A série Velozes e Furiosos chegou às telas dos cinemas em 2001. Nesses mais de 20 anos, já foram nove filmes da saga que mistura velocidade, corridas ilegais e assaltos, tendo como protagonistas a turma de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker).
As velozes máquinas utilizadas por Dom e Brian, se tornaram verdadeiros clássicos no imaginário do público e são intensamente buscadas na internet. Por isso, para facilitar a vida de quem é fã de carros clássicos, preparamos uma lista com 10 dos inúmeros carros do filme Velozes e Furiosos, e, além disso, destacamos suas características e diferenciais. Confira!
Honda Civic
O automóvel da Honda tem um papel importantíssimo na história da franquia, sendo o primeiro carro a entrar no filme que marca o início da série, em 2001. Todo preto, com neon verde no assoalho, os três modelos (EJ1 1991, cupê de duas portas) protagonizam uma cena de tirar o fôlego logo no começo.
Hoje, o Honda Civic segue prestigiado, além de ser um fenômeno de vendas por apostar em recursos tecnológicos, principalmente para sua versão 2022. Contendo uma central multimídia de 10,2 polegadas totalmente conectada e com carregamento de celular por indução, abarca conectividade com a potência do motor 2.0 flex que entrega até 176 cv de potência integrado ao câmbio automático CVT.
Volkswagen Jetta
Com 40 anos de história, podemos dizer que o Jetta já passou por tudo, desde mudanças de nomes, até participar de um racha no primeiro filme da franquia. O lindo Jetta MK3 branco cheio de grafismos, que pertence a Jesse, acaba derrotado numa corrida contra Johnny Tran e seu Honda S2000.
Já o Jetta 2022, que chega ao mercado, é bem diferente e vai passar pelo primeiro facelift da atual geração, apresentando como novidade o novo motor 1.5 TSI que garante até 160 cv e substitui o antigo (TSI 1.4). Tudo isso dentro de uma carroceria com novo visual que conta com linhas cromadas na grade frontal e novos faróis de led verticalizados.
Nissan 350z
Apresentado ao mundo em 2003, o cupê japonês pode ser considerado um astro do cinema e do mundo pop. Além de dar as caras na longa franquia Velozes e Furiosos, o finado modelo da Nissan também aparece nos games Need For Speed e Gran Turismo. Sempre com seu visual esportivo e cores chamativas, o 350z é destaque por onde passa.
Competindo com o Porsche Boxster, o veículo nipônico contava com as opções de câmbio automático e manual, trazendo um motor de 3,5 litros V6, que rendia até 280 cv. Sem dúvidas é uma ótima opção de seminovo para quem busca um carro com preço mais em conta, potente e com muita história.
Toyota Supra
Sem dúvida um dos esportivos mais emblemáticos que vimos. O Toyota Supra fez muito sucesso entre as décadas de 1980 e 1990 e não poderia ficar de fora da franquia. Sendo um dos muitos carros de Brian O’Conner, interpretado pelo icônico ator Paul Walker, o modelo usado no filme chegou a ser leiloado pelo valor de 2,7 milhões de reais, em maio de 2021.
Saindo de cena entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, o esportivo segue sendo uma lenda. Isso porque sua última versão impressionava com um cockpit envolvente, criando uma sensação única para o condutor, que se sentia de fato um piloto. O modelo trazia, ainda, o seu poder de aceleração, permitindo muita velocidade nas curvas e o sistema de frenagem inspirado na Fórmula 1.
BMW M5
O sedan super esportivo da montadora alemã recebeu um nome peculiar no sexto filme da franquia. Chamado de “carro de bandido” ao ser utilizado pela equipe de Toretto, o modelo retornou em Velozes e Furiosos 9, dessa vez como uma das figuras principais dos vilões do longa-metragem lançado em 2021.
A BMW M5 segue sendo importada para o Brasil e chega a valores que ultrapassam 1 milhão de reais. A versão Competition do sedã da BMW apresenta em sua configuração o possante motor V8 4.4 biturbo de incríveis 625 cv de potência, que vai de 0 a 100km/h em apenas 3,3 segundos.
Nissan Skyline
O sedan da Nissan é conhecido como Skyline ou “carro do Brian”, e isso se deve ao seu relacionamento com o personagem de Paul Walker, que pilotou a máquina na versão R33 durante o segundo filme da saga – e que, em mais de uma oportunidade, conduziu a versão GT-R em diferentes missões e corridas.
O Skyline GT-R possui um inconfundível design aerodinâmico responsável por diminuir o atrito com o ar e garantir maior eficiência ao veículo, que traz o apaixonante motor GT-R NISMO de surpreendentes 600 cv de potência.
Ford Maverick
O muscle car da Ford, caracterizado pelas 15 opções de cores e duas de motores, marcou não só a década de 1970, como também o quinto filme da franquia Velozes e Furiosos: Operação Rio. Inspirado no Mustang, o Maverick foi um sucesso já em seu primeiro ano, vendendo mais de meio milhão de unidades nos Estados Unidos.
O esportivo ficou conhecido como “muscle car brasileiro” e, embora tenha vivido pouco tempo no mercado, marcou época, sendo considerado um clássico que teve na sua versão GT o maior sucesso do modelo – mesmo período em que recebeu o poderoso motor V8, que garantia quase 200 cv de potência e fazia de 0 a 100km/h em 11,5 segundos.
Ford Mustang
O Mustang é mais um dos famosos carros do Velozes e Furiosos e foi lançado no início da década de 1960 para atender a busca por veículos menores e potentes. O esportivo da Ford é um clássico americano e não poderia ficar de fora da franquia, por isso ele aparece no quarto filme. Ambientado em Tóquio, o pequeno possante vence a corrida final e impede que Sean Boswell seja expulso do Japão.
Em sua versão 2021, a Ford apresentou o potente e tecnológico Mustang Mach 1, com sistema de navegação inovador e um painel de instrumentos de 12 polegadas, que fazem o casamento perfeito com a potência do seu motor 5.0 V8 de até 483 cv de potência, em uma transmissão automática de 10 velocidades.
Bugatti Veyron
O super esportivo foi desenvolvido pela Bugatti no começo dos anos 2000, logo após a marca ser adquirida pela Volkswagen. Incrivelmente rápido, o modelo deteve por muitos anos o recorde de veículo mais veloz do mundo. A versão incluída na franquia Velozes e Furiosos é a de 2011, que conta com 1000 cv de potência.
O Bugatti Veyron laFinale foi o último modelo a ser produzido, isso aconteceu em 2015, quando foi apresentado no Salão do Automóvel. Assim como outros modelos anteriores, ele trazia o incrível motor de 8 litros W16, que é semelhante a dois motores V8 de 4 litros juntos. Essa força toda garantiu a absurda potência de 1200 cv e 153 mkgf de torque, que alcançava uma velocidade máxima de 408 km/h.
Mazda RX-7
Sucesso do Velozes e Furiosos: Tokyo Drift, o Mazda RX-7 foi pilotado por Han e também aparece no filme de estreia da franquia, mais especificamente na primeira corrida noturna disputada pelos personagens. Mesmo com o fim de sua produção em 2002, o RX-7 continua se destacando, sendo visto até hoje em exposições no Salão do Automóvel e na série de games Need For Speed.
A terceira geração do cupê de duas portas chegou ao fim no começo do milênio, mantendo-se como carro de alto desempenho. O esportivo japonês trazia o potente motor biturbo de 255 cv e 30 mkgf de torque, que possuía um desempenho invejável, alcançando uma velocidade máxima de 239 km/h e capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 6,12 segundos.
Outros modelos que se destacaram em Velozes e Furiosos
- Nissan 370z z34
- Caferrari 458 Italia
- Ford F-150
- Subaru Impreza WRX
- Nissan Silvia
- Lykan Hypersport
- Mustang Fastback
- Mitsubishi Lancer Evolution
- Dodge Ram 1500
- Honda s2000
- Porsche 911 996 gt3
- Mitsubishi 3000 GT
- Mazda RX-8
- Dodge Charger R/T
- Chevelle SS
- Lymouth Barracuda
- Ferrari FXX
- Toyota Corolla ae86
- Dodge Challenger srt
- Honda Integra
Veja também:
- Lançamentos de carros 2022: conheça 14 modelos já anunciados no Brasil
- Fusca na OLX: conheça as versões mais vendidas na plataforma
- Carros híbridos no Brasil: 7 opções entre modelos usados e novos
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.