O NADA Show (Associação Nacional de Distribuidores de Automóveis) é um dos maiores eventos do segmento automotivo e está no radar de quem quer se atualizar sobre o mercado de autos. O evento, que acontece nos dias 10 a 13 de março em Las Vegas, Nevada – EUA, faz sucesso ao reunir fabricantes, montadoras, revendedores e líderes do setor para apresentar tendências, inovações, novidades e o que estará em voga nos próximos anos no setor automotivo.
A feira é promovida pela associação nacional dos revendedores dos Estados Unidos, e retorna ao formato tradicional, pois em 2021 não foi realizada em função da pandemia de Covid-19. Para este ano, foram preparadas mais de cem palestras e workshops, além de, é claro, disponibilizar muita troca, network e oportunidade de gerar novos negócios aos participantes.
Para que você fique por dentro de tudo o que está acontecendo no evento, a jornalista e correspondente OLX, Rafaela Borges aterrissou no NADA Show, e terá como missão trazer suas percepções e todas as novidades da feira. Serão quatro artigos desenvolvidos ao longo do evento contando quais são as principais tendências para o setor, e que vão ajudar muito quem quer se atualizar no mercado, acelerar e sair na frente com o seu negócio de autos.
Acompanhe com a gente o primeiro dia e fique por dentro do NADA Show!
EUA se preparam para o carro elétrico
O NADA Show 2022 tem o universo dos veículos eletrificados como principal tema. Em 2022, 34 carros elétricos serão lançados nos Estados Unidos. Até 2024, o número deve triplicar, e as vendas de modelos 100% a eletricidade têm previsão de aumentar em 50%. Diante dessa nova realidade, concessionários norte-americanos estão se preparando para a maior mudança na relação com clientes da história.
Diferentemente da maior parte dos países da Europa Ocidental, os Estados Unidos não pretendem se tornar 100% elétricos e alguns Estados, como Washington e Califórnia, já decretaram que o carro a combustão morrerá a partir da próxima década. No entanto, a maioria pretende continuar investindo no veículo movido a gasolina – e, em alguns casos, a diesel e a biocombustíveis – como parte importante do mix de oferta de automóveis 0 km. Ainda assim, cada vez mais as montadoras oferecem apenas modelos a eletricidade para os revendedores.
Por isso, eles se preparam para essa nova realidade da mobilidade. No NADA Show, um dos destaques é a Avenida Elétrica, com um painel contando a história dos veículos elétricos e exposição de carros como o novíssimo EQS, da Mercedes-Benz, e o ID.4, da Volkswagen. Além disso, o painel de abertura falou sobre a preparação dos revendedores para o mercado eletrificado, abrangendo desde o showroom até a prestação de serviços.
A sessão contou com medição do ex-publisher da agência Automotive Business, Jason Stein, e participação de diretores de cinco grandes revendedores de regiões variadas dos EUA. Para os participantes, haverá uma mudança na comunicação com os clientes.
Se antes a parte técnica era fundamental, agora a adequação do carro ao estilo de vida ganha mais importância. Explicar como o automóvel deve ser usado se torna uma ferramenta fundamental, por isso, há até mudanças geográficas. Alguns revendedores optam por expor seus carros elétricos não em showrooms tradicionais, mas em espaços criados em shoppings, por exemplo. Isso porque, nos EUA, a autonomia sempre foi importante.
Hoje, os veículos vendidos nos EUA alcançam em média 800 km por reabastecimento, e os elétricos mal chegam aos 400 km. Então, comunicar essa nova maneira de lidar com o automóvel é o desafio e a meta dos revendedores.
Por isso, essas empresas também planejam se tornar, junto com governo e montadoras, criadoras de infraestrutura de recarga. Esse é um aspecto fundamental para que o cliente se adapte ao veículo elétrico. Além disso, também pode ser uma boa ferramenta de negócios.
Novos serviços
Mundialmente, um dos maiores receios de fornecedores no universo do carro elétrico é a perda da receita com serviços, que tem parcela importante no negócio. Modelos a eletricidade não exigem muitos dos serviços que hoje são oferecidos.
Além disso, as revisões por quilometragem deixam de existir, pois motor de carro elétrico não tem manutenção convencional. Para os participantes do painel, no entanto, este não é o momento de se preocupar com troca de óleo, e sim com os serviços que podem ser oferecidos por um modelo a eletricidade, que é bastante complexo.
Os revendedores têm de se preparar para lidar com a complexidade desse veículo e criarem novos serviços, diferentes dos oferecidos para os carros a combustão. Entre as inovações expostas, está a criação de um canal direto com donos de carros elétricos, para entender como pensam esses clientes. A partir desses feedbacks, serão criadas novas oportunidades de serviços para carros elétricos.
Digitalização e inclusão
Ferramentas para maior exposição digital, diversidade e inclusão nos negócios também foram tema do primeiro dia do NADA Show. Na palestra sobre SEO (serviço de otimização que melhora a exposição da empresa no Google), a novidade é o foco no local de atuação do negócio.
A estratégia de SEO local ganha força ante o SEO tradicional. Para ganhar evidência ante o público que de fato interessa, aquele que vive em sua região de atuação, as empresas devem privilegiar o local na produção e otimização de seu conteúdo.
Já a inclusão e a diversidade foram expostas como uma oportunidade de desenvolvimento dos negócios. Empresas mais inclusivas têm obtido crescimento de vendas por promoverem maior conexão de variadas comunidades com seus negócios.
De acordo com estudos mostrados no NADA Show, quando o público se sente mais bem representado em uma companhia, são maiores suas chances de fechar negócio. Nos EUA, afro-americanos e asiáticos movimentam US$ 15 bilhões ao ano na compra de veículos. Já as mulheres participam de 80% das decisões de compra.
Rafaela Borges
Jornalista/Colunista do segmento automotivo
Curtiu as primeiras percepções sobre o NADA Show? Importante frisar que, com a tendência dos veículos elétricos em alta apresentada no primeiro dia, é importante você se preparar em seu negócio, pois em breve essa tendência irá se consolidar no Brasil.
Quer saber como foi o segundo dia do NADA Show? Clique aqui e saiba tudo o que rolou!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.