Plano de captação de clientes: descubra como elaborar

Saiba como montar um plano de captação de novos clientes e quais vantagens.
plano de captação de clientes

Para quem já está acostumado a trabalhar com carros, saber como montar um plano de captação de clientes pode ser uma estratégia fundamental para aumentar a carteira e, claro, as oportunidades de vendas.

O fato é que, nesse mercado, independentemente do tamanho ou do direcionamento do seu negócio, há uma infinidade de oportunidades a serem trabalhadas, tais como a fidelização de compradores antigos, o foco em perfis específicos, as especializações de nichos, os canais de vendas direcionados, entre outras.

A fim de mostrar um pouco sobre todas essas possibilidades e trazer dicas de como montar um plano de captação de clientes no ramo automotivo, nós preparamos este miniguia prático sobre o tema. Então, vamos ao ponto! Boa leitura!

Para que serve um plano de captação de clientes?

Prospectar novos clientes sempre foi uma boa estratégia para qualquer tipo de negócio, portanto não seria diferente no setor automotivo. No entanto, a ideia aqui não é só reforçar que essa prática é indispensável para toda empresa, mas que ela precisa seguir um planejamento para realmente gerar resultados.

Por exemplo, um simples anúncio de um carro já é considerado um canal de captação de clientes. Porém, elaborá-lo corretamente, usar os meios mais eficientes e direcionar para o público correto são formas de planejamento que podem agregar muito mais vantagens — e vendas — ao seu negócio. Por isso, mais do que captar clientes, é fundamental focar em três questões básicas: quem, como e por quê?

Como preparar um plano de captação de clientes no ramo automotivo?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não há uma “receita pronta” para a sua concessionária, loja ou revenda de veículos captar clientes e vender mais. Tudo é muito variável e precisa considerar fatores específicos como a sua região, o perfil dos clientes, os tipos de automóveis mais buscados, as tendências etc.

Logo, a ideia aqui é orientar e inspirar com ideias práticas, mas sem dúvidas é preciso enxergar seu mercado conforme suas especificidades e, claro, trabalhar sua criatividade e estratégias comerciais. Sabendo disso, vamos a algumas dicas de captação de clientes automotivos. Confira!

Defina um direcionamento estratégico

Hoje, o setor automotivo é muito amplo e diversificado, o que possibilita direcionar seus veículos e públicos ao que o mercado demanda. Por exemplo, você pode estipular um público-alvo mais específico em seu negócio, que tipo de carros são mais buscados por ele, qual seu poder aquisitivo, qual o objetivo dessas compras (família, profissão, lazer etc.), fazer a avaliação de carros usados, entre outras informações.

Isso também vale para os tipos de veículos que você pretende anunciar, como conhecer modelos com maior ou menor demanda no mercado, o valor agregado nas revendas, o giro médio de estoque etc.

Esteja presente no ambiente digital

Anunciar carros pela internet não se limita a uma estratégia de alcance maior e mais direcionada ao público que você deseja. Os canais que você utiliza podem se transformar em ferramentas úteis para a captação de clientes e de vendas.

Por exemplo, a OLX é a maior plataforma de compra e vendas da internet. Logo, anunciar seus carros lá certamente vai ampliar suas oportunidades e levar seus anúncios a mais pessoas ainda.

Além disso, a plataforma oferece funcionalidades completas de comunicação que são fundamentais para o seu plano de captação de clientes, como atendimento via chat e possibilidade de criar bancos de dados com WhatsApp e e-mail.

Capriche na “imagem” de seus anúncios

Aquela velha estratégia de que “um bom anúncio vende mais” também se aplica no setor automotivo. Aproveitando o gancho do tópico anterior, investir na apresentação de seus anúncios on-line de carros pode ser mais um fator essencial em seu plano de captação de clientes. Por isso, como dicas, recomenda-se:

Invista em planos profissionais de anúncios

Se você já entendeu a importância de estar presente no meio digital para vender carros, o próximo passo estratégico é investir em planos profissionais de anúncios oferecidos pelos marketplaces. Isso porque esses planos agregam inúmeras vantagens práticas ao revendedor e ampliam ainda mais as chances de captar novos clientes e de concluir vendas.

Só para ter uma ideia, com a OLX, ao contratar um dos novos planos profissionais, automaticamente o seu negócio passa a ter:

  • limites maiores de anúncios;
  • visibilidade renovada dos anúncios;
  • acesso facilitado à loja;
  • destaque especial entre todos os anúncios;
  • funcionalidades exclusivas, como inclusão de vídeos;
  • mais acessos e contatos de clientes.

Trabalhe melhor o atendimento

Quem atua no ramo automotivo sabe bem como diversos contatos são realizados diariamente por potenciais clientes, mas a grande parte acaba não fechando negócio. Isso é praxe em todos os setores, e uma estratégia interessante que pode fazer parte do seu plano de captação de clientes é trabalhar melhor essas etapas.

Por exemplo, como bem destacamos mais acima, os meios digitais e os marketplace atraem muitos leads para o seu negócio e possibilitam até mesmo montar um banco de dados desses clientes. Sendo assim, você pode aplicar as seguintes ações estratégicas no dia a dia:

  • registre os contatos dos potenciais clientes;
  • invista na capacitação de seus vendedores para um atendimento mais humanizado;
  • mesmo que aquela venda não se concretize, volte a fazer contatos futuros com novas oportunidades. Porém, evite ser invasivo com cobranças ou mensagens indesejadas;
  • conheça melhor o perfil do cliente;
  • acompanhe tendências e novidades sobre o setor;
  • trabalhe com bons argumentos e saiba como converter;
  • personalize seus canais de comunicação (WhatsApp, e-mail, chat etc.) com nome e logo profissional.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre como montar um plano de captação de clientes no setor automotivo e qual a importância dessa estratégia. Como bem vimos, hoje há ferramentas e plataformas digitais que não somente ajudam a ampliar o alcance de seus anúncios, como também de se aproximar e obter contatos mais frequentes com essas pessoas.

Gostou? Quer mais dicas sobre como vender melhor seus carros? Então, não perca a oportunidade e converse com nossos especialistas.

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.