Pra quem está em busca de uma nova atividade profissional, o setor automotivo, sem dúvidas, é sempre uma boa opção. Afinal, nesse mercado, o que não faltam são oportunidades e possibilidades de atuação.
Uma delas, por exemplo, é atuar como vendedor de carro. Hoje, a revenda de autos — especialmente, os usados — tem ganhado força no cenário online, o que tem permitido a muitas pessoas se especializar nessa área, mesmo que não tenham tanta experiência.
Isso porque, muito mais do que conhecimento técnico, vender automóveis requer, principalmente, um perfil de vendedor. Portanto, se você acha que tem esse diferencial e quer embarcar em um mercado de bons negócios, não deixe de conferir as dicas que separamos ao longo deste post. Vamos começar?
Afinal, por que trabalhar com vendas de automóveis?
De acordo com levantamentos recentes, o setor de compra e venda de carros teve um crescimento significativo no Brasil nos últimos meses, mesmo em tempos de crise. Por si só, esses dados já poderiam ser considerados um bom motivo para se investir no mercado de revenda.
Porém, há muitos outros pontos interessantes que reforçam essa ideia de que vender carros tem sido um bom negócio no Brasil, atualmente. Outro exemplo disso é que muitas pessoas também estão à procura de um automóvel como meio de renda, como motoristas de aplicativos, deliveries de comida etc.
Por fim, além desses fatores já citados, ainda vale destacar que, hoje, vender carros se tornou uma atividade muito mais simples e dinâmica do que antigamente, em especial, por meio de plataformas de venda online, como a OLX. Em outras palavras, revender carros no Brasil não é somente uma atividade lucrativa, mas também, tem se tornado mais simples, prática e eficiente.
E qual é o perfil de vendedor ideal?
Muita gente que tem vontade de embarcar no mercado de revenda de carros se questiona sobre o perfil de vendedor ideal, e se é necessário ter experiência no ramo. Então, vamos lá! Evidentemente que, se você já atuou no setor ou já revendeu carros antes, isso vai agregar ainda mais na sua profissão.
No entanto, isso não é uma regra única para o sucesso! Até porque, mesmo quem está iniciando agora, o que não faltam são meios de se profissionalizar e se capacitar no meio.
Sendo assim, muito mais do que experiência e conhecimento técnico, o revendedor de carros requer um perfil comercial, boas ideias e ferramentas adequadas pra sua atividade. A gente detalha com mais dicas, a seguir. Anote aí!
1. Saiba se comunicar
Sem dúvidas, uma boa comunicação ajuda a construir e reforçar o perfil de um bom vendedor de carros. Isso tem início lá no momento em que você anuncia seus veículos e deve se estender até o seu atendimento com o cliente.
Ou seja, pra conseguir tornar a comunicação uma arma de venda, é preciso trabalhar a transparência, a honestidade, a clareza, além, claro, de uma pitada de poder de convencimento com técnicas de fechamento de bons negócios.
Na prática, isso deve estar presente na descrição de seus assuntos, no atendimento e no esclarecimento de dúvidas dos clientes, e na venda em si do automóvel.
2. Invista no bom atendimento
O perfil do vendedor de carros requer um bom atendimento ao cliente! Muito diferente do que alguns imaginam, isso não deve se limitar apenas em ser educado e atencioso com o consumidor.
Afinal, essas questões acima são obrigações, e não mais diferenciais, em qualquer negócio. Ou seja, quando falamos em investir em um bom atendimento ao público, estamos tratando de conseguir proporcionar experiências diferenciais e mais práticas, como o mercado todo tem demandado.
Em outras palavras, você deve estar sempre à disposição para o atendimento, oferecer mais canais de comunicação (telefone, WhatsApp, chat etc.), transmitir credibilidade, entre outras ações.
3. Acompanhe tendências e novidades do setor
Para quem pretende iniciar no mercado de revenda de carros, saiba que estar de olho nas mudanças do setor é fator fundamental pra aprimorar seu perfil de vendedor. Afinal, há transformações a todo momento e saber acompanhá-las pode ser o grande diferencial de direcionamento de seu negócio.
Hoje, por exemplo, vemos novidades como a chegada de novos modelos de carros (elétricos, híbridos etc.), mudança no perfil de consumo do brasileiro, novos serviços e canais de vendas (concessionárias online e aluguel de carros por diária), entre outras.
4. Aposte na sua capacitação profissional
Desenvolver o perfil ideal de vendedor de carros também pode ser conquistado por meio de capacitação profissional. Atualmente, isso está mais viável do que nunca. A própria OLX, por exemplo, desenvolveu o OLX Ensina, um curso gratuito completamente voltado pra profissionais que querem se especializar na compra e venda de automóveis e se destacar no setor.
O curso não somente permite que você compreenda melhor o perfil de vendedor de carros no Brasil, como também, aborda inúmeras dicas sobre como fazer melhores negócios nesse mercado, quais as tendências em alta, que ferramentas trazem mais retorno etc.
5. Inove e se diferencie no mercado
Depois de todas as dicas acima, outro fator que também caracteriza o perfil de vendedor de carros é saber — e conseguir — se diferenciar em um mercado competitivo e cada vez mais exigente. Por isso, vale reforçar a importância da capacitação e atualização profissional (inclusive, pra quem já tem certa experiência no setor), assim como saber enxergar e usufruir das tendências e novas ferramentas à disposição.
Isso engloba, por exemplo, saber usar as plataformas de vendas online, investir em planos profissionais de anúncios pra conquistar públicos maiores, melhorar o atendimento nos canais, entre outros.
Enfim, essas são algumas dicas que caracterizam o perfil do vendedor de carros e, principalmente, quais os passos necessários pra se construir e aprimorar essas características na profissão. Mesmo que você não tenha conhecimento ou experiência no setor, lembre-se de que capacitação e ferramentas de vendas estão à total disposição pra você começar! Que tal investir nessa ideia a partir de hoje?
Curtiu as dicas? Conhece mais alguém que tenha o perfil de vendedor de carros ou que esteja querendo iniciar uma nova atividade? Então, aproveite pra compartilhar o post em suas redes e não deixe de marcar essas pessoas!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.