O setor de transporte brasileiro ainda é muito dependente do petróleo, e as frequentes altas nos preços dos combustíveis estão mostrando a necessidade de mudanças na matriz energética. Na Europa, a circulação de carro híbrido já é bastante comum, enquanto aqui, isso ainda é uma exceção.
Essa tendência está, aos poucos, ganhando popularidade no mundo. Neste artigo, saiba o que é carro híbrido e como preparar sua loja para a venda desses veículos.
O que é um carro híbrido?
De maneira simplificada, podemos conceituar o carro híbrido como um veículo que pode ser abastecido com a ajuda de dois tipos de motores: elétrico e à combustão. Dessa forma, ele funciona por meio de diesel, etanol ou gasolina, com o suporte de um propulsor elétrico, reunindo os pontos fortes de cada um desses alimentadores (eletricidade e combustível).
Como funciona um carro híbrido?
Sua fonte de energia elétrica pode apresentar duas possibilidades: com plug-in (tomada para recarregar na rede elétrica) ou por meio da frenagem do carro e pelo motor a combustão interna, que atua como uma espécie de gerador de eletricidade. O motor a combustão, então, mantém o veículo em movimento e gera energia, que é enviada ao propulsor elétrico.
Alguns modelos até dispensam a recarga das baterias, uma vez que o motor elétrico é capaz de converter o movimento das frenagens em energia. Nas situações que requerem uma demanda maior de potência, o combustível também será usado — em ladeiras mais íngremes e estradas, por exemplo.
Qual é a diferença entre carro híbrido e elétrico?
Os dois tipos de carro respondem com bastante eficiência às necessidades impostas pelo meio ambiente. Eles agregam um bom desempenho, mas há algumas diferenças fundamentais a se considerar. Confira, a seguir, quais são elas.
Carros híbridos
- Abastecimento: combustível (gasolina, diesel ou álcool) e eletricidade.
- Mecânica: motor elétrico e motor a combustão interna.
- Eficiência: combinação entre autonomia da bateria com tempo de uso do combustível convencional.
- Emissão de poluentes: se comparado ao veículo totalmente elétrico, o nível de poluição ainda é alto.
- Preço: similar aos dos carros movidos a combustão.
- Recarga de energia: não precisa.
Carros elétricos
- Abastecimento: eletricidade por bateria.
- Mecânica: motor elétrico.
- Eficiência: totalmente dependente da autonomia da bateria.
- Emissão de poluentes: baixíssimo.
- Preço: bastante alto.
- Recarga de energia: depende de recarga.
Quais são as vantagens do carro híbrido?
A seguir, conheça os benefícios desse modelo de carro.
Mais ecológico
Os motores elétricos presentes nesses veículos emitem muito menos poluentes na atmosfera, minimizando o efeito estufa.
Emite menos ruído
O propulsor do motor elétrico não emite nenhum som quando está em funcionamento, o que é muito benéfico em centros urbanos.
O motor elétrico recarrega automaticamente
Muitos modelos de carros híbridos recarregam sozinhos, e essa inovação está disponível graças ao KERS, uma tecnologia introduzida pela Fórmula 1. Ela facilita o aproveitamento da energia cinética produzida durante as frenagens.
Tem mais autonomia
A presença do motor a combustão garante autonomia mais ampla aos híbridos que aos elétricos. Assim, é possível viajar centenas de quilômetros sem a necessidade de abastecer ou carregar a bateria.
Tem uma condução eficiente
Os propulsores movidos a energia elétrica são mais eficientes que os movidos a combustível convencional, e sua resposta é mais rápida. Esse benefício é compartilhado por veículos híbridos e elétricos.
Conta com incentivos fiscais
A redução do imposto de circulação (IUC) chega a 75%. Hoje, podemos contar com auxílios regionais e estatais, que reduzem o valor de taxas e o custo total do carro. Além disso, proprietários de algum selo ambiental ganham descontos ao pagar impostos.
O que é carro híbrido plug-in?
Os carros híbridos plug-in têm baterias maiores, com capacidade melhor e podem ser carregados na corrente elétrica ou em uma estação de recarga.
Os carros híbridos leves têm um motor elétrico com uma bateria abastecida pela energia do próprio carro, por meio da aceleração do propulsor a combustão e com as frenagens. Nesse caso, o motor elétrico ajuda a aumentar a eficiência do combustível convencional e melhora o desempenho de ambos.
Como anda a procura por carros híbridos no Brasil?
Em 2021, houve uma alta nos emplacamentos dos híbridos, quase chegando a dobrar a quantidade desses carros em 2020.
Em 2021, o ranking de vendas de elétricos e híbridos revelou qual é a tecnologia que ganha mais adeptos. A chegada do SUV Toyota Corolla Cross alavancou os números dos híbridos tradicionais em 2021, com 17.909 unidades vendidas entre janeiro e novembro do ano passado.
Os híbridos do tipo plug-in (PHEV) aparecem como segunda tecnologia de maior adesão, respondendo por 10.397 modelos, com 34% das vendas. A Volvo é a que mais se destaca nesse nicho, apresentando excelentes vendas de seus SUVs XC40 e XC60. A marca, portanto, está entre as que mais evoluem entre os veículos eletrificados, juntamente com a Toyota e seus modelos Cross híbridos e o Corolla sedã.
Quais são os modelos de carros híbridos no Brasil?
Alguns modelos já rodam nas estradas do nosso país. Confira quais são eles!
Volvo XC40
Esse carro apresenta um conjunto mecânico composto por um motor 1.5 turbo a gasolina, com potência de 180 cv, 27 kgfm de torque e sistema plug-in. Seu motor elétrico tem até 82 cv e 16,3 kgfm. O resultado combinado dos dois pode chegar a 262 cv e 43,3 kgfm.
Em uma versão inicial, o Inscription Expression Recharge T5 Hybrid custa em torno de R$ 274.950, incluindo o conjunto híbrido. Seu consumo urbano está em 24,5 km/l (G), e o consumo rodoviário, em torno de 22,3 km/l (G).
Toyota Corolla
Esse modelo levou o título de primeiro híbrido flex do mundo. O conjunto mecânico não é plug-in, e seu motor 1.8 flex aspirado apresenta uma potência máxima de 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, chegando a 14.5 kgfm com os dois combustíveis. O propulsor elétrico rende 72 cv e 16,6 kgfm, o que resulta em uma potência combinada de 122 cv.
O modelo dispõe de duas versões para o conjunto híbrido. A primeira é Altis Hybrid, com o valor de R$ 169.690, e a segunda, a Altis Premium Hybrid, custa R$ 178.690. A diferença entre ambas está na inclusão do ar-condicionado dual-zone, na regulagem elétrica do banco do motorista, no teto solar elétrico e nos retrovisores com rebatimento elétrico, sendo todas da versão mais cara.
O consumo urbano desse modelo é de 10,9 km/l (E) e 16,3 km/l (G), e o consumo rodoviário é de 9,9 km/l (E) e 14,5 km/l (G).
Toyota Corolla Cross
O conjunto mecânico desse modelo é o mesmo do Corolla Sedan, com motor 1.8 flex aspirado e sistema elétrico, que gera potência combinada de 122 cv. Hoje, os carros híbridos mais baratos do mercado pertencem ao modelo XRV Hybrid, que custa R$ 189.490.
Honda Accord
Hoje, esse é o modelo mais caro de veículo da marca japonesa no Brasil e o único com motores híbridos ou elétricos. O Honda Accord tem um conjunto mecânico composto por motor 2.0 aspirado de até 145 cv e 17,8 kgfm, e por um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm, que não é plug-in.
A versão única, a Hybrid, está em torno de R$ 299.900, e oferece 8 airbags, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, ar-condicionado digital dual-zone, faróis em LED, bancos dianteiros elétricos com resfriamento, teto-solar elétrico e câmera de monitoramento de ponto cego no retrovisor direito. Seu consumo urbano é de 17,6 km/l (G), e o consumo rodoviário é de 17,1 km/l (G).
Como preparar a loja para vender carros híbridos?
Da mesma forma que nos demais segmentos, é fundamental entender o perfil do cliente, fazer um estudo de mercado, analisar dados e procurar boas parcerias. Além disso, nesse ramo, é preciso qualificar os seus times de venda, pós-venda e as equipes que trabalham nas oficinas das concessionárias por meio de treinamentos adequados.
É importante, também, investir em ferramentas, instalações do local e tecnologias específicas para lidar com os carros híbridos. Vale a pena, ainda, apostar na digitalização de processos, na reformulação de layout e em postos de serviços especializados.
Toda a equipe de atendimento ao cliente deve ter conhecimentos sobre um carro híbrido, para ser capaz de responder perguntas em relação a valores de manutenção, autonomia, tempo de recarga da bateria (quando for o caso), entre outros detalhes. Assim, a sua loja ganha visibilidade e diferencial competitivo.
Além de manter a loja física impecável, que tal começar a vender carros na Internet e sair na frente da concorrência?
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