Antes de realizar uma viagem de carro, é fundamental checar importantes itens do veículo. Dessa forma, você e os outros passageiros podem pegar a estrada rumo a um destino incrível com muito mais segurança.
Justamente por isso, separamos algumas dicas de revisão de carros. Assim, dependendo, até mesmo sem sair da garagem você poderá verificar se está tudo certo para viajar ou se há necessidade de manutenção preventiva.
Óleo e fluidos
A começar, é de extrema importância a checagem do nível de óleo. Para fazê-lo, abra o capô do carro e puxe a alça que fica no motor. Com isso, você consegue verificar a vareta, que indica a medida. Caso o nível do óleo do motor esteja abaixo do recomendado, não complete. Leve o automóvel até uma oficina de confiança para realizar a troca do mesmo.
Vale lembrar que a lubrificação adequada garantirá que o motor trabalhe na temperatura ideal. Outro detalhe: o óleo recomendado para cada carro pode ser encontrado no manual do proprietário. Siga as especificações para não ter nenhum tipo de problema.
Existem ainda outros fluidos que devem ser verificados nos carros antes de viajar, como o líquido de arrefecimento no radiador. Ele deve estar abaixo, mas não muito, da marca máxima. Isso pode ser checado no reservatório, que é transparente. Caso o indicador esteja muito abaixo do mencionado, isso significa que há algum tipo de inconsistência no sistema e até mesmo a possibilidade de se ter de realizar a manutenção do carro.
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada por um profissional de confiança. O preenchimento do circuito só pode ser feito com água desmineralizada e aditivo — jamais com água da torneira.
Por fim, mas não menos importante, deve ser verificado o reservatório do limpador de para-brisa. Ele pode ser preenchido com água filtrada, limpa vidros automotivo e álcool, uma eficaz solução caseira. No entanto, o recomendado é comprar um aditivo próprio para o limpador de para-brisa. Eles não são tão caros e evitam o temido ressecamento das palhetas.
Atenção para uma última dica: a verificação do óleo do motor e dos demais fluidos deve ser feita com o carro parado, pois o motor deve estar frio. Além disso, a checagem tem de ser realizada em local plano, para não causar distorções nos níveis dos líquidos.
Filtro de ar
O filtro do ar-condicionado tem de ser verificado com frequência, isso mesmo sem uma viagem de carro nos planos. É um procedimento corriqueiro, que também ocorre em sistemas utilizados em residências, e faz parte da manutenção preventiva do automóvel.
A recomendação é de que o filtro de ar seja checado de seis em seis meses. No entanto, se você mora em grandes centros urbanos, cidades com maiores índices de poluição, ou em áreas rurais, com muitas estradas sem pavimentação, pode fazer a verificação em um prazo menor.
A localização do filtro do ar-condicionado pode ser encontrada no manual do veículo. Se ele estiver com manchas muito escurecidas, chegou a hora de fazer, no mínimo, uma limpeza. Caso a sujeira permaneça, é recomendável que se faça a troca.
Embora não seja prejudicial ao desempenho do carro, um filtro de ar sujo pode ser danoso à saúde do motorista e dos passageiros. Além disso, como o fluxo de ar terá impedimentos, o sistema será forçado além da conta – o que pode causar prejuízo ao seu bolso.
Sinalização e faróis
É importante que todas as luzes estejam funcionando bem, especialmente numa viagem de carro à noite. Por isso, teste todas antes de pegar a estrada: acenda todas, verificando se as lanternas traseiras, setas, luzes de freio e faróis dianteiros — estes tanto com facho baixo e alto — estão funcionando da maneira correta.
Além disso, cheque também, se o seu carro tiver a luz diurna (DRL), de acendimento automático, e os faróis de neblina. Estes últimos, de facho baixo, iluminam a camada de cerração e, bom destacar, só podem ser utilizados em caso de neblina ou chuva forte.
Outra dica legal é a de parar o carro em frente a uma parede e acender os faróis. Dessa forma, você consegue notar se eles estão devidamente regulados e se os fachos estão posicionados de forma a não prejudicar a visão de outros condutores.
Bom dizer que rodar com farol desregulado pode render infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira. Além disso, se você dirigir veículo com luzes apagadas na estrada pode perder quatro pontos na CNH, já que se trata de infração média. A multa é de R$ 130,16.
Direção e freios
Dois itens fundamentais para a segurança não só na hora da viagem de carro, mas durante todo o tempo que estiver utilizando o automóvel. Não à toa, são figurinhas carimbadas na hora de realizar a manutenção do carro.
No caso da direção, qualquer folga pode azedar a viagem. Na caixa, por exemplo, ela pode ocorrer por conta de algum vazamento de fluido, no caso da direção hidráulica, ou até mesmo de desgaste dos componentes. Com o carro parado e com o motor ligado, gire o volante para os lados. Se houver demora ou esterçamento insuficiente das rodas, é sinal de que há uma folga na caixa de direção.
No caso dos freios ABS, obrigatórios desde 2014, é importante checar se a luz de advertência está funcionando. Além disso, é prudente levar seu carro numa oficina de confiança para verificar pastilhas, discos e tambores. As indicações de uso e de troca de todos esses componentes estão no manual do proprietário. Dê uma lida no livro antes de viajar para ver se está tudo nos conformes.
Motor do carro
O motor do carro, claro, tem de ser verificado com atenção antes de viajar. Como já dissemos, é importante checar níveis de óleo e de líquido de arrefecimento para não ter maiores problemas. Além disso, vale verificar o estado das velas de ignição. Elas são responsáveis pelo ato de explodir a mistura de ar com combustível e, assim, empurrar o pistão e movimentar o carro.
Justamente por isso, caso as velas estejam em um estado abaixo do adequado, o veículo pode perder desempenho ou nem mesmo ligar. A maioria das fabricantes indica a troca dos itens a cada 10 mil quilômetros. A informação pode ser encontrada no manual do veículo.
Para-brisas
Outro item muito negligenciado pelos condutores é o limpador de para-brisas. Você, em caso de chuva, geada ou neblina, certamente precisará deles. Por isso, além de verificar, como já falamos, o nível do reservatório de água, veja se as palhetas não estão ressecadas. Se estiverem, compre um kit e faça a troca na sua garagem mesmo. É um procedimento simples, barato e que irá garantir segurança na viagem de carro.
Pneus e estepes
Por último, mas não menos importantes, temos os pneus e o estepe. Antes de viajar de carro, confira a pressão no manual do veículo e vá até o posto mais próximo para calibrá-los. Mas, fique atento. As recomendações são diferentes caso o veículo esteja cheio (com muita bagagem e ocupantes) ou vazio. Além disso, não se esqueça de calibrar ainda o estepe e também de verificar o estado dos compostos. Por quê? Os pneus não podem estar com áreas muito lisas ou desgastes além do normal. Caso note isso, troque-os e analise a possibilidade de fazer um alinhamento.
Para completar, não deixe de sair de casa antes de checar se as ferramentas necessárias estão no veículo. Macaco, triângulo e chave de roda têm de estar presentes e funcionando perfeitamente. Dessa forma, você, além de evitar infração grave e perda de cinco pontos na carteira, poderá viajar com muito mais tranquilidade!
Veja também:
- Aquaplanagem: o que é, o que fazer e como evitar?
- Pneu furado: o que fazer? Dá pra consertar?
- Pneu careca: multa e como saber se é a hora de trocar
- Carros de 7 lugares usados e baratos na OLX: 6 modelos para comprar
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.