Nunca se falou tanto sobre meio ambiente e a importância de poupar nossos recursos naturais, frear a crise climática, defender a biodiversidade e zerar o desmatamento. Mas você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com a OLX? E nós te respondemos a seguir: tudo!
Com o propósito de empoderar brasileiros a realizarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo, a OLX Brasil traz em sua essência um ideal de negócio sustentável, em que o reuso de produtos contribui para uma economia circular e um consumo mais consciente, com parcerias que garantem um futuro mais próspero e saudável para todos.
Para nós, a sustentabilidade é mais que uma responsabilidade social, ela é o nosso modelo de negócio e faz parte dos nossos valores. Por esse motivo, a encomendamos o relatório anual Second Hand Effect, com colaboração da Schibsted e da Adevinta, nossas acionistas, e executado pelo Instituto Ethos e pelo IVL Swedish Environmental Research Institute.
O que é o Second Hand Effect (SHE)?
Second Hand Effect é um cálculo que mede os efeitos dos produtos usados e seminovos na redução do uso de recursos naturais e com isso, o impacto positivo no meio ambiente. A metodologia do cálculo foi desenvolvida em parceria com dois renomados institutos suecos – o IVL Swedish Environmental Research Institute e a consultoria Ethos International.
O cálculo leva em consideração:
- ciclo de vida dos itens comercializados na OLX;
- materiais utilizados em suas produções;
- viagens entre vendedor e comprador;
- energia consumida pela operação da empresa no país;
- quantidade de viagens a trabalho realizadas pelos funcionários;
- resíduos gerados.
Para realizar o cálculo do Second Hand Effect e traduzir todas essas atividades em toneladas de dióxido de carbono emitidos na atmosfera, foram analisados o ciclo de vida dos itens comercializados na plataforma, os materiais utilizados em suas fabricações e os resíduos gerados.
Resultados do relatório SHE
Os resultados mostraram que só em 2021, 7,09 milhões de toneladas de C02 (dióxido de carbono) deixaram de ser emitidas graças à compra e venda de seminovos e usados por meio da OLX. Para destacar o que esse número significa, listamos a seguir alguns dados para exemplificar:
- 95 mil toneladas de alumínio deixaram de ser gerados, quantidade semelhante ao que é utilizado na fabricação de mais de 6 bilhões de iPhones;
- Dois dias inteiros do total de emissões no país;
- 348 mil toneladas de plástico deixaram de ser geradas, montante suficiente para produzir 49 bilhões de sacolas plásticas;
- 3,96 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram poupadas com a comercialização de barcos e veículos por meio da plataforma;
- 2,26 milhões de toneladas de aço deixaram de ser consumidas;
- 1,2 milhão de toneladas de itens presentes em eletrodomésticos e móveis deixaram de ser descartados.
- 7,09 milhões de toneladas equivalem à produção de mais de 78 milhões de sofás.
Além disso, as negociações feitas por meio da plataforma da OLX só em 2021 evitaram a emissão de dióxido de carbono de cerca de 827 mil famílias brasileiras.
A OLX segue acreditando que o posicionamento consciente das marcas causa um efeito positivo, não só no ramo empresarial, mas também na sociedade em geral e seguirá fazendo o possível para preservar o que temos de mais precioso – nosso planeta e seus recursos naturais.
Veja também:
- O que é consumo colaborativo?
- Dia Mundial do Meio Ambiente: Saiba como a compra e venda de usados na OLX está ajudando o planeta
- 5Rs da sustentabilidade: o que são? Como praticar?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.