Quem atua como vendedor de carros sabe que essa é uma profissão desafiadora, mas cheia de recompensas. O que logo aprendemos é que esforço e trabalho duro costumam dar bons frutos. Porém, isso exige estar atento ao mercado e aprender coisas novas sempre que possível, principalmente, em um mundo cada vez mais digitalizado.
Nesse sentido, nada melhor do que uma história inspiradora pra mostrar quais são as boas práticas — e o que evitar — pra ter sucesso na carreira de vendedor. Pensando nisso, criamos este artigo especial em parceria com quem se destaca nesse mercado para mostrar a você o caminho das pedras.
Marcos Campos é proprietário da Kikoautos e anunciante na OLX. Quer entender melhor qual a trajetória de Marcos e como a tecnologia o ajudou a alcançar essa posição de prestígio no mercado? Então, aproveite a leitura!
O vendedor de carros: como tudo começou
A Kikoautos é uma empresa com mais de 30 anos de experiência com a venda de veículos. A primeira loja surgiu ainda nos anos 1990, e acompanhou toda a evolução desse setor no Brasil — desde a abertura do mercado nacional até a digitalização dos sistemas de comércio, na última década.
No início dos anos 2000, Marcos decidiu trabalhar como vendedor, uma escolha que, mesmo que ele não soubesse, mudaria completamente sua vida dali em diante. A loja do tio dele tinha demanda por mais um funcionário, e ele aceitou o desafio de integrar a equipe de vendas.
Porém, ele precisaria trabalhar duro, pois não teria qualquer privilégio. Marcos conta que, de fato, era um mercado um pouco intimidante. “Tinha, também, o lance de eu ser o mais novo da turma”, ele lembra. Isso fez com que, inicialmente, ele se sentisse tímido em trazer suas ideias para a loja.
Ainda assim, Marcos decidiu levar a sério o desafio: “o mercado de autos é o pulmão do nosso comércio nacional“, ele destaca. Isso significa que as oportunidades surgiriam pra quem trabalha com seriedade e profissionalismo — uma lição que Marcos aprendeu rapidamente.
Atento ao momento de avanço das tecnologias, Marcos percebeu que uma oportunidade estava à sua frente: e ele não a deixou escapar.
A primeira loja digital
O setor de venda de veículos mostrou a Marcos um mundo em que existem as pessoas que trabalham corretamente e as que buscam atalhos ou caminhos mais fáceis. Com a ajuda da mãe, adquiriu uma revista especializada em carros e começou a estudar aquilo que ele se dispunha a vender. Seu tio também o apoiou, dizendo que acreditava que o futuro estava ali.
Marcos lembra qual foi a grande virada do jogo: “foi eu me enxergar e me encarar como profissional. A partir do momento em que solidifica isso dentro de você, naturalmente, o respeito vem”. Ele trouxe, então, a ideia de criar uma loja virtual. Seu objetivo era facilitar a vida das pessoas que buscavam na internet os melhores carros pra comprar — de forma semelhante ao que ele faz hoje, com mais facilidade, pela OLX.
Como ele esperava, inicialmente, os outros vendedores não botaram fé na sua proposta, mas ele soube argumentar e convencer o gerente da loja. É fácil entender o que os demais pensavam: alguns, mais velhos, não estavam familiarizados com a tecnologia e não entendiam seu potencial. Já outros, devido à experiência, confiavam no próprio modo de trabalhar e resistiam à mudança.
Além de gerenciar a loja virtual sozinho, Marcos investiu na contratação de uma fotógrafa para melhorar a qualidade das imagens dos veículos. O cenário mudou, justamente, quando um volume cada vez maior de contatos passou a chegar apenas ao Marcos. As vendas online estavam decolando!
Em pouco tempo, ele decidiu dar um passo adiante: propôs e assumiu a missão de abrir uma loja conceito, algo que levou a Kikoautos a uma posição de destaque no mercado da região.
Profissionalismo e responsabilidade: a ciência das vendas
Hoje, a chamada transformação digital é uma realidade. Enquanto Marcos soube surfar na onda das oportunidades e colocar a Kikoautos em um outro patamar, agora, as empresas que não atuam no mundo virtual estão praticamente condenadas a perder espaço para a concorrência. No comércio de autos, isso é ainda mais importante. Não é à toa que ele não abre mão de anunciar os veículos na OLX.
Contudo, outros fatores ajudam a explicar por que Marcos Campos se estabeleceu como um vendedor de referência no mercado. Segundo ele mesmo conta, a responsabilidade e o profissionalismo desempenham um papel fundamental na carreira de qualquer vendedor de carros.
“Você não precisa fazer tudo, mas saber tudo”, explica. Segundo ele, mesmo com as vendas online, o segredo é continuar suando a camisa, não ter medo dos desafios e estar aberto à aprendizagem. “A gente tem que estudar, se preparar, entender que vendas têm técnica, é uma ciência, não é só pensar ‘o cara gosta de falar, ele vai vender'”.
Um dos diferenciais da Kikoautos em relação a muitas concessionárias de uma única marca, por exemplo, é que os vendedores atuam, na verdade, como consultores. Segundo Marcos, a ausência disso é uma deficiência de concessionárias de marcas específicas. “O cara vai ser consultor de uma marca só?”, ele questiona.
Ele conta, por exemplo, que não faz sentido perguntar a um vendedor da marca X qual seria o melhor sedan, já que ele jamais diria que é o da marca Y. Somado a isso, o bom profissional assume mesmo os grandes desafios, sendo honesto com seus clientes.
Se uma pessoa tem um carro mais rodado, que não será facilmente vendido, o mau vendedor é aquele que não assume o desafio. “Se o lead não é fácil, é o primeiro que você tem que responder”. O ponto é, justamente, ganhar experiência, entender os veículos e se colocar à disposição dos clientes, não apenas para comprar ou vender seu carro, mas para dar a ele uma solução.
O mercado atual e as perspectivas para o futuro
Os resultados da Kikoautos falam por si só: desde o início do distanciamento social ocasionado pela pandemia, a loja vem batendo recordes seguidos nas vendas. Marcos destaca que a empresa soube se manter alinhada às demandas do mercado, entendeu que o momento não é favorável à compra de carros zero e continuou fortalecendo sua atuação nas vendas online.
Um bom exemplo disso é a presença na OLX, o maior site de compra e venda do Brasil. Isso fortaleceu a estratégia da Kikoautos de levar soluções aos seus clientes, sempre com profissionalismo e fazendo as coisas de forma legal e transparente.
Não é à toa que a empresa continua ganhando destaque no setor. Como a história de Marcos nos mostra, não há fórmula mágica pra ser vendedor de carros: temos que aprender as técnicas e trabalhar com seriedade. Fazendo isso, os resultados virão!
Quer aprimorar suas habilidades como vendedor? Então, aproveite pra conhecer o Conecta Autos e acelerar a transformação do seu negócio!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.