A revolução digital vem mudando diversos setores de negócios. Há um tempo, os vendedores de bens e serviços na internet tinham que utilizar softwares caros e pesados para gerenciar as informações dos clientes. Com o surgimento do Big Data no e-commerce, essa atividade melhorou muito, pois permite acompanhar padrões e tendências de consumo para otimizar as ofertas e gerar mais vendas.
Ao compreender melhor os hábitos do público-alvo, é possível prever o que é preciso fazer em determinados momentos para chamar a atenção dos consumidores contemporâneos, que são mais exigentes. Para os negócios que desejam se manter competitivos no mercado, como o segmento de venda de imóveis online, o uso de ferramentas convencionais não funciona mais.
É necessário usar recursos mais robustos para melhorar a experiência comercial. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo sobre Big Data no e-commerce e quais são os benefícios obtidos com esse tipo de automação comercial.
O que é Big Data?
Big Data nada mais é do que um conjunto grande de dados. Esse volume aumenta de forma considerável, conforme novas ferramentas digitais surgem para produzir mais informações a cada minuto.
Os registros do Big Data podem ser classificados ou não e estimulam o cruzamento de dados para despertar ideias e favorecer decisões estratégicas para um negócio. Com o uso desse recurso, é possível compreender:
- a realidade do mercado;
- as inovações que estão se consolidando;
- as demandas de determinados compradores.
Além disso, o Big data é composto por “3s Vs”:
- volume: total de dados de fontes diversas conseguidos pela equipe de marketing e vendas. Inclui redes sociais, registros financeiros, dependendo do segmento da empresa;
- velocidade: com a evolução da tecnologia, dados passaram a ser gerados e transmitidos com muita rapidez. Em mídias sociais ou softwares de gestão, por exemplo, é possível coletar informações em tempo real;
- variedade: são os formatos em que os registros são gerados, como arquivos de texto, áudios, e-mails, transações financeiras, vídeos, etc.
Como o Big Data é utilizado no e-commerce?
Se você ainda não se sentiu convencido sobre o Big Data no e-commerce, reunimos algumas informações de como ele está sendo aplicado nos negócios para melhorar as abordagens comerciais e a experiência do público. Veja, a seguir.
Ações de marketing e fidelização dos clientes
Os recursos digitais já vêm sendo aplicados para identificar perfis de consumidores, como nomes, gêneros, idades, profissões, localizações etc. Esses dados ajudam a criar uma conexão com cada pessoa, com base em suas necessidades, compras e frequências.
Ou seja, após a compra ser concluída, vendedores investem no relacionamento com a clientela, e a coleta de dados é essencial para isso. Por meio de informações atualizadas e conectadas, podem ser disparadas mensagens de e-mail com promoções para as pessoas certas.
Personalização de ofertas
O cliente atual deixa rastros por todos os sites e aplicativos que navega, o que é possível graças à análise de mecanismos de busca (como o Google) e rastreamento de IP . Ao obter esses dados e centralizá-los, o vendedor identifica as demandas pessoais para criar campanhas personalizadas.
A tecnologia aumenta o leque de soluções para as necessidades e problemas de cada consumidor, e não algo padronizado para um grupo semelhante. Assim, o índice de conversão cresce, além do ticket médio e do grau de fidelização do público.
Ou seja, conhecer o comportamento dos internautas garante ofertas mais diretas e eficazes. Essa revolução digital favorece até a disrupção no setor imobiliário, por abreviar as etapas de venda, pois as pessoas interessadas em um imóvel têm suas dúvidas e necessidades solucionadas mais rapidamente.
Quais são as vantagens do Big Data para quem atua com vendas online?
Veja os benefícios que a abordagem comercial online traz para seu negócio.
Comunicação direcionada
O Big Data permite descobrir como seu nicho de mercado deseja ser tratado, ou seja, a linguagem, o tom e as preferências que fazem a pessoa se sentir atraída pelas suas ofertas. Quando você otimiza suas ações de marketing e usa uma comunicação direcionada, há grandes chances de atingir a audiência. Dessa forma, você sabe justamente o que falar e quais canais dão retorno.
Conhecimento de tendências
Quando a análise do Big Data é feita com dedicação, torna-se possível detectar alguns padrões e tendências. Por exemplo, se algum produto ou bem tem pouca procura, mas nota que a frequência está aumentando, pode ofertá-lo antes da concorrência. Assim, quando a busca estiver alta, as pessoas já estarão acostumadas a procurar por você.
Otimização do pós-venda
A venda não termina depois de fechar negócio. Após finalizá-la, é necessário conservar o vínculo com o comprador, e o Big Data é essencial para isso.
Fazer o gerenciamento de clientes com dados conectados e atualizados garante um suporte mais ágil e eficaz. Isso porque todo o histórico de captação de cada consumidor estará no seu sistema, permitindo um atendimento completo. Além disso, é possível enviar mensagens de pós-venda para saber como está o uso do bem adquirido e se existem dúvidas sobre algo.
Como usar o Big Data para vender mais?
Para usar sua base de dados a fim de aumentar as vendas, basta seguir as recomendações a seguir.
Identifique as fraquezas da concorrência
O cruzamento e a análise de menções e comentários a respeito dos seus “rivais de mercado” permitem medir suas fraquezas. O Big Data permite a criação de uma abordagem comercial com soluções atrativas para o cliente, adicionando os diferenciais que seus concorrentes não estão entregando ou executando de forma satisfatória.
A avaliação sistemática do mercado traz resultados concretos e muito melhores do que a estratégia convencional embasada em suposições.
Tome decisões operacionais com base no Big Data
A ciência de dados favorece o uso de todos os registros para o alinhamento criativo de novos recursos. Assim, você consegue criar experiências que entregam valor real para o seu cliente.
Como exemplo de assuntos que devem ser questionados para o sucesso do seu negócio, podemos citar:
- que imóveis terão melhor aceitação se oferecidos para pessoas com poder aquisitivo?
- qual é a melhor plataforma de vendas para anunciar os imóveis da minha corretora?
- quais canais de contato são mais eficientes para divulgar os imóveis?
- quais bairros ou regiões são mais visados pelos compradores?
Ter a estratégia embasada nesses questionamentos permitirá que sua corretora tenha um alcance digital favorável.
Aumente a presença da sua marca na internet
A ciência de dados permite o gerenciamento de informações estratégicas que podem atingir pessoas influentes nas mídias sociais, gerando o marketing de defensores. Nele, compradores satisfeitos apoiam e defendem seu negócio no meio digital.
Isso é possível, desde que você crie uma experiência de compra/venda memorável para seus clientes, podendo transformá-los em verdadeiros “evangelizadores” da sua empresa. Dessa forma, eles compartilham as suas postagens nas redes, fornecem feedbacks sobre a jornada de compra e indicam sua marca para amigos e conhecidos — a famosa propaganda boca a boca. Portanto, esteja onde seus possíveis clientes estão.
Como visto, o Big Data no e-commerce pode trazer diversos benefícios, se aplicado com foco na experiência do cliente e em melhorias tecnológicas. Dessa forma, você colhe resultados positivos para o seu empreendimento, como responsividade (navegação intuitiva na plataforma de venda), instantaneidade nas negociações e clareza de informações, que pode ser escrita na hora de anunciar na OLX, por exemplo.
Se você gostou deste conteúdo, que tal aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Conheça as melhores dicas de vídeos de apresentação de imóveis para a internet.
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