Em meio às tendências da inteligência artificial, ChatGPT foi lançado no final de 2022 e já conquistou diversos segmentos por sua capacidade de facilitar o processo de levantamento de dados em várias etapas da gestão de negócios.
Recentemente, publicamos um artigo sobre como a IA vem sendo aplicada nas tecnologias automotivas, mas com o ChatGPT a ideia não é usar a ferramenta para melhorar a experiência do condutor ou ter carros altamente tecnológicos, e sim facilitar a gestão de vendas e as maneiras de captar novos clientes.
As facilidades que o ChatGPT oferece podem ser úteis para empreendedores em vários momentos de tomadas de decisão, e já vem sendo utilizadas para realizar tarefas como:
- geração e qualificação de leads (potenciais clientes);
- criação de copywriting;
- direcionamento de temas para marketing de conteúdo;
- indicações de palavras-chave e perguntas frequentes;
- antecipação de objeções dos clientes;
- descrição de produtos e tecnologias;
- modelos de contratos;
- pesquisas de mercado;
O objetivo principal de ter o ChatGPT como um aliado no seu negócio é otimizar tarefas que antes tomavam bastante tempo da equipe. Assim, é possível usar os recursos humanos para tarefas complexas e especializadas, que nenhuma inteligência artificial seria capaz de realizar, e concluir com mais rapidez as atividades que o robô consegue entregar com excelência.
O que é ChatGPT?
O Generative Pretrained Transformer, ou ChatGPT, é uma inteligência artificial que funciona no modelo de chatbot – dialoga com o usuário em tempo real e de maneira personalizada – e apresenta alta capacidade de machine learning, o que significa que a máquina aprende e se aperfeiçoa ao longo do tempo, desenvolvendo mais assertividade.
Criado pela OpenAI, a ferramenta funciona como um modelo de linguagem altamente sofisticado, capaz de avaliar uma enorme quantidade de dados disponíveis online em questão de segundos e selecionar, em forma de texto, as informações relevantes. Dessa forma, o ChatGPT, assim como outras tecnologias criadas pela OpenAI, visa facilitar o trabalho empresarial e gerar valor agregado.
De modo geral, a máquina serve para gerar textos a partir de dados selecionados da internet. É preciso que alguém faça perguntas, entregue direcionamentos ou comandos ao ChatGPT para que ele entregue a resposta ou o resultado esperado.
É possível, por exemplo, solicitar um roteiro de atendimento ao cliente via telefone sobre um determinado tema, ou ainda pedir insights para iniciar um processo criativo, pedir ideias de assuntos de e-mail e, quem sabe, até o texto completo da mensagem que será enviada a determinado grupo de clientes.
No entanto, a atuação do ChatGPT é limitada e não pode ser comparada ao trabalho humano. Isso porque ele entrega respostas de acordo com os dados fornecidos pela internet até 2021, o que significa que a máquina não tem informações atualizadas ou alinhadas com as tendências mais recentes.
Além disso, o robô pode até produzir o texto, mas não consegue validar a veracidade das informações, então, trabalhar com dados, números e fatos não é lá uma vantagem que o ChatGPT oferece.
De toda forma, a máquina impressiona pela assertividade em relação a algumas atividades mais simples, principalmente relacionadas a marketing, gestão de leads e planejamento estratégico. A grande novidade dessa tecnologia é sua capacidade de entregar resultados contextualizados em relação ao que foi solicitado.
Como funciona o ChatGPT?
Podemos entender o ChatGPT como uma grande máquina de curadoria de conteúdos, você faz uma pergunta, ele avalia os dados disponíveis em relação ao tema e devolve um texto personalizado com a resposta que você procura. É realmente uma maneira simples de vasculhar toda a internet em poucos segundos. Se o usuário souber o que e como perguntar, pode conseguir os resultados de que precisa.
Ao usar a ferramenta, você está conversando com uma inteligência artificial sofisticada, que realmente compreende o que for pedido, seleciona informações e cria modelos de texto plausíveis.
Como um modelo de linguagem treinado em uma grande quantidade de dados textuais, o ChatGPT gera respostas coerentes e relevantes para as perguntas e instruções que recebe. O funcionamento do ChatGPT é baseado em um mecanismo chamado Transformer, que é uma arquitetura neural projetada para processar sequências de texto. Durante o treinamento, o modelo aprende a entender padrões e estruturas linguísticas, bem como a capturar o contexto e fornecer respostas adequadas.
Quando você faz uma pergunta ou insere uma instrução, o ChatGPT processa o texto de entrada, analisa o contexto e gera uma resposta com base no seu conhecimento prévio. Ele tenta fornecer respostas úteis, mas é importante lembrar que o modelo não possui conhecimento atualizado após a sua data de corte, em setembro de 2021.
Embora o ChatGPT seja capaz de formular respostas válidas na maioria dos casos, ele também pode produzir respostas incorretas ou não confiáveis. Portanto, é recomendado verificar as informações fornecidas por ele e consultar fontes adicionais, quando necessário.
Além disso, o ChatGPT não tem acesso direto à internet nem a informações pessoais específicas do usuário. Ele não armazena informações sobre interações anteriores e é projetado para ser usado de forma anônima e genérica.
Em resumo, o ChatGPT é um modelo de linguagem alimentado por dados textuais, treinado para entender e gerar respostas em linguagem natural com base no contexto fornecido.
Considerando isto, é possível elaborar estratégias de marketing, planejamentos e receber modelos textuais automatizados, facilitando o trabalho humano e economizando tempo em tarefas que podem ficar a cargo da máquina.
Ao perguntarmos ao ChatGPT quais palavras-chave utilizar para criar conteúdos no setor automotivo, a inteligência artificial entregou sugestões e justificativas que podem ser muito úteis para um marketing estratégico, veja:
Aplicabilidade do ChatGPT para concessionárias e revendedoras
Como exemplificado no tópico anterior, o ChatGPT para mercado automotivo pode ser aplicado pela equipe de marketing para realizar tarefas como:
- identificar temas;
- desenvolver brand persona;
- facilitar processos de naming e descrição da marca;
- criar um calendário de publicação de acordo com os temas selecionados;
- automatizar pesquisas para aprofundamento dos temas;
- gerar títulos e descrições, com limitação de caracteres, a partir de palavras-chave específicas;
Usando o ChatGPT para brainstormings e insights criativos, é possível economizar muito tempo no processo de elaborar um calendário variado e assertivo para o público-alvo, ajudando a ter um equilíbrio na distribuição dos conteúdos. Isso aumenta a eficiência da equipe, que pode se dedicar mais a produzir conteúdos de qualidade.
É claro que a ferramenta não deve ser usada para substituir redatores, já que não consegue distinguir fatos de fakenews, respeitar os direitos autorais, trabalhar com dados e estatísticas atualizadas ou mesmo criar linhas argumentativas confiáveis.
No entanto, o apoio do ChatGPT é bem-vindo para a redação de títulos e outros textos curtos, como também para a obtenção de modelos de diferentes gêneros textuais, algo que pode ser muito útil, inclusive, para o treinamento de novos profissionais e a criação de templates para facilitar o cotidiano do redator.
Veja a seguir um exemplo do uso do ChatGPT na produção de brand persona. Solicitamos à inteligência artificial desenvolver um modelo de personagem para a comunicação de uma loja de automóveis localizada em São Paulo:
O modelo de texto fica pronto em segundos, cabendo ao redator apenas preencher as informações de acordo com o contexto e os objetivos do negócio. Isso ajuda a equipe de marketing a desempenhar de maneira mais objetiva as funções necessárias para se ter um planejamento consistente no aumento de tráfego e geração de leads. A otimização dos processos e a facilitação na personalização de conteúdos para os diferentes públicos-alvos melhoram a experiência do consumidor.
O atendimento ao cliente também pode ser personalizado a partir do ChatGPT. Criar roteiros de atendimento, formulários de perguntas e respostas, pesquisas de satisfação e estratégias de otimização SEO são algumas formas de usar a ferramenta para aprimorar a performance de conteúdos orgânicos e reduzir custos operacionais e investimentos em veiculação de anúncios.
A inteligência artificial pode ajudar ainda a criar relatórios de desempenho e acompanhamento de resultados. Todas essas facilidades no cotidiano da loja de automóveis dependem de uma equipe capaz de manipular o chat de maneira a atingir os objetivos propostos. Por fim, a união entre tecnologia da informação e profissionais da linguagem nunca chegou tão longe quanto as possibilidades que o ChatGPT entrega. Os benefícios são muitos, mas só podem ser alcançados se a gestão tiver muito claro quais são as lacunas que precisam ser preenchidas para aumentar as vendas com um marketing estratégico. Se você está em busca de mais insights sobre marketing no mercado automotivo, dê uma olhada nas dicas sobre as novas tendências do setor: Outbound marketing retoma seu lugar na pista do mercado.
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