A rotina de quem está à frente de uma loja de veículos costuma trazer diversos desafios. Entre eles, o gerenciamento do estoque de veículos exige atenção redobrada dos gestores para que tudo esteja sempre sob controle.
Isso porque, na revenda de veículos, é comum que diferentes modelos de estoque sejam elaborados a partir das características de cada negócio. Seja em qual caso for, existem práticas a serem adotadas para tornar essa tarefa mais fácil e precisa.
Acompanhe a seguir as melhores dicas para você gerenciar melhor o seu estoque de carros!
Como funciona uma boa gestão de estoque de carros?
A gestão de estoque de carros é o conjunto de práticas que visam a organização dos veículos que a loja tem em seu catálogo para oferecer aos seus clientes. Quando bem feita, ela aumenta a chance de a loja ter disponíveis os modelos ideais para seu público e também permite que o gestor compreenda melhor as demandas da loja e avalie quando é preciso reabastecer com novas unidades.
Uma boa gestão de estoque de carros deve se basear em três pilares fundamentais: o controle, a previsibilidade e a antecipação. Por isso, é importante sempre observar seu comportamento para aprimorar as práticas que cada loja segue em seu dia a dia. Veja mais detalhes de cada um a seguir.
Controle
As medidas de controle são aquelas que permitem ao gestor saber de forma precisa quais são os veículos disponíveis em seu estoque, qual sua situação e onde eles se encontram. Esse é um procedimento que pode ser feito por meio de planilhas e também de sistemas digitais, que tornam o controle mais apurado.
Previsibilidade
Quando se fala em previsibilidade, a ideia é conhecer bem o perfil do público da loja de carros e a dinâmica das suas negociações. Dessa forma, fica mais fácil selecionar quais os melhores modelos para compor o estoque da concessionária, aumentando as chances de concretizar mais vendas.
Antecipação
Por fim, a antecipação pode ser definida como a capacidade de reposição dos veículos que forem negociados. Isso acontece sobretudo por meio das técnicas de prospecção de estoque de carros, que permitem ao gestor estar sempre um passo à frente na busca pelas melhores oportunidades de revenda.
Qual é a importância de fazê-la de forma eficiente?
A eficiência da gestão de estoque em uma loja de carros é um fator muito importante para o sucesso da empresa. Quando feita de forma correta, agiliza as negociações e evita problemas que poderiam prejudicar o fluxo de vendas.
Com o total controle sobre os veículos que fazem parte do estoque, a loja estará mais preparada para atender seus clientes de forma eficaz. Sem dúvidas, esse aspecto impacta de forma positiva no índice de satisfação dos seus consumidores e na imagem do próprio negócio.
Um estoque de concessionária sob controle também é positivo para a saúde financeira de uma loja de veículos. Afinal, o gestor terá todo esse planejamento como base para tomadas de decisões, garantindo que todas as iniciativas estarão dentro do orçamento da empresa.
Como otimizar a gestão?
Mesmo seguindo os conceitos de gestão de estoque que já abordamos, existem ainda algumas dicas para ajudar a otimizar esse procedimento em uma loja de veículos. Mostramos 5 delas a seguir.
1. Cadastre os veículos
Conhecer o próprio estoque é fundamental para qualquer plano de gestão. Por isso, o primeiro passo é realizar um levantamento com o objetivo de catalogar todos os veículos que a loja tem a oferecer.
Nesse momento, registre informações como modelo, ano de fabricação, cor, quilometragem e todos os demais aspectos que forem importantes para uma futura negociação. Assim, qualquer vendedor terá condições de tirar as dúvidas e indicar o melhor modelo para cada interessado.
2. Atualize o inventário
Com o cadastro de veículos realizado, lembre-se de que é fundamental realizar novas contabilizações periódicas para atualizar esse registro. O ideal é envolver o maior número possível de colaboradores nessa tarefa, para que seja feita com agilidade e precisão.
Para facilitar essa checagem, mantenha sempre organizados os registros de entrada e saída de veículos. Da mesma forma, busque ter em mãos qualquer informação relacionada às unidades que precisem ser registradas para um controle mais efetivo do estoque.
3. Preveja a demanda
Esse é um aspecto já citado, mas vale a pena reforçar sua importância na gestão de estoque de veículos. Isso porque, de acordo com o comportamento do mercado consumidor, é possível fazer uma análise a fim de prever a demanda em sua própria loja.
Nessa hora, vale levar em conta a região em que sua loja atende, a média de poder aquisitivo do seu público e os modelos que mais estão sendo procurados. Busque sempre acompanhar as tendências do setor para entender melhor seus clientes e montar o estoque de carros de forma inteligente.
Uma boa dica, aqui, é fazer uma análise de vendas de meses anteriores e tentar identificar padrões. Você pode notar que um determinado modelo de carro é sempre vendido em poucos dias, tão logo chegue em seu estoque. Além disso, você pode perceber também que costuma vender um número x deste modelo por mês. Assim, chegará à conclusão de que é necessário ter sempre em seu estoque uma quantidade próxima desse número.
4. Atente à depreciação
Alguns modelos de veículos podem se depreciar mais do que outros. Por isso, esse é mais um aspecto a que o gestor deve ter atenção na hora de revisar o seu inventário.
A ideia é desenvolver um planejamento que tenha o objetivo de negociar esses veículos de forma mais rápida, inclusive realizando promoções para atrair os consumidores. Monitorar a depreciação dos veículos evita que a loja tenha prejuízos mantendo determinados modelos em estoque por muito tempo.
5. Conte com o auxílio da tecnologia
Para facilitar o cadastro dos veículos em estoque na concessionária, as consultas e a atualização de informações, o ideal é contar com um sistema de gestão digital e integrado entre diferentes plataformas. Isso permitirá que todos os colaboradores tenham acesso às informações para não perder nenhum negócio.
Essa é a melhor maneira de fazer da tecnologia uma verdadeira aliada nos negócios de uma loja de venda de seminovos. Com um sistema automatizado, sua equipe ganha tempo, e a empresa se destaca como referência em qualidade frente à concorrência.
Como você pôde perceber, essas dicas para otimizar a gestão do estoque de veículos são acessíveis e podem ser implementadas em qualquer loja. Então, que tal começar já a preparar o seu negócio para crescer e vender muito mais com um estoque organizado?
Falando em vender mais, a OLX pode ajudar nesse objetivo. Solicite o contato de um especialista agora mesmo e conheça as melhores soluções para o seu negócio!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.