é uma das formas mais eficazes de resolver o problema do vidro do carro embaçado por dentro. Sabia que o ar-condicionado pode ser seu maior aliado em um dia chuvoso? Exatamente!
Basta direcionar o fluxo de ar para o vidro dianteiro a fim de melhorar a visibilidade. O resultado é super rápido. Mas também existe outra possibilidade interessante.
Em veículos que não possuem ar-condicionado, é possível utilizar o sistema de ar quente da mesma forma. Direcione o fluxo para o vidro e espere um pouco mais. Haverá troca de ar interno e externo, o que irá melhorar a visibilidade do vidro, que estava embaçado, por dentro.
4. Abra frestas nos vidros laterais
Caso tais medidas não tenham surtido o efeito que você gostaria, ou se o veículo não tem ar-condicionado e sequer sistema de ar quente, calma! Ainda sim será possível resolver o problema do vidro do carro embaçado.
A dica é deixar umas frestas nos vidros laterais para surtir efeito similar. Abra as janelas, mas tenha cuidado para não deixar a água da chuva invadir a cabine. Melhor ainda se o seu carro tiver calhas para impedir a entrada de maior volume de água.
5. Utilize produtos especiais
Para completar, há produtos especiais que você pode comprar aqui na OLX que são capazes de segurar a onda e prevenir que o vidro do carro fique embaçado tanto por dentro quanto por fora. Lembre-se de passá-los corretamente para não ter o efeito oposto.
Outra dica é utilizar películas para retrovisores que prometem efeito antiembaçante. No entanto, a eficácia desse tipo de produto é passível de debate. Além disso, evite seguir dicas caseiras, como passar batata no vidro do carro. Não dá para cravar se, de fato, é uma boa ideia.
Veja também:
- Cuidados com o carro na chuva: saiba como proteger o automóvel
- Melhores acessórios para carro: confira 7 itens
- Alinhamento e balanceamento de carro: qual a diferença?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.