O Fiat Argo chega ao seu sexto ano de mercado com muita lenha para queimar. Considerado um ponto de virada na história da montadora italiana no Brasil, por conta de sua qualidade de construção e lista de equipamentos, o hatchback engrenou e se tornou um dos grandes hits da marca no país.
Tanto é que, no acumulado de 2023, entre janeiro e agosto, o Fiat Argo já teve 44.971 unidades licenciadas. Isso o coloca como o terceiro automóvel e comercial leve mais vendido da empresa no país – ficando atrás apenas de Mobi e da quase que onipresente Strada.
Por isso, decidimos dedicar um conteúdo sobre o Fiat Argo, um carro tão importante para a estratégia da Stellantis no Brasil. Falaremos um pouco sobre suas versões mais antigas, mas daremos mais foco aos modelos da atualidade. Vamos nessa?
Design
Por se tratar de um modelo ainda “jovem” no mercado, o Fiat Argo passou por pouquíssimas mudanças em termos de design nos últimos seis anos. O hatch foi reestilizado em 2022, e apresenta algumas nuances com relação ao veículo lançado em 2017.
Por fora as alterações se concentram no para-choques dianteiro. Além disso, a grade é um pouco mais afilada, mas ainda segue com seus grafismos em colmeia. Os elementos em colmeia também se fazem presentes na entrada de ar inferior, que forma um único conjunto com os faróis auxiliares.
A traseira é a mesma, que compõe muito bem o visual do hatchback. A diferença fica por conta do adesivo na tampa do porta-malas na versão Trekking e das lanternas, com desenho que se assemelha aos de Pulse e Fastback.
O Fiat Argo tem um interior com ótimo acabamento e isolamento acústico – o que torna a viagem bastante confortável. Em termos de mudanças com relação ao predecessor, o hatch pós-reestilização ganhou volante do seu “irmão” mais novo, o Pulse.
Dimensões e Capacidades
O Fiat Argo é um carro com boas dimensões – especialmente se olharmos para o segmento que ocupa. Não à toa, é capaz de transportar três adultos (com algum aperto) no banco traseiro.
O entre-eixos do hatchback é de 2,52 m. O modelo tem 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,5 m de altura. Seu porta-malas tem capacidade para bons 300 litros, o que é bom para quem quer pegar uma estrada no feriado com a família. Já o tanque de combustível tem capacidade para 48 litros.
Desempenho
As versões mais recentes do Argo têm algumas combinações de motor e transmissão. As opções 1.0 e Drive 1.0, por exemplo, vêm com o 1.0 Firefly de 71 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm, isso quando abastecido com gasolina. No entanto, ao optar pelo etanol como combustível, a potência aumenta para 75 cv a 6.000 rpm, com torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio disponível é o manual de cinco marchas.
Enquanto isso, os modelos Drive 1.3 e Trekking 1.3 vêm equipados com motor 1.3 Firefly, que rende 98 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência aumenta para 107 cv a 6.250 rpm. O torque é de 13,4 kgfm a 4.000 rpm.
Na versão Drive 1.3 do Fiat Argo, o motor pode vir associado a um câmbio automático do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável), assim como na variante aventureira Trekking 1.3. No entanto, há opção de câmbio manual, caso o cliente queira.
Recursos extras e segurança
A partir da versão de entrada, chamada de 1.0, o Fiat Argo dispõe de alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado, banco traseiro rebatível e ESS (Sinalização de frenagem de emergência).
O modelo oferece ainda chave canivete com abertura e fechamento das portas e vidros elétricos, cintos de segurança três pontos com regulagem de altura, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado e direção elétrica progressiva.
Acrescente ainda à lista encostos de cabeça traseiros para todos os ocupantes, Isofix, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa, limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas, travas elétricas nas portas e porta-malas, vidros elétricos dianteiros com função one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.
Preços e versões do Fiat Argo
O Fiat Argo, que tem preço médio na OLX de R$ 59.900, é vendido zero quilômetro nas seguintes versões:
- Fiat Argo 1.0 – R$ 80.990
- Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 84.490
- Fiat Argo Trekking 1.3 – R$ 92.990
- Fiat Argo Drive 1.3 AT – R$ 94.390
- Fiat Argo Trekking 1.3 AT – R$ 97.990
Conclusão
Será que vale a pena comprar o Fiat Argo em 2023? A resposta, evidentemente, é sim. Como é um carro que tem uma lista de opcionais interessante e um bom leque de versões, pode ser encontrado por preços muito camaradas. Isso sem contar que é um projeto ainda novo, de 2017, com bom nível de tecnologia e segurança.
#MelhoresOfertasOLX
Veja mais:
- Melhores carros da Fiat 2023: veja os 10 modelos mais buscados
- Carros até 60 mil: 10 opções para encontrar no Festival Acelerou, Comprou
- IPVA de carro e revenda: recomendações para a melhor negociação
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.