Para bater metas de vendas e de expansão em uma loja de veículos, o planejamento estratégico é fundamental, pois possibilita organizar as ações de cada colaborador em harmonia com o restante da equipe e de acordo com os objetivos traçados para o negócio, a curto e longo prazo. A melhoria contínua da revendedora depende de três pontos principais:
- definição de metas palpáveis;
- aplicação e distribuição de funções para cumpri-las;
- redução dos custos de cada operação.
Com isso em vista, o planejamento estratégico, tático e operacional precisa ser compreendido pela gestão como a ferramenta decisiva para atingir as metas dentro do prazo determinado sem desperdiçar recursos.
O que é planejamento estratégico e operacional?
O planejamento estratégico é o responsável por materializar os objetivos de crescimento da loja de veículos, definindo um plano de trabalho que considere tanto o conforto de cada profissional que carrega o nome da empresa quanto a satisfação dos clientes. É essa a ferramenta de gestão que determina funções, tarefas e prazos para que o cotidiano da empresa esteja alinhado ao desempenho que se pretende alcançar.
Ao organizar a execução das operações, os planos táticos das revendedoras de veículos saem do papel, colocando em prática os princípios da empresa, o posicionamento da marca e as medidas necessárias para bater metas de longo prazo sem perder o investimento de capital inicial.
Pode-se dizer que esse plano se organiza em uma hierarquia de três camadas. Mais na superfície, está o planejamento estratégico, que estipula parâmetros mínimos para a revenda de veículos, como público-alvo, localização geográfica/digital e as metas a longo prazo. Na camada central, está o plano tático, que organiza as ações de acordo com cada setor que permite o funcionamento da loja, indicando como cada equipe participa para atingir as metas. Por último, o planejamento operacional, responsável pela rotina de cada profissional em torno dos outros dois planos, com definição de metas pessoais e de prazo para cada atividade.
Por que é importante planejar as operações de maneira estratégica?
Para um negócio crescer, não basta distribuir funções, elas precisam estar todas devidamente direcionadas em prol da empresa. Divulgar os produtos, atender o cliente, realizar as vendas e reabastecer os estoques seriam as atividades mínimas para a loja de veículos funcionar. No entanto, fazer isso sem otimizar os recursos, deixando de evitar excesso de gastos e de ajustar cada esforço em torno de um objetivo transparente para todos os funcionários pode ser um impeditivo para o avanço do negócio, sendo difícil até manter o fluxo de caixa positivo.
Por isso a importância do planejamento estratégico em alinhamento com as equipes e com cada colaborador em suas funções específicas, permitindo:
- organizar a rotina de trabalho;
- distribuir funções e substitutos para que nenhuma tarefa deixe de ser feita, mesmo que o responsável por ela esteja ausente;
- entender quais os objetivos diários, semanais e mensais da loja, materializados a partir das tarefas de cada equipe;
- definir processos específicos para cada cargo e para cada atividade, facilitando o treinamento de novos funcionários e a troca de funções sem prejuízo para nenhuma área operacional.
De maneira geral, esse planejamento é o que mantém toda a loja estruturada e alinhada, possibilitando respostas rápidas a momentos de crise, facilidade de adaptação a novos contextos (como um pedido de demissão repentino ou a falta de determinado recurso/produto), versatilidade e agilidade nas operações cotidianas, uma vez que estão todos conscientes de seu papel e atuando em torno de um objetivo em comum, além das metas pessoais de cada um.
Afirmar que o planejamento estratégico, tático e operacional é o responsável pelo sucesso, pela expansão e pela longevidade das lojas de veículos não seria um exagero. É possível ter dois ou cem funcionários, uma ou trinta lojas em determinada região, não importa o tamanho do negócio, a gestão planejada sempre estará por trás do seu andamento, satisfazendo os clientes ao mesmo tempo em que se tem saúde financeira e inteligência emocional no trabalho.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.