A junção entre os aventureiros e potentes 4×4 com o conforto e a praticidade dos compactos deu vida aos carros SUVs, que chegaram e dominaram o mercado global de veículos. Os motivos para tanto sucesso são muitos: amplo espaço interno, posição mais alta para dirigir, potência do motor, itens de segurança e outros diferenciais que mudam dependendo do modelo.
Como os preços dos SUVs disponíveis no mercado podem variar bastante, separamos os modelos de SUV até 40 mil reais – ou seja, esse artigo é ideal para quem tem esse valor para investir em um carro usado ou seminovo desse tipo. Vale lembrar que este ranking foi montado com os SUVs mais anunciados na OLX até essa faixa de preço durante o primeiro semestre de 2021, ok? Confira!
Saiba mais: Carro SUV: o que é e como escolher o ideal?
Ford Ecosport
Em primeiro da lista, o clássico EcoSport foi um dos principais causadores da popularização dos carros SUVs no Brasil. Surgindo em 2003 em solo brasileiro, o modelo foi uma aposta grande da Ford em um mercado que até então não tinha concorrentes diretos. Com o passar dos anos, novas tecnologias e equipamentos de segurança foram surgindo, até chegar a sua última geração com design refinado, muito conforto e potência.
Com a saída da montadora do país, todos os veículos saíram de linha, incluindo o EcoSport. No entanto, não só o SUV, como todos os outros, continuam sendo uma ótima opção de usado, por conta do baixo custo, economia e muita tecnologia. As últimas versões do veículo (2021) são: o SE, o FreeStyle, o Titanium Plus e o Storm. A diferença fica por conta dos motores 1.5 ou 2.0 e os pneus Run Flat, que descartam um estepe por conseguirem suportar uma longa distância, mesmo em caso de furo total (disponível apenas na versão Titanium).
Hyundai Tucson
Se você está buscando um SUV na OLX, nosso segundo colocado entre os SUVs até 40 mil reais mais anunciados no primeiro semestre de 2021 pode ser uma ótima decisão. o Hyundai Tucson é uma das principais apostas da marca na categoria. Seu nome vem da cidade Tucson, localizada no estado do Arizona e que contrasta o deserto e as montanhas entre a sua geografia. Não à toa é a inspiração por um visual imponente e desbravador do SUV queridinho da marca coreana.
O Tucson emplacou milhares de vendas e conquistou muitos fãs por onde passou. O sucesso foi tanto que no ano em que foi lançado em terras brasileiras (2005), o modelo se tornou o carro importado mais vendido do país. Com mudanças nos nomes e implementação de novas tecnologias, o Hyundai Tucson tem como versões mais recentes o modelo GLS e o Limited (2021). Com motor 1.6 Turbo e design ainda mais robusto, ele segue sendo uma boa aposta entre os SUVs.
Chevrolet Captiva
Fechando o pódio da lista de SUVs até R$40 mil mais anunciados da plataforma, a Captiva, que chegou em 2008 no Brasil e alavancou as expectativas. Com um visual mais arredondado e com equipamentos acima de seus concorrentes, o SUV da Chevrolet conseguiu aparecer no cenário nacional de veículos como um dos principais veículos premiums daquela época.
Alguns recursos dessa primeira geração que alavancou as vendas da marca no Brasil são: o volante de couro com regulagem de altura, o piloto automático integrado e espaçoso porta-malas com até 821 litros de capacidade. O lado negativo ficou por conta do motor V6 que consumia bastante e se tornou pouco econômico. Com o passar dos anos, a Chevrolet investiu em novos lançamentos da Chevrolet Captiva; a última contou com teto solar elétrico e rodas de 18″, mas não foram suficientes para mantê-la em linha. O motivo principal foi a chegada do Equinox que, junto com a Trailblazer, é até hoje a principal aposta de SUV premium da GM no país.
Renault Duster
Na quarta colocação, outra boa opção de SUV usado até 40 mil na OLX: o Renault Duster, que popularizou a categoria inteira por conta do alto padrão e rendimento. Lançado em 2011 como uma arriscada aposta da marca francesa, o modelo não só deu muito certo, como até hoje é procurado pelos motoristas que buscam um automóvel que una potência e conforto.
Os modelos mais recentes do Renault Duster (2021) contam com uma repaginada no visual e fogem um pouco do design robusto que deu a identidade ao veículo, trazendo mais sofisticação. As versões atuais são Zen, Intense e Iconic, comandadas pelo motor 1.6 e diferenciadas por equipamentos tecnológicos – além do uso do câmbio manual ou automático. Outro ponto importante do Duster é seu espaçoso porta-malas, com 475 litros, o maior da categoria.
Mitsubishi Pajero
Um dos mais refinados, senão o primeiro entre os veículos mais sofisticados dessa lista. Com quase 40 anos de história, a Pajero é a quinta colocada na lista dos veículos mais anunciados na OLX até R$40 mil. Muito por conta das versões mais antigas do clássico SUV que ainda é uma ótima opção para os motoristas que buscam um veículo aventureiro, espaçoso e potente.
Com mais de 4 gerações, o modelo conta com duas versões atualmente: Full e Sport. A primeira é focada na sofisticação e potência, com um motor 3.2 com até 200 cavalos de potência e ótimos equipamentos como o volante multifuncional, faróis de neblina, aquecedores e ajuste elétrico nos bancos dianteiros. Já a versão Sport possui motor 2.4, teto solar integrado, novo console central e piloto automático adaptativo.
Fiat Idea
Se você ainda não sabia dessa notícia, talvez se espante: o Fiat Idea saiu de linha em 2016. Curioso, não? Por que mesmo sem ter novos lançamentos, ainda é possível ver muitos modelos pelas ruas brasileiras. Isso acontece porque o veículo, que surgiu em 2005 no país, se tornou um grande sucesso da marca italiana e caiu nas graças dos motoristas que buscavam um carro espaçoso e confortável.
Com o passar dos anos, a Fiat implementou novas tecnologias ao Idea e trouxe a versão Adventure. Com mudanças no visual e na identidade completa – agora muito mais aventureira – o modelo agradou o público e se consolidou ainda mais no país. O último lançamento teve três versões: Idea Attractive com um motor 1.4, Essence 1.6 e Adventure 1.8. Todas elas com combustível flex, separadas por equipamentos tecnológicos e potência dos motores.
Chevrolet Blazer
Talvez os Millennials não sejam tão familiarizados com a clássica Chevrolet Blazer. Menos ainda com a Veraneio, sua antecessora. Foi a partir de uma brecha na categoria e uma arriscada aposta, que a GM trouxe ao Brasil um SUV com muita imponência e design robusto na década de 90: a Chevrolet Blazer – que liderou o segmento por anos.
Por conta do amplo espaço interno e da potência, a Blazer era voltada para o público com família grande, buscando muito espaço e comodidade, além de possibilitar atividades comerciais. Tanto é que o veículo foi muito utilizado pelas forças policiais no país. Atualmente, uma sucessora está sendo distribuída pela Chevrolet, a Trailblazer, veículo premium da Chevrolet que alinha tecnologia e sofisticação.
Citroën Aircross
Após um longo sucesso do Picasso, a Citroën teve uma estratégia ousada e necessária ao lançar um veículo com visual diferente do cotidiano. Assim surgiu o Citroën Aircross, voltado para os motoristas exigentes em relação a design, equipamentos tecnológicos e conforto no interior do veículo. A aposta conseguiu conquistar o público e levantou as vendas da marca francesa no Brasil.
A atual geração do Aircross (2021) pode ser encontrada em 4 versões: a Live, que conta com três opções de direção; a opção Sport, que rende mais performance; a Eco, que garante mais economia e estabilidade; e a Drive, que une a potência com o conforto ao volante. O motor é o conhecido 1.6 flex com câmbio automático, além de outros equipamentos de série que fazem a diferença.
Fiat Palio Weekend
Em penúltimo lugar entre os carros SUV de até 40 mil reais mais anunciados na OLX está a Palio Weekend, que foi lançada em 1997 e pegou o bastão de outro modelo clássico da Fiat, o Elba. Com um mercado em expansão e inúmeras oportunidades, a Palio foi uma forma de alcançar o topo de vendas. Pode-se dizer que conseguiu, devido aos milhares de emplacamentos e a primeira colocação por anos na categoria.
O foco desse segmento é o público que busca um veículo com bom volume de porta-malas e esportividade no visual, sem remeter a um veículo sedan “quadrado”. Com novos lançamentos e melhorias durante os anos, em 2012 a Palio Weekend repaginou ainda mais seu design e visual. Com motores mais potentes, lanternas e faróis menores e ainda mais tecnologia, o carro se uniu ao Grand Siena para a segunda geração, que duraria até 2020.
Chevrolet Meriva
Mesmo com quase uma década fora de linha, o Meriva ainda é uma “minivan” muito procurada e querida pelos motoristas brasileiros. Essa popularização tem alguns motivos. Um deles, é que logo no seu lançamento em 2002, o veículo contava com um visual sofisticado e alguns diferenciais entre os equipamentos tecnológicos, como o sistema FlexSpace, onde o banco traseiro podia ser dobrado ou movido para aumentar a carga traseira.
Com o passar dos anos e uma forte concorrência dos Volkswagen SpaceFox, Honda Fit e Fiat Idea, o Meriva continuava liderando parte do segmento e alcançando boas vendas. Até que em 2012, junto com o irmão Zafira, a minivan saiu de linha e deu espaço para a entrada do Spin. Uma das motorizações mais vendidas do Meriva foi o 1.4 Flexpower com câmbio manual de 5 velocidades.
- Carros Hatch 2021: 9 modelos que valem a pena comprar
- Carros mais vendidos 2021: os nomes do 1º semestre na OLX
- Tipos de carros: conheça as principais carrocerias do mercado
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.