Muita gente torceu o nariz para o Renault Kwid quando ele foi lançado no Brasil, em 2017, para rivalizar com o Fiat Mobi. No entanto, os mesmos que criticam o subcompacto se esquecem de que ele chegou ao mercado com o objetivo de ser um veículo acessível e com um preço competitivo.
Justamente por isso, é até uma maldade focar nos pontos negativos do veículo. Afinal de contas, o Renault Kwid tem custo-benefício interessante para a atual situação do mercado brasileiro e é dono de outros predicados que são muitas vezes deixados de lado.
Portanto, viemos aqui responder a pergunta: será que vale a pena comprar o Renault Kwid em 2023? Vamos conferir!
Design
O Renault Kwid é um carro que tem design propício, o que lhe confere um ar mais robusto do que ele é. Mesmo assim, o subcompacto tem linhas harmoniosas, que compõem muito bem a proposta de “SUV pequenino”.
Na dianteira, destaque para o capô vincado e para a grade em preto com friso que parece unir o DRL com assinatura em LED. As rodas, embora sigam com os polêmicos três parafusos cada, têm desenho muito agradável aos olhos.
Além das linhas que seguem uma pegada de utilitário esportivo, as versões do Renault Kwid são favorecidas por outro aspecto. Com 18,5 cm de altura em relação ao solo, o subcompacto faz bonito principalmente nas ruas esburacadas das cidades brasileiras.
No interior, embora tenhamos espaço adequado apenas para motorista e três passageiros, além de excesso de plástico rígido, o modelo tem suas qualidades. A partir de versões intermediárias, por exemplo, o “SUV dos compactos” já dispõe de central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, o Kwid pode oferecer painel de instrumentos com mostradores em LED. Os assentos, por sua vez, não são lá tão confortáveis, mas não fazem feio. Para completar, o Renault Kwid tem boa posição de dirigir — especialmente para quem quer rodar em ciclo urbano.

Dimensões e capacidades
A Renault bem que tenta vender um peixe de que o Kwid tem amplo espaço interno para os passageiros. Aí é forçação de barra. O subcompacto, como já mencionamos, leva além do condutor com mais três passageiros. E olhe lá.
No entanto, não se esqueça: trata-se de um subcompacto. É um veículo para solteiros, casais e até mesmo para motoristas de aplicativo que pretendem rodar nas categorias de entrada dos serviços.
O Renault Kwid tem 3,68 m de comprimento, 1,48 m de altura, 1,75 m de largura e 2,42 m de entre-eixos. Grande destaque, porém, vai para o porta-malas, com capacidade para ótimos 290 litros — mais que alguns compactos por aí.
Desempenho
Aqui vale ressaltar uma das grandes vantagens do Renault Kwid: sua relação peso-potência. Por ser um veículo leve e ter motor algo eficiente, entrega um ótimo desempenho principalmente para quem quer se aventurar no dia a dia das cidades.
O modelo vem equipado com motor 1.0 tricilíndrico que rende 71 cv de potência e 10 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é manual, com boas relações.
O conjunto favorece muito o Renault Kwid, especialmente no quesito consumo de combustível. Com gasolina, apresenta boas médias de 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada.
Por fim, temos ainda a opção do Renault Kwid 100% elétrico. Chamado de Kwid E-Tech, o modelo tem 185 km de autonomia, três modos distintos de carregamento e, segundo a montadora, pode ser até sete vezes mais econômico que um modelo a combustão.
Recursos extras e segurança
O Renault Kwid traz de série direção elétrica, ar-condicionado, sistema Stop&Start, abertura interna do porta-malas, rodas de 14 polegadas e banco rebatível 1/1.
O carro também vai bem no quesito itens de segurança. Dispõe de quatro airbags, cintos de segurança traseiros de três pontos, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA) e luzes de circulação diurna em LED (DRL).
Conclusão
O Renault Kwid segue como uma boa opção de compra em 2023 tanto usado quanto 0 km — principalmente com o pacote de incentivos do governo para veículos até R$ 120 mil. O modelo tem lista adequada de itens de conveniência e bom número de equipamentos de segurança desde a versão de entrada.
Conforme mencionado anteriormente, o Kwid pode ser o veículo ideal para famílias jovens, solteiras e solteiros. Além disso, por ter bom porta-malas e ser econômico, é uma boa pedida para quem deseja começar a trabalhar como motorista de aplicativo.
Veja também:
- Feirão de Ofertas OLX 2022: 5 carros até 50 mil para ficar de olho
- Carros sedan 2023: confira os 10 modelos mais vendidos
- O que é ChatGPT e como ele pode ajudar no mercado automotivo

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
