Um dos ícones da Fiat, o Palio marcou para sempre o mercado automotivo brasileiro. Com mais de três milhões de carros vendidos no país, o hatch já fazia barulho em 1995, quando recebeu a alcunha de Projeto 178 e vinha para ser uma opção mais robusta, confortável e segura que seu antecessor, o Uno.
Lançado em 1996, o hatch já impactava pela segurança, ao contar com airbags nas versões mais básicas e até freios ABS. Ao longo dos mais de 20 anos de história, o Palio apresentou apenas duas gerações, apesar das quatros fases de reestilização, ainda na primeira geração do hatchback.
Primeira Geração
Impressionando pela modernidade, o Palio era oferecido em duas versões, sendo equipado com ar-condicionado, freios ABS e, o primeiro da categoria produzido no Brasil, a contar com airbags. A inovação da Fiat era tamanha, que permitia uma adaptação de fábrica para portadores de necessidades especiais como uma porta traseira corrediça.
O Palio trazia em seu design linhas arredondadas, frente baixa, para-brisa inclinado e um vidro traseiro de desenho irregular. Sobre a carroceria, encontrávamos em sua versão mais básica o motor 1.5 16V, chegando a velocidade máxima de 188 km/h e fazendo de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. No mesmo ano, a Fiat apresentou a versão com motor 1.0, responsável pela maior parte das vendas.
No início do milênio, em 2000, a montadora italiana apresentou o Fiat Palio Fire, com motor fire 1.6 8V de até 82 cv de potência, sendo equipado com o acelerador eletrônico Drive By Wire, trazendo ainda em seu interior um acabamento interno prateado e um painel de instrumentos considerado topo de linha.
Segunda Fase (MK1/Fase II): 2001-2007
A primeira reestilização do modelo acaba por muitas vezes sendo chamada de segunda geração, mas é apenas um facelift da carroceria e plataformas originais. O designer responsável, Giorgetto Giugiaro, esteve no Brasil para o lançamento e viu muitas críticas devido a semelhança da dianteira com o rival Volkswagen Gol, por conta dos grandes faróis e a estreita e retangular grade dianteira.
A segunda fase do hatch contava com um motor Fire 1.0 8V de 55 cv de potência e 1.0 16V de até 70 cv. Ambos chamavam muita atenção pela modernidade, leveza e economia e ganharam a companhia do motor 1.3 8V, após redução do IPI, que privilegiava carros de maior cilindrada.
Em 2003, a Fiat contou com um acordo com a General Motors e garantiu o fornecimento de motores 1.8 8V, da GM, de até 103 cv de potência. Esse acordo foi importante para a marca italiana, uma vez que sofria com os altos valores de importação de seu país de origem.
Terceira Fase (MK1/Fase III): 2004-2016
Mais uma vez a empresa de designer de Giugiaro foi requisitada e se viu responsável por outra reestilização. Dessa vez, para o modelo 2004. Trazendo faróis maiores e abaulados, a traseira contava com grandes lanternas verticais invadindo uma pequena área do vidro traseiro.
Com painéis completamente novos, retos, modernos e contando com diversos itens de série como sensores de chuva, toca-CD com MP3 Player e airbags frontais e laterais, essa versão conseguiu popularizar o Palio Adventure, mas ainda longe de fazer o sucesso do Fire, por exemplo.
De baixo do capô foi introduzido o motor Flex. O flex 1.0 8V que entregava até 65 cv com gasolina e 66 cv com álcool. O 1.3 8V desenvolvia 70 cv de potência com gasolina e 71 cv com álcool e, por último, o 1.8 8V com 106 cv e 110 cv. No ano de 2005, o motor 1.3 deu lugar ao 1.4 de até 81 cv de potência.
Lembra o motor GM 1.8? Recebeu reajustes na alimentação e balanceamento no ano de 2006, que deixaram seu funcionamento mais suave, entregando até 115 cv de potência na versão 1.8R, que trazia um acabamento interno na cor vermelha, rodas exclusivas, aerofólio e máscaras negras no farol.
A partir de 2009, a versão de entrada conhecida como Fire recebeu mudanças no quadro de instrumentos com econômetro, passando a se chamar Fiat Palio Economy, ganhando uma grande frontal cromada e mais fechada. Em 2014, uma versão mais aventureira fez companhia ao Economy, recebendo o nome de Palio Way. Em 2016, deram adeus para seus chegada de seus substitutos, Mobi e Argo.
Quarta Fase (MK1/Fase IV): 2008-2012
O Palio 2008 foi lançado com muita expectativa após rumores de reestilização ou até mesmo substituição. Com faróis de parábola única e um desenho convencional, lembrava o europeu Grand Punto. Sua traseira apresentava lanternas menores, em formato original, mas ainda invadindo uma parte do vidro traseiro.
Disponível nas versões ELX 1.0 e 1.4, além da 1.8R, ganhando opção de carroceria com três e cinco portas. Sem contar com aumento específico na potência, o 1.8R passou a contar também com a opção de duas portas, mas nenhuma mudança significativa, apenas o conta-giros e velocímetro aumentaram de escala.
A versão EX, por conta das poucas vendas foi retirada e a luxuosa HLX ficou disponível apenas para o Siena. As versões do Palio receberam incremento nos itens de série, como acesso de comando de voz ao Bluetooth, direção hidráulica, rodas maiores, apoio de cabeça traseiro e faróis de neblina.
Lançado em 2009, o modelo 2010 contava com a mesma frente do Weekend, Siena e Strada. Apresentou também a nova versão ELX, que contava com motor 1.8, passando a ser equipado ainda com o sistema Dualogic, transformada a transmissão em automática, assim como Siena e Adventure.
Segunda Geração
Totalmente diferente da primeira geração, a geração sucessora chegava em 2011 e trazia sua nova plataforma com novos sistemas de segurança e uma carroceria totalmente nova, muito maior e robusta, crescendo no eixo, altura, largura e comprimento. Debaixo do capô, encontramos os mesmos motores usados no Uno, são eles: 1.0 Fire EVO e 1.4 Fire EVO.
O novo Palio trazia itens opcionais jamais vistos na geração anterior. Para-brisa térmico, piloto automático e volante em couro com comandos de rádio, além de borboletas para o sistema Dualogic, são algumas das inovações que poderiam ser encontradas em seis versões: Attractive 1.0 8V Fire EVO, Attractive 1.4 8V Fire EVO, Essence 1.6 16V E.TorQ, Essence 1.6 16V E.TorQ Dualogic, Sporting 1.6 16V E.TorQ e Sporting 1.6 16V E.TorQ Dualogic.
No ano de 2017, visando o lançamento do novo Fiat Argo, a montadora de Turim descontinuou as versões Essence, Sporting e Attractive 1.4. Posteriormente, o Attractive 1.0 também deu adeus e viu a produção do modelo ser encerrada no mesmo ano.
Modelos do Fiat Uno mais vendidos na OLX
1. Fiat Palio 2010
Mais vendido na OLX, a versão 2010 é uma grande opção para quem busca um Fiat Palio usado. Contando com seis versões, todas elas apresentam o brake-light e aerofólio. Sob seu capô, encontramos na versão de entrada o econômico motor 1.0 Fire Flex, além de direção hidráulica, volante com regulagem de altura, computador de bordo e um porta-malas com capacidade de 290 litros.
2. Fiat Palio 2013
O Fiat Palio Attractive 1.0 EVO Flex foi lançado focado em disputar o topo da categoria com o Volkswagen Gol. Marcado pela economia, ele apresenta um consumo médio de 10,8 km/l no ciclo urbano, quando abastecido com gasolina. Ele contava ainda com direção hidráulica e Drive By Wire como itens de série.
3. Fiat Palio 2008
O Palio 2008 chegou apresentando um visual jovem, robusto e de muito vigor. O seu motor 1.0 flex 8V disponibiliza até 66 cv de potência e 9,2 kgfm de torque, atingindo uma velocidade máxima de 154 km/h. Trouxe ainda itens opcionais como freios ABS, airbag duplo e direção hidráulica, o terceiro colocado do nosso ranking apresenta itens incomuns para a categoria na época.
4. Fiat Palio 2015
Com o mesmo visual do antecessor de 2014, a Fiat Palio 1.0 apostou na gama de itens de série desde a versão de entrada. Vidros e travas elétricos, logo push para abertura do porta-malas e chave canivete com telecomando passam a ser itens em todas as versões. Seu motor flex entrega até 75 cv de potência e uma velocidade máxima de 157 km/h.
5. Fiat Palio 2007
A tradicional versão de entrada conta com motor flex 1.0, entrega até 66 cv de potência e faz de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos. Extremamente econômico, nosso quinto colocado no ranking tem um consumo médio de 9,1 km/l quando movido a álcool e possui um porta-malas com capacidade de 280 litros.
Veja também:
- Fiat Uno na OLX: quanto custa, história e versões mais vendidas
- Volkswagen Gol e OLX: a história do carro que fez 41 anos em 2021
- Como comprar carros usados com segurança? Veja 13 dicas da OLX
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.