É de comum acordo que o GPS é uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar condutores nos momentos mais difíceis. Afinal, esses equipamentos servem para ajudar a mapear e definir as melhores rotas para chegar no local de destino. Apesar de parecer fácil, é preciso entender e prestar atenção em glauns pontos na hora de escolher um GPS de carro. Há modelos de inúmeras marcas disponíveis no mercado — muitos, claro, à venda na OLX.
Continue com a gente e confira como escolher um GPS de carro.
O que é um GPS automotivo e como funciona?
O GPS automotivo é um software dedicado à navegação. Sendo assim, o aparelho é capaz de mapear e definir rotas de modo rápido e simples, facilitando a vida do condutor e tornando as viagens de carro mais seguras.
A sigla GPS vem do inglês e significa “Global Positioning System”, “Sistema de Posicionamento Global” em tradução literal para o português. Mas, afinal, como funciona o GPS automotivo, especificamente? O software determina a localização exata do carro no qual foi instalado. O GPS de carro é ligado a uma rede de satélites, que faz a triangulação do sinal e identifica a posição correta do veículo a qualquer momento.
Assim, dotado de mapas que são atualizados constantemente, o dispositivo consegue calcular a melhor rota para você chegar ao seu destino final. Dessa maneira, leva o veículo do seu ponto inicial até o definido pelo condutor sem maiores dificuldades.
Guia de compras: como escolher o melhor GPS automotivo?
Existem alguns pontos que devem ser analisados com cuidado antes de comprar um GPS automotivo. Vamos mostrar aqui quais são os principais tópicos que devem ser considerados antes de se adquirir esse acessório para carro.
Display
O tamanho da tela do GPS é o principal ponto a ser observado antes de comprar o dispositivo. Por exemplo: um display pequeno, com menos de 5 polegadas, pode dificultar a visualização da rota. Vale destacar que é importante ainda verificar o local em que o GPS automotivo ficará posicionado. Cada carro tem um painel distinto e, dependendo de sua disposição, o espaço disponível para a instalação de displays pode não ser muito grande.
Outro ponto a ser observado é a distância entre o condutor e a tela. Se o display tiver 7 polegadas ou mais, por exemplo, o motorista não poderá ficar tão próximo dele. Ou seja, o ajuste do banco também deve ser considerado na hora de escolher o tamanho do GPS automotivo. Por isso, analise bem essas distâncias dentro do seu automóvel antes de decidir um modelo.
Memória interna e memória expansível
A memória interna é outro tópico relevante. Nela, ficam armazenados os mapas e, caso existam, outras mídias. Usualmente, os GPS automotivos têm 2 GB de memória interna — considerado número adequado.
No entanto, caso você seja daqueles que gostam de utilizar todas as funções do dispositivo, vale optar por uma memória expansível. A maioria dos modelos de GPS automotivo aceitam cartões de memória Micro SD, mas vale ficar atento quanto ao tamanho dele – alguns aparelhos aceitam cartões de 8GB enquanto outros de até 64GB.
Autonomia de bateria
Embora a maioria funcione por meio de carregador veicular universal, muitos GPS automotivos ainda não têm tal facilidade. Por isso, garanta que o aparelho que você irá comprar tenha bateria com autonomia suficiente ao menos para suportar viagens de curta duração.
Geralmente, os GPS automotivos têm baterias com autonomia de duas a três horas. Isso se estiverem sendo utilizados apenas para navegação. Portanto, fique de olho!
GPS com atualização automática faz diferença?
A resposta é sim. O GPS automotivo com atualização automática se conecta via Wi-Fi para realizar os updates sem causar preocupação ao usuário. No entanto, as atualizações automáticas geralmente atendem aos mapas de grandes centros urbanos. Por isso, se você estiver planejando uma viagem para o interior, certifique-se de que o seu GPS automotivo está com o update em dia de forma a evitar caminhos que não mais existem, por exemplo.
Funcionalidades extras: câmera de ré e multimídia podem ser um diferencial
A câmera de ré é um ótimo recurso e se faz presente em alguns modelos de GPS automotivos. Tal função permite com que o condutor faça uma baliza com maior confiança e, como consequência, segurança.
A câmera vem junto com o dispositivo e deve ser instalada na parte traseira do veículo. Com isso, o motorista consegue evitar danos ao carro na hora de estacionar.
Além disso, GPS automotivos também podem ter função multimídia. A capacidade de reproduzir áudio e vídeo, por exemplo, torna a viagem da família muito mais divertida. Desse modo, é um ponto super importante a ser levado em consideração na hora da compra!
Veja também:
- Sensor de estacionamento vale a pena? Confira suas vantagens
- Manutenção preventiva automotiva: por que se deve fazer e com que frequência?
- Como trocar pneu? Confira o passo a passo
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.