Crescer dentro de um mercado competitivo nem sempre é resultado apenas de uma boa estratégia operacional. Na realidade, uma das melhores formas de alavancar o seu estabelecimento está em encontrar bons parceiros de negócio, com os quais você compartilhe a mesma filosofia e entusiasmo em vencer.
Mas em momento algum isso deve ser confundido com algo simples, pois a sintonia não é garantida em toda e qualquer parceria. Antes, você deve observar a compatibilidade entre a sua empresa e a parceira, minimizando atritos e maximizando a chance de sucesso. Portanto, acompanhe!
A importância de escolher os parceiros de negócio corretos
Seja na vida ou nos negócios, toda parceria exige certo grau de compatibilidade. Sem isso, é impossível trabalhar de maneira harmônica, de modo que as duas ou mais partes consigam satisfazer as demandas entre si.
Mas antes disso, é importante conhecer os tipos de parceria, corporativa e pessoal. A primeira valoriza os laços estabelecidos entre duas empresas, que utilizam de sua influência e atividade econômica para alavancar os negócios entre si. Esse tipo de parceria pode ser exercido da maneira mais simples — recomendações aos clientes — às mais complexas, com uma cadeia produtiva codependente.
Já uma parceria pessoal tem um tom mais idealista, pois geralmente surge do clique de ideias entre duas pessoas, que encontraram uma maneira diferenciada de fazer negócios, com mais eficiência, faturamento e agilidade do que se estivessem sozinhos. Esse tipo de vínculo pode ser focado nas habilidades individuais de cada membro ou apenas no resultado da soma de suas ideias.
Seja como for, uma parceria tem a capacidade inigualável de corrigir as suas vulnerabilidades quando se trabalha sozinho, enquanto profissional ou empresa. Basicamente, a combinação de expertise entrega o melhor dos dois mundos para cada um dos envolvidos, tornando-os juntos, mais competitivos.
As 4 melhores dicas para escolher os parceiros ideais para sua concessionária
Mas nem tudo são flores! Um parceiro mal selecionado pode trazer mais problemas do que soluções, e é por conta disso que você deve prestar muita atenção aos critérios de seleção. Afinal de contas, o objetivo é alavancar os resultados da sua loja, e não tornar a operação mais difícil. Dê uma olhada!
1. Financeiro
Nós entendemos o cotidiano fiscal das concessionárias. Muitas vezes, a expansão desse negócio parece ser limitada pelo seu caixa operacional, que a depender do momento, pode dificultar a aquisição de novos carros e investimentos. Ainda assim, você sempre deve ponderar com muito cuidado uma associação apenas pela entrada de recursos.
Um novo membro, puramente monetário, que não entre com nenhuma abordagem de gestão, know-how de venda ou noção de publicidade pode acabar se tornando um incômodo para a administração do negócio, já que tanto a sua autoridade como faturamentos serão diluídos na presença do novo integrante.
Antes de admitir um novo sócio, é interessante avaliar a sua capacidade de financiar o crescimento da empresa individualmente, recorrendo a estratégias relativamente mais baratas, como publicidade, tecnologia e marketing. Em certos casos, até um empréstimo com taxas empresariais pode ser mais vantajoso no longo prazo, mas essa é uma situação que exige muito planejamento e consciência dos gestores responsáveis.
2. Intimidade
Compatibilidade e familiaridade são conceitos próximos, mas bastante diferentes. Tratando-se da sua concessionária, você sempre deve prezar pelo primeiro fator, evitando ao máximo selar parcerias com familiares, amigos ou afins. Ainda que existam milhares de negócios em família bem-sucedidos, não são todos eles que contam com uma relação harmônica entre os membros.
A intimidade é uma qualidade pessoal que pode ser mal utilizada no mundo corporativo, pois faz com que as pessoas ultrapassem limites sem perceber seus equívocos, durante uma decisão, discussão ou atividade. É muito importante que você escolha pessoas focando nas suas qualidades técnicas, entendendo como e onde ela pode contribuir na sua loja.
3. Habilidades complementares
Seja na contratação temporária de um novo funcionário ou em um contrato de prestação de serviços com uma certa empresa, você precisa encontrar uma contraparte que satisfaça as suas vulnerabilidades. Tratando-se de concessionárias, uma excelente parceria costuma ser no âmbito de design e publicidade.
Quando você se alia a um bom conjunto de profissionais gráficos, consegue manter uma consistência positiva na produção de artes para a sua loja, renovando suas páginas nas redes sociais, outdoors e qualquer outro lugar que tenha uma presença visual. Além disso, essa parceria ainda pode ser feita diretamente com um profissional autônomo e altamente competente.
Outra parceria positiva às concessionárias está entre as lojas de autopeças, despachantes, oficinas mecânicas e por fim, postos de abastecimento. Como pode perceber, todos esses estabelecimentos oferecem serviços externos à sua atividade, e com uma boa negociação, vocês podem oferecer soluções cruzadas, complementando um ao outro.
4. Networking
Mas às vezes, tudo o que a sua loja precisa é de um engajamento mais próximo de pessoas influentes. Um bom networking é o termo empregue às pessoas que constroem uma boa rede de contatos, facilitando o seu trânsito econômico e social. Conhecer bons parceiros aliados à casa de leilões pode facilitar boas aquisições.
O mesmo vale para olheiros profissionais do mercado automotivo, que examinam os portais de anúncios classificados a todo momento, filtrando boas oportunidades para que você entre. Seja como for, contar com uma pessoa bem relacionada na equipe pode ser a chave para faturar mais com as suas vendas.
Além desse aspecto, também existem empresas com bom networking. Você pode se aliar a uma delas quando falamos de agências de publicidade, em momentos que você optar por uma estratégia mais arrojada, contatando alguma celebridade regional ou nacional para figurar em um material publicitário da sua loja.
No fim das contas, uma boa parceria deve compartilhar dos mesmos valores éticos, em que ambos ganham algo de mútuo acordo, seja visibilidade, influência ou dinheiro. Se um dos membros tenta abusar dos serviços e confiança do outro, isso não configura mais uma parceria, mas sim uma relação de parasitismo.
Com o tempo, isso vira combustível para desentendimentos, discussões e até mesmo, processos. Por isso que é fundamental que você priorize o alinhamento na escolha de qualquer parceiro, identificando suas qualidades, seu propósito e sua visão de mercado. O acordo de uma parceria sempre deve prezar pela transparência, nutrindo a confiabilidade ao longo dessa cooperação.
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