O mundo digital trouxe inúmeras facilidades para a nossa vida, mas também abriu espaço para a atuação de golpistas que buscam se aproveitar da engenhosidade das pessoas, como é o caso do golpe da falsa central de atendimento.
Nesse tipo de fraude, os criminosos utilizam métodos sofisticados para enganar as vítimas, fazendo-as acreditar que estão em contato com o suporte oficial de uma empresa ou serviço.
Com técnicas de engenharia social, esses golpistas conseguem ganhar a confiança das vítimas, levando-as a acreditar que estão lidando com uma situação real e urgente.
Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que é o golpe da falsa central de atendimento, como ele funciona, e fornecer dicas sobre como se proteger contra esse tipo de fraude.
Continue lendo para descobrir como proteger seus dados e sua segurança financeira no mundo digital.
O que é golpe da falsa central de atendimento?
O golpe da falsa central de atendimento é uma estratégia utilizada por criminosos para enganar as vítimas.
Assim, os golpistas se passam por um funcionário da instituição financeira para que a pessoa acredite que está entrando em contato com o suporte oficial de uma empresa ou serviço.
Geralmente, os golpistas utilizam números de telefone falsos ou sites fraudulentos que passam pela central de atendimento legítimo, induzindo as pessoas a fornecer informações pessoais e financeiras.
Vale ressaltar que muitos golpes começam antes da ligação, o que é conhecido como phishing, que consiste no envio de links maliciosos para que a pessoa possa preencher os seus dados. Depois, pede que ela retorne a ligação ou os golpistas mesmo ligam.
Leia também: Perfil falso e phishing: o que é e como evitar esse tipo de golpe
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
Os golpistas costumam agir de diversas maneiras e solicitam informações pessoais sensíveis, como dados bancários e senhas, ou induzem as vítimas a realizar pagamentos sob falsas justificativas.
Além disso, muitas vezes, utilizam técnicas de engenharia social para ganhar a confiança das vítimas e convencê-las de que estão lidando com uma situação real.
Quer um exemplo? É muito comum que golpistas liguem se passando por funcionários de bancos, alegando movimentações bancárias fora do comum e realizando procedimentos para confirmar os dados do cliente do outro lado da linha.
O criminoso usa, então, a tática para coletar os dados pessoais: essa é uma técnica de persuasão conhecida como engenharia social para que o cliente se sinta mais confortável e passe a acreditar no golpista.

Após isso, ele pode pedir que você faça alguma transferência, leitura de QR Code ou Pix para verificar se o problema foi resolvido.
Pode até mesmo pedir seu número do cartão, senha ou que você instale um aplicativo para proteger a sua conta, que, na verdade, é um programa malicioso para infectar o seu celular.
Geralmente, muitos golpistas mascaram o número da chamada com a de alguma central de atendimento usando spoofing, que é uma técnica de falsificação de identidade.
No entanto, bancos e instituições financeiras nunca pedem informações, como senha dos clientes ou que instale algo no celular.
Como se proteger do golpe da falsa central de atendimento?
Para se proteger do golpe da falsa central de atendimento, é fundamental estar atento a algumas dicas importantes:
- Desligue a chamada, se a pessoa pedir dados sensíveis ou que faça alguma transferência;
- Desconfie de ligações ou mensagens inesperadas solicitando informações pessoais e financeiras;
- Verifique a veracidade do contato buscando o número oficial da empresa e entrando em contato diretamente pelos canais oficiais;
- Evite fornecer informações por telefone ou internet, a menos que você tenha certeza da legitimidade do contato;
- Espere 5 minutos para fazer outra ligação, pois os golpistas costumam encerrar a ligação e pedir que você ligue para a central do banco. Só que eles prendem a ligação por 5 minutos para que a pessoa ligue e caia na mesma ligação;
- Mantenha seus dispositivos de segurança atualizados e esteja atento a possíveis sinais de fraude;
- Não baixe aplicativos no seu celular ou computador a pedido do atendente da ligação;
- Verifique os dispositivos que estão conectados à sua conta para saber se foi acessada por outro dispositivo e consiga desconectá-la;
- Em caso de suspeita de golpe, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor;
- Bloqueie qualquer contato suspeito, monitore suas contas bancárias e cartões de crédito em busca de atividades fraudulentas.
O que fazer se você cair no golpe da falsa central de atendimento?
Caso você identifique que foi vítima do golpe da central de atendimento falsa, passando os seus dados ou fazendo transferência, é importante agir rapidamente para minimizar os danos.
Para isso, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor para relatar o ocorrido.
Também entre em contato com a instituição financeira e avise sobre o ocorrido, para que ela consiga bloquear a transação.
Além disso, bloqueie qualquer contato suspeito e monitore suas contas bancárias.

É importante também sempre verificar os sites que você acessa para evitar clicar em algo malicioso.
Como funciona o atendimento da OLX?
A OLX se preocupa com a sua segurança: por isso, só faz contato por meios de comunicação oficiais e confiáveis.
Os nossos canais oficiais são:
- Central de ajuda: https://ajuda.olx.com.br/s
- Instagram: https://www.instagram.com/olxbr/
- Facebook: https://web.facebook.com/olxbrasil
- Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/olx/ e https://www.reclameaqui.com.br/empresa/olx-pay/
Sempre que precisar falar com alguém do nosso time, você pode entrar em contato por meio desses canais que a gente te ajuda!
Nesses contatos, pode ser necessário que você compartilhe alguns dados — mas somente aqueles que já estão previamente cadastrados na sua conta da OLX. NUNCA solicitamos informações pessoais fora das que estão presentes no seu cadastro.
Se a OLX fizer ligações, sempre iremos nos apresentar e informar o número do seu protocolo no nosso atendimento: tenha esse número em mãos para garantia de que esse é um contato oficial da OLX, combinado?
Ainda, o site da OLX tem funcionalidades para que as transações feitas internamente sejam realizadas de formas seguras, tanto para vendas quanto para compras de eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, automóveis e muitos outros produtos.
Com o chat da OLX, você consegue manter todas as conversas dentro do site e resolver todas as dúvidas dos seus clientes, bem como eles podem tirá-las com os vendedores.
Leia outros conteúdos em nosso blog e conheça outras dicas!
Conclusão
Neste conteúdo, você entendeu o que é golpe da falsa central de atendimento, como funciona e como se proteger do golpe.
Para isso, é essencial estarmos atentos e protegidos contra golpes virtuais e se manter informado, bem como desconfiar de contatos suspeitos e nunca compartilhar informações pessoais sem ter certeza da legitimidade do contato.
Agindo com cautela e responsabilidade, podemos evitar cair nas armadilhas dos golpistas e proteger nossa segurança e privacidade online.
Leia também:
- Golpe na internet: conheça 10 tipos de fraude e saiba como evitar
- Falso pagamento ou golpe da compra aprovada: como se proteger com a OLX?
- Aluguel de Conta: entenda como funciona o golpe e como não cair

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
